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As comunicações que tratam de instruções de trabalho, informação aos subordinados sobre políticas e procedimentos, identificação de problemas que necessitam de atenção e fornecimento de feedback sobre desempenho são próprias da comunicação

No contexto organizacional, a comunicação que ocorre entre unidades de trabalho do mesmo nível é chamada de

Veiga (2010) define que, durante o processo da comunicação, podem ocorrer situações que podem comprometer a eficácia da comunicação, e que são empecilhos à compreensão de uma mensagem, tais como mensagem incompleta, dificuldade de pronunciar uma palavra e interferência na linha telefônica. Essas barreiras à comunicação se denominam:

A comunicação é um processo de dupla direção: envolve tanto a transmissão ao centro decisório, como a transmissão das decisões tomadas por esse centro para as demais partes da instituição. A comunicação sempre requer alguma coisa. Ela sempre exige que o receptor se torne alguém, faça alguma coisa, acredite em alguma coisa. Então a comunicação está sempre conectada à(às, ao, aos)

Sobre o fluxo de comunicação organizacional, considere as seguintes afirmativas: 1- A comunicação descendente envolve relações intergrupais, é irregular e cresce com grande rapidez. 2- A comunicação lateral refere-se à comunicação com pessoas de igual nível que trabalham em um mesmo departamento. 3- A comunicação diagonal refere-se a contatos com pessoas de mesmo nível em outros departamentos. 4- A comunicação horizontal possibilita o entrosamento dos integrantes da organização no mesmo nível ou entre níveis hierárquicos diferentes. Assinale a alternativa correta.

O processo administrativo é formado por quatro elementos básicos: planejamento, organização, direção e controle.

Sobre o controle, no contexto organizacional, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O controle envolve o estabelecimento de padrões e critérios que guiam as decisões de forma a assegurar que o desempenho ou resultado pretendido seja alcançado.

( ) O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões definidos para que os objetivos sejam alcançados. Assim, variações, erros ou desvios devem ser corrigidos sempre que identificados.

( ) A função controle está relacionada à maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através das pessoas que compõem a organização, por isso envolve a gestão das relações interpessoais entre administradores e subordinados.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Os Administradores precisam desenvolver suas habilidades de comunicação, estas, consideradas umas das habilidades mais exigidas no desempenho de suas atividades. A respeito das funções básicas da comunicação interpessoal, associe cada função ao conceito. (1) Informação; (2) Motivação; (3) Emoção; (4) Controle. ( ) Objetiva influenciar e obter cooperação com relação aos objetivos estabelecidos; ( ) Serve para que pessoas expressem sentimentos; ( ) Tem por finalidade implementar normas, estabelecer responsabilidade e autoridade; ( ) Visa estabelecer base para tomada de decisões e execução de instruções. Assinale a opção que representa, de cima para baixo, a sequência correta:

Em relação à Ouvidoria é correto afirmar que ela:

A qualidade tem grande importância no estabelecimento do nível de atendimento e no nível de satisfação do cliente e, logo, é um dos principais diferenciais para a sobrevivência de qualquer organização. Nesse contexto, uma ação que NÃO imprime qualidade no atendimento ao usuário é:

Na coluna I, constam algumas atividades na utilização dos serviços de protocolo. Estabeleça a correta correspondência com as respectivas características descritas na coluna 11 Coluna I 1- Despacho 2- Distribuição 3- Diligência 4- Tramitação Coluna II ( ) Movimentação do processo de uma unidade à outra. ( ) Devolução do processo ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas. ( ) Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação. ( ) Remessa do processo às unidades que decidirão sobre a matéria nele tratada. A sequência correta é:

O conjunto de processos envolvidos na transmissão e recepção de informações dentro da organização entre seus membros é conhecido como:

Um servidor pergunta ao seu supervisor acerca de um rumor que ouvira, entre os demais servidores, a respeito de o departamento ser transferido de um prédio no centro para uma instalação terceirizada no subúrbio da cidade, a mais de 10 quilômetros de distância da localização atual. O supervisor sabe que o rumor é verdadeiro, mas prefere não confirmar essa informação com receio que isso pudesse interferir no clima do departamento. Ele apenas comentou que desconhecia tal situação. Desse modo, o supervisor empregou uma barreira à comunicação denominada

Um diretor recentemente admitido em uma organização pública municipal percebeu que as tarefas e atividades eram realizadas conforme o entendimento de cada funcionário, porém não havia manuais ou roteiros definidos para a execução destes trabalhos. O conhecimento estava na cabeça de cada trabalhador. Temeroso de que boa parte do conhecimento criado pudesse ser perdida com a saída de alguns colaboradores mais experientes, solicitou que todos os chefes de departamentos criassem rotinas por escrito sobre a execução das atividades operacionais de suas áreas. De acordo com a gestão do conhecimento, a ordem dada pelo diretor se constitui em transformação de conhecimento __________ em ____________________, conhecido como _______________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.

Manifestar falha ou inadequação na expressão dos próprios desejos, de expectativas e de sentimentos é um exemplo de passividade na comunicação.

A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.

A rede de rumores é tida pela maioria dos funcionários como menos confiável que os comunicados formais vindos da cúpula da organização.

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