As funções administrativas são relacionadas com a integração de outras cinco funções (técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e contábeis). Para Fayol, as funções administrativas englobam: prever, organizar, comandar, controlar e coordenar. A divisão mais utilizada das funções administrativas envolve: planejamento, organização, direção e controle. O planejamento é a primeira função administrativa, logo, a que irá nortear as demais. Ele apresenta características essenciais para que o futuro planejado tenha maiores chances de acontecer. São orientações referentes à função planejamento:
O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, formulados por autores como Fa ol e eber.
A linha de autoridade formal de uma organização, que define a estrutura hierárquica entre os membros e unidades da organização, é conhecida como:
Um dos principais elementos da estrutura de uma organização é a cadeia de comando. Nesse sentido, uma cadeia de comando organizacional caracteriza
Com base no texto a seguir e considerando as teorias administrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Em um diagnóstico organizacional realizado em uma universidade federal, foram identificadas as seguintes características predominantes relativas à estrutura do setor: clara hierarquia de autoridade para controle e coordenação do trabalho dos funcionários; tarefas e rotinas bem definidas por regras e procedimentos; e comunicação baseada em procedimentos oficiais e impessoais. I. O modelo de estrutura a que mais se assemelha o da universidade em questão é o mecânico, considerando os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura. II. O modelo de estrutura da universidade em questão é mais adequado a ambientes mais instáveis, segundo os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura. III. As características identificadas no diagnóstico são similares às de uma estrutura burocrática de organização, segundo a definição de Max Weber.
De acordo com Maximiano analise o trecho a seguir: É o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificalos. O trecho refere-se a:
A Administração Científica tem como uma de suas características a preocupação com a racionalização do trabalho do operário e com o desenho de cargos mais simples e elementares. Assinale a alternativa que apresenta outra característica típica dessa teoria.
Em relação aos Fundamentos Básicos de Administração, analise as afirmativas abaixo: I. Para a obtenção da melhor relação entre recursos e resultados, alguns princípios são fundamentais, tais como eficiência e eficácia, que são traduzidos para o processo administrativo na forma de ferramentas de gestão, capazes de apoiar a decisão do administrador (gestor ou gerente). II. Os princípios e as técnicas da administração científica procuravam combater o desperdício e aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho. III. A teoria clássica está focada em dois alicerces: na definição de uma estrutura e na definição de papéis que precisam ser executados nessa estrutura, com especial atenção para os papéis desempenhados pelos administradores. O número de afirmativas incorretas corresponde a:
Julgue o item que se segue, a respeito das funções da administração.
A autoridade, assim como o poder, refere-se ao potencial para exercer influência e limitar as escolhas dos outros.
Julgue o próximo item, relativo aos processos administrativos organizacionais.
As funções básicas da administração são marketing, produção, vendas e finanças.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
No início do século XX, era possível relacionar a qualidade à ausência de defeitos e à uniformidade na produção.
Acerca das funções da administração e da atuação dos gestores em organizações contemporâneas, julgue o item a seguir.
As funções da administração se referem às tarefas típicas associadas ao processo administrativo, que envolvem mobilização de recursos para atingir objetivos organizacionais.
A abordagem Clássica da Administração desdobra-se em correntes distintas, entre as quais, uma tem as seguintes características: (1) a preocupação básica é aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais; (2) a ênfase dessa abordagem está na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização; (3) a orientação dessa abordagem dá-se de cima para baixo: da direção para a execução e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos). Tal corrente chama-se:
No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.
Divisão do trabalho, autoridade, unidade de direção e de comando são princípios típicos da teoria neoclássica da administração.
A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.
Enquanto a teoria clássica prevê que há uma única melhor forma para executar determinada tarefa, a teoria contingencial admite que pode haver várias formas distintas e simultaneamente ideais de se administrar uma mesma situação.
As tentativas de desenvolver teorias da administração são relativamente recentes, datando da revolução industrial, nos séculos XVIII e XIX. Com relação à Teoria da Administração Científica, formulada por Frederick W. Taylor e outros entre 1890 e 1930, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:
( ) A abordagem científica da administração busca determinar cientificamente os melhores métodos para a realização de qualquer tarefa e para selecionar, treinar e motivar os trabalhadores.
( ) Um dos princípios de Taylor era o desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração, de modo que pudesse ser determinado o melhor método para realizar cada tarefa.
( ) A abordagem científica considera a educação e o desenvolvimento do trabalhador como óbices à boa realização de tarefas.
( ) Um dos princípios de Taylor baseava-se no fomento à cultura de conflito entre a administração e os trabalhadores, como meio de constantemente reafirmar a superioridade da administração na relação com o trabalhador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.