A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas,
sobre as gerações que não se encontrem ainda
preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar
e desenvolver, na criança, certo número de estados
físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade
política, no seu conjunto, e pelo meio especial a
que a criança, particularmente, se destine.
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo:
Melhoramentos, 1978, p. 41
Estão de acordo com o pensamento de Durkheim
EXCETO a ideia de que a Educação
Para Max Weber, por mais individual que seja o sentido
de uma ação, o fato de agir levando em conta o outro dá
a toda ação humana um caráter social.
PORQUE
Cada sujeito, segundo Weber, age levado por um motivo
que é dado por interesses racionais, individuais ou pela
emotividade, produzindo o sentido da ação social.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
O conceito de modo de produção é fundamental ao materialismo
histórico. A realidade social concreta é definida
pelo marxismo como formação social, só podendo ser
apropriada pelo pensamento como uma articulação de
modos de produção.
Sob o aspecto econômico, tal apropriação se dá pela análise da forma como existem e são reproduzidas as
Está em DESACORDO com o conceito de Poder Simbó- lico desenvolvido por Bourdieu considerar que esse tipo de poder
A chaga do trabalho escravo no RN
Ao menos mil trabalhadores são vítimas do tráfico de
pessoas por ano. RN é 10o
no ranking do trabalho
infantil.
Vinícius Albuquerque
Pelo menos mil trabalhadores potiguares são enviados
anualmente para fazendas do Centro-Sul
do Brasil em situações que caracterizam o tráfico
de pessoas, segundo dados da Polícia Rodoviária
Federal. Em estados como Mato Grosso e Goiás,
eles são tratados como escravos e saem do Rio
Grande do Norte já endividados: a passagem de ida,
as roupas e qualquer adiantamento são descontados
dos primeiros salários recebidos. Enquanto isso,
dentro do Rio Grande do Norte, cada fiscalização realizada
pela Superintendência Regional do Trabalho
(SRT/RN) nas feiras livres de Natal e do interior flagra
cerca de 40 crianças em situação de exploração.
Muitas delas são beneficiadas por programas sociais
como o Bolsa Família. E os números conferem ao
RN o 10º lugar no ranking de trabalho infantil no país.
Disponível em:
Notícias como a citada acima justificam a criação de uma
Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo
(CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial
dos Direitos Humanos da Presidência da República
e que tem a função de monitorar a execução do Plano
Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.
Qual das ações listadas abaixo é uma ação de enfrentamento
e repressão ao trabalho escravo proposta pelo
Plano?
O Estruturalismo é considerado um método de análise que utiliza as estruturas sociais, políticas e linguísticas para construir modelos explicativos da realidade. Sobre essa metodologia, está em DESACORDO considerar que ela
A ficha técnica acima refere-se à Dancin' Days, uma telenovela que fez sucesso no Brasil nos anos de 1970. De acordo
com as ideias de Horkheimer e Adorno com relação às telenovelas e à televisão como um meio de comunicação de massa,
considere as afirmativas abaixo.
I - A televisão e as telenovelas podem ser relacionadas ao conceito de indústria cultural criado por Horkheimer e Adorno.
II - A telenovela é considerada um produto da indústria cultural, pois, como é um produto para o consumo das massas,
se direciona para o retorno de lucros.
III - A televisão e as telenovelas têm como base padrões de imagem cultural preestabelecidos, capazes de conquistar o
interesse das massas.
É correto o que se afirma em
Concebemos o coronelismo como resultado da superposição
de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura
econômica e social inadequada. O coronelismo é sobretudo um
compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público,
progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos
chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível,
pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrurura
agrária, que fornece base de sustentação das manifestações de
poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.
Paradoxalmente, entretanto, esses remanescentes de
privatismo são alimentados pelo poder público, e isso se explica
justamente em função do regime representativo, com sufrágio
amplo, pois o governo não pode prescindir do eleitorado rural,
cuja situação de dependência ainda é incontestável.
LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Forense,
1948, p. 40-41 (com adaptações).
Considerando as ideias do texto acima, redija um texto dissertativo acerca do tema do coronelismo no âmbito do
processo de desenvolvimento político-social brasileiro durante o período republicano. Em seu texto, aborde os
seguintes aspectos:
a) o papel dos atores sociais e o contexto sócio-histórico em que se desenvolveu esse fenômeno so cial;
(valor: 6,0 pontos)
b) a influência do coronelismo no desenvolvimento do sistema representativo no Brasil. (valor: 4,0 pontos)
Ao se voltar, mais uma vez, para a conquista de novos mercados além-mar, a Europa passa a lidar com civiliza- ções organizadas sob princípios diferentes dos seus. A concepção evolucionista da biologia, transposta para as ciências sociais, leva os cientistas europeus a olharem essas sociedades não europeias como
Propomo-nos a estudar, neste livro, a religião mais primitiva
e mais simples que atualmente seja conhecida,
fazer sua análise e tentar explicá-la.
DURKHEIM, E . As Formas Elementares da Vida Religiosa.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 205
Adaptado.
A respeito da explicação sobre as formas mais elementares
da vida religiosa apresentada por Durkheim, considere
as afirmativas abaixo.
I - As representações religiosas são representações
coletivas que exprimem realidades coletivas.
II - Os ritos são destinados a suscitar, a manter ou a refazer
certos estados mentais dos grupos.
III - Os ritos e mitos das religiões primitivas demonstram
sua falsidade e seu distanciamento com relação
ao real.
É correto APENAS o que se afirma em
Todas as sociedades anteriores, como vimos, se basearam
no antagonismo entre classes opressoras e
classes oprimidas.
Marx & Engels. O Manifesto Comunista.
O texto acima associa-se a alguns conceitos tratados na
teoria marxista, EXCETO ao de
Para os interacionistas, a sociedade é vista como existindo em ação. PORQUE Na visão do interacionismo, a organização e a estrutura social são determinantes das ações dos indivíduos ou grupos. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
Os estilos de vida correspondem a diferentes posições no
espaço social. Tais estilos de vida são produtos de um
habitus, que não é universal.
Segundo Pierre Bourdieu, o conceito de habitus relaciona-se
às(ao)
O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo
ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo
de mobilizar a comunidade empresarial internacional
para a adoção, em suas práticas de negó-
cios, de valores fundamentais e internacionalmente
aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de
trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos
em 10 princípios.
Disponível em:
Antony Giddens acredita que vivemos a radicalização da modernidade, um tempo em que o modo de vida iniciado no século XVII chegou ao seu ápice. Para ele, uma das consequências dessa modernidade é que vivemos numa época caracterizada por incertezas manufaturadas, de um lado e, por reflexividade, de outro. Para Giddens, reflexividade é(são) a(s)