Em “As Etapas do Pensamento Sociológico” (2002), Raymond Aron afi rma que cada autor por ele tratado como “primeira geração da sociologia” possui uma concepção da sociedade moderna e de seus desafi os e tendências. Nesse sentido, Aron afi rma que, para Tocqueville, a sociedade moderna seria caracterizada pela:
Como explicar o sucesso da noção de alienação? Uma das razões talvez se encontre no fato de que ela resgata o mito judaicocristão da queda do homem, dando-lhe um conteúdo laicizado, adaptado às sociedades modernas. Graças ao conceito de alienação, a queda pode ser observada, por assim dizer, na esquina, na vida cotidiana. (BOUDON, R. & BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 1993. p. 23) Para os autores, a presença da noção de alienação em diferentes tradições teóricas indica a:
É um axioma aceito em psicometria que a fidedignidade de um instrumento coloca os limites superiores da validade. Com uma régua não fidedigna, seria difícil fazer alguma contribuição útil à cartografia. Mas ao mesmo tempo, alta fidedignidade não confere automaticamente validade. A relação específica, contudo, entre fidedignidade e validade faz menos sentido na medida em que passarmos à interpretação de material textual ou da evidência da entrevista. Na interpretação, a validade pode estar associada à baixa fidedignidade. (BAUER, M., GASKELL, G. & ALLUM, N. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Petrópolis: Vozes: 2005. p. 476) Sobre a prestação de contas envolvendo o conhecimento científico, os autores defendem que a:
De fato, quando o sociólogo se limita a tomar à sua conta os objetivos de reflexão do senso comum e a reflexão comum sobre esses objetivos, não tem mais nada a opor à certeza comum de que pertence a todos os homens falarem de tudo o que é humano e julgarem qualquer discurso, até mesmo científico, sobre o que é humano. (BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J. C.; PASSERON, J.C. Ofício de sociólogo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 36) De acordo com a perspectiva apresentada, o conhecimento sociológico demanda cuidados metodológicos para que se preserve:
Considerando a sociologia do conhecimento, a noção de falsa consciência e a tradição teórica a ela associada implicam:
Para Alexander, em Teoria Social Hoje (apud Giddens &
Turner org., 1999), um clássico é um texto que permite ao cientista
social aprender com ele tanto quanto com a leitura de um autor contemporâneo.
O autor defende que se leia os clássicos para refl etir
sobre questões contemporâneas, em oposição a uma abordagem
que vê tais obras apenas como:
A mensuração dos fatos sociais depende da categorização do mundo social. As atividades sociais devem ser distinguidas antes que qualquer frequência ou percentual possa ser atribuído a qualquer distinção. É necessário ter uma noção das distinções entre categorias sociais, antes que se possa medir quantas pessoas pertencem a uma ou outra categoria. (BAUER, M., GASKELL, G. & ALLUM, N. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Petrópolis: Vozes: 2005. p. 24) Em termos metodológicos, o argumento apresentado pelos autores sustenta a:
Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.
Sociedades, comunidades ou grupos somente se constituem como estrutura social quando se comportam de modo regular e previsível.
Assinale a alternativa que apresenta o nome do pensador que viveu no período
renascentista e colaborou com a condução do conhecimento pré–científico para o
conhecimento moderno de caráter empírico que caracteriza a ciência no mundo atual.
As alternativas abaixo caracterizam corretamente o método de
pesquisa survey aplicado às Ciências Sociais, à exceção de uma.
Assinale-a.
“No nível mais elementar, ação refere-se simplesmente às
práticas dos seres humanos: o que eles fazem. Contudo, desde os
primórdios da sociologia, há também grande interesse na
constituição dos atores e na ação per se. Weber, por exemplo,
distinguia quatro diferentes tipos de ação social: a ação racional
com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação
afetiva e a ação tradicional".
(Adaptado de SCOTT, John (org). Sociologia: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Zahar,
2010, p.13)
Considere os comportamentos abaixo listados e classifique-os
com base na tipologia de ação social estabelecida por Weber.
1- Um engenheiro projeta a construção de uma ponte,
avaliando os meios e recursos necessários.
2- Um jogador de futebol agride o juiz durante uma partida, por
estar descontente com a arbitragem.
3- Um casal realiza a cerimônia de matrimônioem uma igreja,
mesmo não sendo devoto.
Os exemplos acima ilustram, respectivamente,
Um dos grandes problemas das ciências sociais está na busca da objetividade.
É CORRETO afirmar que tal problema é
Leia os fragmentos a seguir.
1- “Um sistema social é um modo de organização de elementos
de ação relativo a processos persistentes ou ordenados de
mudança dos padrões interativos de uma pluralidade de
atores individuais. Uma vez que um sistema social é um
sistema de processos de interação entre atores, é a estrutura
das relações entre os atores, enquanto envolvidos nos
processos interativos, que é essencialmente a estrutura do
sistema social".
2- “Posto que a fundação da física social completa o sistema das
ciências naturais, torna-se possível e mesmo necessário
resumir os diversos conhecimentos adquiridos, que atingiram,
então, um estado fixo e homogêneo, a fim de coordená-los,
apresentando-os como diferentes ramos de um tronco único,
ao invés de continuar considerando-os apenas como vários
corpos isolados".
3- “Não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou
representam, e tampouco dos homens pensados, imaginados
e representados para, a partir daí, chegar aos homens de
carne e osso; parte-se dos homens realmente ativos e, a partir
de seu processo de vida real, expõe-se também o
desenvolvimento dos reflexos ideológicos e dos ecos desse
processo de vida. (...) não é a consciência que determina a
vida, mas a vida que determina a consciência".
Assinale a opção que identifica corretamente as correntes
teóricas que cada fragmento representa.
O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método
de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de
1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo
influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.
Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise
as afirmativas a seguir.
I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema
de diferenças entre os seus diversos elementos considerados
em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista
Ferdinand de Saussure.
II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado
concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas
normas sociais, como o parentesco, por exemplo.
III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,
radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar
qualquer forma de análise que se refira a elementos internos
ao texto.
Assinale:
Entre os pensadores que antecederam ao desenvolvimento do pensamento científico
moderno na análise dos fenômenos sociais e que deram importantes contribuições para
esse desenvolvimento posterior ao seu tempo está John Locke.
É CORRETO afirmar que um dos pontos importantes levantados por ele, que será depois
encontrado na moderna pesquisa social é