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Em “As Etapas do Pensamento Sociológico” (2002), Raymond Aron afi rma que cada autor por ele tratado como “primeira geração da sociologia” possui uma concepção da sociedade moderna e de seus desafi os e tendências. Nesse sentido, Aron afi rma que, para Tocqueville, a sociedade moderna seria caracterizada pela:

Como explicar o sucesso da noção de alienação? Uma das razões talvez se encontre no fato de que ela resgata o mito judaicocristão da queda do homem, dando-lhe um conteúdo laicizado, adaptado às sociedades modernas. Graças ao conceito de alienação, a queda pode ser observada, por assim dizer, na esquina, na vida cotidiana. (BOUDON, R. & BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 1993. p. 23) Para os autores, a presença da noção de alienação em diferentes tradições teóricas indica a:

É um axioma aceito em psicometria que a fidedignidade de um instrumento coloca os limites superiores da validade. Com uma régua não fidedigna, seria difícil fazer alguma contribuição útil à cartografia. Mas ao mesmo tempo, alta fidedignidade não confere automaticamente validade. A relação específica, contudo, entre fidedignidade e validade faz menos sentido na medida em que passarmos à interpretação de material textual ou da evidência da entrevista. Na interpretação, a validade pode estar associada à baixa fidedignidade. (BAUER, M., GASKELL, G. & ALLUM, N. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Petrópolis: Vozes: 2005. p. 476) Sobre a prestação de contas envolvendo o conhecimento científico, os autores defendem que a:

De fato, quando o sociólogo se limita a tomar à sua conta os objetivos de reflexão do senso comum e a reflexão comum sobre esses objetivos, não tem mais nada a opor à certeza comum de que pertence a todos os homens falarem de tudo o que é humano e julgarem qualquer discurso, até mesmo científico, sobre o que é humano. (BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J. C.; PASSERON, J.C. Ofício de sociólogo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 36) De acordo com a perspectiva apresentada, o conhecimento sociológico demanda cuidados metodológicos para que se preserve:

Considerando a sociologia do conhecimento, a noção de falsa consciência e a tradição teórica a ela associada implicam:

Para Alexander, em Teoria Social Hoje (apud Giddens & Turner org., 1999), um clássico é um texto que permite ao cientista social aprender com ele tanto quanto com a leitura de um autor contemporâneo.
O autor defende que se leia os clássicos para refl etir sobre questões contemporâneas, em oposição a uma abordagem que vê tais obras apenas como:

A mensuração dos fatos sociais depende da categorização do mundo social. As atividades sociais devem ser distinguidas antes que qualquer frequência ou percentual possa ser atribuído a qualquer distinção. É necessário ter uma noção das distinções entre categorias sociais, antes que se possa medir quantas pessoas pertencem a uma ou outra categoria. (BAUER, M., GASKELL, G. & ALLUM, N. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Petrópolis: Vozes: 2005. p. 24) Em termos metodológicos, o argumento apresentado pelos autores sustenta a:

Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.

Sociedades, comunidades ou grupos somente se constituem como estrutura social quando se comportam de modo regular e previsível.

Assinale a alternativa que apresenta o nome do pensador que viveu no período

renascentista e colaborou com a condução do conhecimento pré–científico para o

conhecimento moderno de caráter empírico que caracteriza a ciência no mundo atual.

Provas: FGV - 2014 - SUSAM - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

As alternativas abaixo caracterizam corretamente o método de

pesquisa survey aplicado às Ciências Sociais, à exceção de uma.

Assinale-a.

Provas: FGV - 2014 - SUSAM - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

“No nível mais elementar, ação refere-se simplesmente às

práticas dos seres humanos: o que eles fazem. Contudo, desde os

primórdios da sociologia, há também grande interesse na

constituição dos atores e na ação per se. Weber, por exemplo,

distinguia quatro diferentes tipos de ação social: a ação racional

com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação

afetiva e a ação tradicional".

(Adaptado de SCOTT, John (org). Sociologia: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Zahar,

2010, p.13)

Considere os comportamentos abaixo listados e classifique-os

com base na tipologia de ação social estabelecida por Weber.

1- Um engenheiro projeta a construção de uma ponte,

avaliando os meios e recursos necessários.

2- Um jogador de futebol agride o juiz durante uma partida, por

estar descontente com a arbitragem.

3- Um casal realiza a cerimônia de matrimônioem uma igreja,

mesmo não sendo devoto.

Os exemplos acima ilustram, respectivamente,

Um dos grandes problemas das ciências sociais está na busca da objetividade.

É CORRETO afirmar que tal problema é

Provas: FGV - 2014 - SUSAM - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Leia os fragmentos a seguir.

1- “Um sistema social é um modo de organização de elementos

de ação relativo a processos persistentes ou ordenados de

mudança dos padrões interativos de uma pluralidade de

atores individuais. Uma vez que um sistema social é um

sistema de processos de interação entre atores, é a estrutura

das relações entre os atores, enquanto envolvidos nos

processos interativos, que é essencialmente a estrutura do

sistema social".

2- “Posto que a fundação da física social completa o sistema das

ciências naturais, torna-se possível e mesmo necessário

resumir os diversos conhecimentos adquiridos, que atingiram,

então, um estado fixo e homogêneo, a fim de coordená-los,

apresentando-os como diferentes ramos de um tronco único,

ao invés de continuar considerando-os apenas como vários

corpos isolados".

3- “Não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou

representam, e tampouco dos homens pensados, imaginados

e representados para, a partir daí, chegar aos homens de

carne e osso; parte-se dos homens realmente ativos e, a partir

de seu processo de vida real, expõe-se também o

desenvolvimento dos reflexos ideológicos e dos ecos desse

processo de vida. (...) não é a consciência que determina a

vida, mas a vida que determina a consciência".

Assinale a opção que identifica corretamente as correntes

teóricas que cada fragmento representa.

O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método

de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de

1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo

influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.

Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise

as afirmativas a seguir.

I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema

de diferenças entre os seus diversos elementos considerados

em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista

Ferdinand de Saussure.

II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado

concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas

normas sociais, como o parentesco, por exemplo.

III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,

radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar

qualquer forma de análise que se refira a elementos internos

ao texto.

Assinale:

Entre os pensadores que antecederam ao desenvolvimento do pensamento científico

moderno na análise dos fenômenos sociais e que deram importantes contribuições para

esse desenvolvimento posterior ao seu tempo está John Locke.

É CORRETO afirmar que um dos pontos importantes levantados por ele, que será depois

encontrado na moderna pesquisa social é

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