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É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou uma auto–absorção sonhadora”. (GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.) Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a seguir.
I. A briga de galos é um costume insólito.
II. A briga de galos é um cálculo hedonista.
III. A briga de galos é um modelo total de vida social.
Assinale:

Analise o fragmento a seguir.
Este conceito sociológico é utilizado para descrever as desigualdades presentes em qualquer sociedade, tendo sido concebido como “ uma desigualdade configurada entre agrupamentos sociais diferentes”. As diferenças sociais que se apresentam hierarquizadas com base em critérios de riqueza, poder e rpestígio, entre outros, se apoiam uma sobre a outra, sistematizando a sociedade ”.
O fragmento apresenta o conceito de:

Leia o fragmento a seguir.
“A imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado. Considere o simples ato de tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é muito mais importante do que o ato de consumir a bebida propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma droga, por conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência, mas os viciados em café não são vistos pela maioria das pessoas na cultura ocidental como usuários de drogas. Como o álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades que “toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão interessados no porquê da existência de tais contrastes”.
(Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 24. Grifos do autor.)
O exercício de análise baseado na imaginação sociológica, proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de uma orientação denominada

Leia o texto a seguir, que analisa um aspecto da convivência de diplomatas neófitos durante o período inicial de suas trajetórias na carreira, momento em que passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco:
“Vejamos, em primeiro lugar, o questão dos trajes. O regulamento do IRBr diz que as pessoas devem se vestir com traje “passeio completo”, nada mais. Não diz nada em relação a cabelos, acessórios, cores de vestimenta ou outros aspectos da apresentação física. Contudo, esse é um aspecto de grande relevância na casa. Há casos de alunos do IRBr que são repreendidos por vestir camisas escuras, gravatas “coloridas demais”, roupas muito apertadas ou decotadas, brincos ou colares muito grandes. Os casos de repreensão explícita por um superior hierárquico, no entanto, são bastante raros. A repreensão mais comum é silenciosa, feita com um olhar diferente, sentida nas pequenas coisas. Ademais, os próprios alunos controlam uns aos outros, fazendo comentários sobre as vestimentas alheis. É interessante como, principalmente entre os homens, um comentário sobre qualquer peça de vestuário gerava grande incômodo na pessoa. Ao cabo de dois meses no iRBr, é possível perceber um processo de homogeneização no vestuário dos alunos.”.

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das

principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias,

julgue os itens subsequentes.

As teorias de médio alcance, associadas em especial a Robert Merton, visavam garantir um distanciamento necessário face à realização da pesquisa empírica, a fim de permitir o desenvolvimento do pensamento teórico.

A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do

Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha,

a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto

considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem

teórica, julgue os itens seguintes.

Conforme Max Horkheimer, o conceito de dialética constitui um elemento secundário da teoria da sociedade

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia

surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O

caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um

entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto

e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao

nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas

sociologias.

Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,

Brasiliense, 1986 (texto com adaptações).

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a

seguir.

O psicologismo está nas origens do pensamento sociológico e conforme o pressuposto de que parte, a vida social manifesta-se a partir da vontade dos indivíduos, fruto de um acordo que estabeleceram para contornar os inconvenientes de sua solidão.

De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem

abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos,

em proveito da elaboração de conhecimentos realmente

positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que

permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao

estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens

subsecutivos.

Com o estrutural-funcionalismo, a análise sociológica está em busca de causas sociais e extrassociais e de razões utilitárias e culturais dos fenômenos.

Nas questões sobre a epistemologia das Ciências Sociais, a obra “As regras do método sociológico” (Les règles de le méthode sociologique, França, 1895), assume importância basilar, visto que

Em seu mais amplo sentido filosófico, refere‐se à teoria do conhecimento proposta por Bacon, Locke e Newton e, nas Ciências Sociais, ficou associado a três princípios: o ontológico do fenomenalismo, o metodológico da unidade do método científico e o axiológico da neutralidade. O texto se refere ao

Analise as afirmativas a seguir considerando a abordagens sobre redes sociais. I.No âmbito do que podemos reconhecer como redes sociais, as redes on‐line ganham crescente interesse enquanto objeto de estudo sociológico e se seguirmos as indicações feitas por Robert Weiss sobre os tipos existentes de solidão, é possível afirmar que o uso de sítios de relacionamentos diminui a solidão social e aumenta significativamente a solidão emocional. II.Em muitas interpretações a respeito das redes sociais, o termo tem sido naturalizado e associado apenas às tecnologias da informação. No entanto, em uma visão mais abrangente, ele pode ser analisado a partir da noção de rede considerando três possíveis abordagens inspiradas nas leituras de J. A. Barnes e J. Clyde Mitchell: a abordagem metafórica, a analítica e a tecnológica. III.De acordo com A. Colonomos, o debate sobre redes no campo das ciências sociais ao iniciar‐se traz em seu bojo a oposição entre estruturalismo e individualismo metodológico e, por sua vez, a sociologia de redes transnacionais aponta uma mudança de paradigma e indica a relativização dos espaços internos na gênese dos movimentos sociais. Assinale

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

As alternativas a seguir exemplificam aplicações do método Survey, à excecão de uma. Assinale-a.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Segundo Pierre Bourdieu, habitus é definido como

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Nas sociedades globalizadas, multiculturais e informatizadas, os movimentos sociais tendem a se tornar mais diversificados e complexos. No século XXI, emerge uma nova configuração da sociedade civil organizada, que tende a ser uma sociedade de redes organizacionais, com novos tipos de ações coletivas.
(Adaptado de SCHERER-WARREN, Ilse. "Das mobilizações às redes de movimentos sociais", in Sociedade e Estado. Brasília, v. 21, n. 1, 2006). As alternativas a seguir caracterizam aspectos dos novos tipos de ações coletivas dos movimentos sociais, das redes de mobilização e das associações civis contemporâneas, à excecão de uma. Assinale-a:

Na obra a Era dos Extremos, Hobsbawm, analisando o século XX, chega a afirmar que vivemos uma época de maior concentração da riqueza praticada, especialmente, pela concentração dos lucros e gerenciamentos nas mãos dos grandes monopólios comerciais e, inversamente, nunca se produziu tanta gente faminta como na atualidade. Essa realidade de pobreza é percebida, inclusive, nos principais centros capitalista, onde o autor afirma que os mais ricos e desenvolvidos se viram mais uma vez acostumando-se com a visão diária de mendigos nas ruas, e com o espetáculo mais chocante de desabrigados protegendo-se em vãos de portas e caixas de papelão, quando não eram recolhidos pela polícia. A existência de grupos sociais que acumulam a riqueza gerada pela sociedade é identificada desde o final da era primitiva, sendo, entretanto, diversos os olhares teóricos sobre essa realidade. De acordo com essas informações, analise as seguintes frases sobre as teorias existentes sobre as desigualdades sociais: I - Segundo Locke, o homem era o primeiro proprietário de si mesmo, podendo, por isso, assumir a atitude de apropriar-se da natureza por meio do trabalho. Entretanto, os indivíduos perderiam a liberdade na medida que tivessem propriedade a zelar, sendo aí o início das desigualdades entre os indivíduos; II - As raízes das desigualdades sociais estariam presentes, na concepção de Rousseau, a partir do surgimento da propriedade privada. Nesse sentido, a igualdade, na visão do autor, não estaria pautada pelos fundamentos jurídicos, ou seja, não é a igualdade legal que garantirá a igualdade entre os indivíduos; III - Na época medieval, muitas teorias centradas na concepção da igreja afirmavam que a existência de pobres na sociedade era decorrente do pecado. E isso seria uma situação irreversível, sendo apenas em um outro plano espiritual a possibilidade de uma vida melhor; IV - Na teoria de Marx aparece o conceito de classes sociais para afirmar a existência das desigualdades sociais, contra a concepção burguesa de igualdade a partir da lei. Segundo o autor, as sociedades dividem os indivíduos em grupos sociais a partir da posse dos meios de produção, sendo o grupo proprietário o que domina economicamente e politicamente o conjunto da sociedade. Após a análise dessas frases, aponte a alternativa correta: