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Os verbos na LIBRAS estão divididos nas seguintes classes:

Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a

alternativa que contém apenas proposição(ões)

verdadeira(s ) sobre os tipos de movimento e

orientação que faz( m) parte da estrutura gramatical

da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS:

Iniciativas de alguns pesquisadores da área da surdez

vêm apresentando uma forma de registrar, no papel,

os sinais que são produzidos no espaço. Qual o nome

desse sistema de notação e quem o criou ou

desenvolveu?

Analise as afirmativas abaixo sobre Educação bilíngue no contexto da educação inclusiva

e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Se a língua de sinais é uma língua natural, aprendida de forma sistematizada; e a

língua oral é aprendida de forma espontânea, as pessoas surdas têm o direito de

ser ensinadas na língua de sinais.

( ) A maior importância da inclusão de alunos surdos está em colocá–los fisicamente

nas escolas comuns, compreendendo que eles devem submeter–se à cultura e à

língua majoritária, sem que as diferenças sociais e linguísticas existentes tenham

alguma importância.

( ) O oralismo é considerado uma imposição social de uma maioria linguística sobre

uma minoria linguística sem expressão.

( ) A LDB prevê atendimento educacional especializado na escola regular, porém

admite que, nos casos de necessidades específicas de alunos que impeçam que

este aluno se desenvolva satisfatoriamente nas classes existentes, que este aluno

teria direito de ser educado em classe ou serviço especial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

De acordo com Soares (2005), no Instituto Nacional de Surdos–Mudos do Rio de Janeiro,

o ensino da escrita para os surdos não era privilegiado porque

Observe as duas sequências de sinais abaixo.


Ambas representam, na Libras:

Em relação às normas e aos critérios tratados na Lei nº 10.098 sobre a acessibilidade nos

Sistemas de Comunicação e Sinalização.

Com relação às pessoas com deficiência auditiva e surdez, assinale a alternativa

INCORRETA.

São preceitos éticos que o intérprete deve seguir para realizar o seu trabalho, EXCETO:

Lacerda (2009) aponta algumas características fundamentais do Intérprete Educacional

(IE).

Assinale a alternativa em que estão apresentadas as características INCORRETAMENTE.

Quadros (1997), com base em Davies (1994), aponta três aspectos básicos que são

característicos de um professor em escola bilíngue para surdos.

Assinale a alternativa que NÃO é uma característica de um professor em escola bilíngue.

Relacione os conceitos em português na COLUNA I que identificam os sinais na

COLUNA II.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes à família:


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Na Libras, os sinais são formados a partir dos

parâmetros: configuração de mãos, movimento,

orientação e ponto de articulação, que podem ser

comparados a “pedacinhos" de um sinal. Contudo, o

processo de formação de alguns sinais pode ocorrer

por meio da modificação por adição à raiz, modificação

interna da raiz, por derivação ou por composição. Com

relação à modificação por adição à raiz é CORRETO

afirmar que:

I.São modificações que aparecem como

sufixo, elas se incorporam em alguns

verbos: a raiz, que possui um determinado

movimento em um primeiro momento,

finaliza-se com um movimento contrário, que

caracteriza a negação incorporada; como

nos verbos: QUERER / QUERER-NÃO;

GOSTAR / GOSTAR-NÃO.

II.São modificações que aparecem como flexão

que, por meio da direcionalidade, marca as

pessoas do discurso fazendo com que a raiz

se inverta ou até adquira uma forma em arco.

III.São modificações que aparecem como

acréscimo de um marcador de concordância

de gênero que, por meio de configurações de

mãos (classificadores), especifica a coisa:

objeto plano vertical/horizontal, redondo etc.

IV.São modificações que aparecem como

infixo, ela se incorpora simultaneamente à

raiz por meio do movimento ou expressão

corporal: TER / TER-NÃO; PODER / PODERNÃO.

As pessoas que têm boa fluência em Libras fazem uso

de um recurso dessa língua para classificar o

substantivo, estabelecer concordância, ou ainda, para

atribuir qualidade a alguma coisa. Este recurso é

chamado de CLASSIFICADOR. Analise as alternativas

abaixo e assinale aquela que explica o verdadeiro

significado desse recurso:

Perlin (1998) em seu texto Identidade Surda e Inclusão

defende a existência de diferentes identidades surdas

tendo em vista que o sujeito se constrói quando

estabelece contatos com o meio e vive situações

diferenciadas de representação. Estas identidades

são: Identidades surdas flutuantes – Identidades

surdas inconformadas – Identidades surdas de

transição – Identidades surdas híbridas – Identidades

surdas. Analise as proposições e, a seguir, assinale a

alternativa que contém apenas proposições

verdadeiras sobre as identidades surdas

inconformadas ou socialmente incapazes:

I.São identidades presentes nos surdos

que foram mantidos sob o cativeiro da

hegemônica representação da identidade

ouvinte e que passam para a comunidade

surda.

II.São identidades em que os ouvintes

veem o surdo como deficiente e os

surdos não conseguem captar a

representação da identidade ouvinte.

III.São identidades em que é visível o

domínio determinante do ouvinte, sendo

os surdos forçados a viverem a situação

imposta como que conformados a ela.

IV.São identidades em que os ouvintes

determinam comportamentos, vida e

aprendizados dos surdos.

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