Os verbos na LIBRAS estão divididos nas seguintes classes:
Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a
alternativa que contém apenas proposição(ões)
verdadeira(s ) sobre os tipos de movimento e
orientação que faz( m) parte da estrutura gramatical
da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS:
Iniciativas de alguns pesquisadores da área da surdez
vêm apresentando uma forma de registrar, no papel,
os sinais que são produzidos no espaço. Qual o nome
desse sistema de notação e quem o criou ou
desenvolveu?
Analise as afirmativas abaixo sobre Educação bilíngue no contexto da educação inclusiva
e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Se a língua de sinais é uma língua natural, aprendida de forma sistematizada; e a
língua oral é aprendida de forma espontânea, as pessoas surdas têm o direito de
ser ensinadas na língua de sinais.
( ) A maior importância da inclusão de alunos surdos está em colocá–los fisicamente
nas escolas comuns, compreendendo que eles devem submeter–se à cultura e à
língua majoritária, sem que as diferenças sociais e linguísticas existentes tenham
alguma importância.
( ) O oralismo é considerado uma imposição social de uma maioria linguística sobre
uma minoria linguística sem expressão.
( ) A LDB prevê atendimento educacional especializado na escola regular, porém
admite que, nos casos de necessidades específicas de alunos que impeçam que
este aluno se desenvolva satisfatoriamente nas classes existentes, que este aluno
teria direito de ser educado em classe ou serviço especial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com Soares (2005), no Instituto Nacional de Surdos–Mudos do Rio de Janeiro,
o ensino da escrita para os surdos não era privilegiado porque
Observe as duas sequências de sinais abaixo.
Ambas representam, na Libras:
Em relação às normas e aos critérios tratados na Lei nº 10.098 sobre a acessibilidade nos
Sistemas de Comunicação e Sinalização.
Com relação às pessoas com deficiência auditiva e surdez, assinale a alternativa
INCORRETA.
São preceitos éticos que o intérprete deve seguir para realizar o seu trabalho, EXCETO:
Lacerda (2009) aponta algumas características fundamentais do Intérprete Educacional
(IE).
Assinale a alternativa em que estão apresentadas as características INCORRETAMENTE.
Quadros (1997), com base em Davies (1994), aponta três aspectos básicos que são
característicos de um professor em escola bilíngue para surdos.
Assinale a alternativa que NÃO é uma característica de um professor em escola bilíngue.
Relacione os conceitos em português na COLUNA I que identificam os sinais na
COLUNA II.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes à família:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Na Libras, os sinais são formados a partir dos
parâmetros: configuração de mãos, movimento,
orientação e ponto de articulação, que podem ser
comparados a “pedacinhos" de um sinal. Contudo, o
processo de formação de alguns sinais pode ocorrer
por meio da modificação por adição à raiz, modificação
interna da raiz, por derivação ou por composição. Com
relação à modificação por adição à raiz é CORRETO
afirmar que:
I.São modificações que aparecem como
sufixo, elas se incorporam em alguns
verbos: a raiz, que possui um determinado
movimento em um primeiro momento,
finaliza-se com um movimento contrário, que
caracteriza a negação incorporada; como
nos verbos: QUERER / QUERER-NÃO;
GOSTAR / GOSTAR-NÃO.
II.São modificações que aparecem como flexão
que, por meio da direcionalidade, marca as
pessoas do discurso fazendo com que a raiz
se inverta ou até adquira uma forma em arco.
III.São modificações que aparecem como
acréscimo de um marcador de concordância
de gênero que, por meio de configurações de
mãos (classificadores), especifica a coisa:
objeto plano vertical/horizontal, redondo etc.
IV.São modificações que aparecem como
infixo, ela se incorpora simultaneamente à
raiz por meio do movimento ou expressão
corporal: TER / TER-NÃO; PODER / PODERNÃO.
As pessoas que têm boa fluência em Libras fazem uso
de um recurso dessa língua para classificar o
substantivo, estabelecer concordância, ou ainda, para
atribuir qualidade a alguma coisa. Este recurso é
chamado de CLASSIFICADOR. Analise as alternativas
abaixo e assinale aquela que explica o verdadeiro
significado desse recurso:
Perlin (1998) em seu texto Identidade Surda e Inclusão
defende a existência de diferentes identidades surdas
tendo em vista que o sujeito se constrói quando
estabelece contatos com o meio e vive situações
diferenciadas de representação. Estas identidades
são: Identidades surdas flutuantes – Identidades
surdas inconformadas – Identidades surdas de
transição – Identidades surdas híbridas – Identidades
surdas. Analise as proposições e, a seguir, assinale a
alternativa que contém apenas proposições
verdadeiras sobre as identidades surdas
inconformadas ou socialmente incapazes:
I.São identidades presentes nos surdos
que foram mantidos sob o cativeiro da
hegemônica representação da identidade
ouvinte e que passam para a comunidade
surda.
II.São identidades em que os ouvintes
veem o surdo como deficiente e os
surdos não conseguem captar a
representação da identidade ouvinte.
III.São identidades em que é visível o
domínio determinante do ouvinte, sendo
os surdos forçados a viverem a situação
imposta como que conformados a ela.
IV.São identidades em que os ouvintes
determinam comportamentos, vida e
aprendizados dos surdos.