Relacione os conceitos em português na COLUNA I que identificam os sinais na
COLUNA II.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes a profissões:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Observe as seis afirmações seguintes, que se referem ao alfabeto manual da Libras:
I. É uma língua utilizada pela comunidade surda no Brasil;
II. É um código de representação gestual das letras alfabéticas;
III. Com o alfabeto datilológico é possível soletrar 27 diferentes letras (considerando também o “ç”);
IV. É utilizado para soletrar nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas ou palavras que ainda não possuem sinais
correspondentes;
V. O alfabeto datilológico é o mesmo em todos os países onde se utiliza língua de sinais;
VI. Cada país tem seu próprio alfabeto manual, sendo que no Brasil, além do alfabeto datilológico comum, temos um
alfabeto manual tátil, realizado com as duas mãos, para comunicação com interlocutores surdo-cegos.
Quais dessas afirmações estão corretas?
De acordo com a legislação, como o modelo de bilinguismo adotado para a educação de surdos no Brasil compreende o ensino da língua oral? fim de resguardar o direito de opção da família ou do próprio aluno por sua cultura surda.
Leia atentamente as afirmativas abaixo e reconheça se são falsas (F ) ou verdadeiras (V ).
( ) A LIBRAS é uma língua universal.
( ) A LIBRAS possui gramática própria.
( ) Não é possível expressar conceitos abstratos em LIBRAS.
( ) Existe gírias e variações regionais em LIBRAS.
( ) A LIBRAS é uma forma de comunicação em que é preciso soletrar todas as palavras.
( ) Existe polissemia em LIBRAS.
Assinale a alternativa que representa o correto preenchimento dos parênteses.
Em uma proposta inclusiva, para o aluno com surdez,
o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
requer o desenvolvimento de três momentos didáticopedagógicos.
Quais são esses momentos? Analise as
proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa
que contém a( s) resposta(s ) CORRETA(S ):
I.Momento do Atendimento Educacional
Especializado em Libras na escola
comum, em que todos os conhecimentos
dos diferentes conteúdos curriculares
são explicados nessa língua por um
professor, sendo este preferencialmente
surdo.
II.Momento do Atendimento Educacional
Especializado para o ensino de Libras na
escola comum, no qual os alunos com
surdez terão aulas de Libras, favorecendo
o conhecimento e a aquisição,
principalmente, de termos científicos.
III.Momento do Atendimento Educacional
Especializado para o ensino da Língua
Portuguesa, no qual são trabalhadas as
especificidades dessa língua para
pessoas com surdez.
IV.Momento do Atendimento Educacional
Especializado para o ensino da Língua
Portuguesa em sua modalidade oral, para
que pessoas com surdez possam se
comunicar com mais facilidade com os
ouvintes, facilitando, assim, o processo
de inclusão.
Estudos linguísticos da Libras mostram ser ela um sistema de comunicação que utiliza vários tipos de pronomes, entre eles os pronomes que representam as pessoas do discurso. Qual o sistema pronominal utilizado em LIBRAS para representar essas pessoas, ou seja, que sistema é esse?
As línguas de sinais são consideradas, pela linguística, como sendo naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou uma patologia da linguagem. A Língua de Sinais Brasileira é para o surdo o meio e o fim da interação:
Na LIBRAS, existem dois tipos de verbos: os direcionais e os não direcionais. Os verbos direcionais são aqueles que possuem marca de concordância. A direção do movimento, marca no ponto inicial o:
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva orienta os sistemas de ensino para garantia do ingresso dos estudantes com surdez nas escolas comuns, mediante a oferta da educação bilíngue, de serviços de tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa e do ensino de Libras. Para a efetivação da educação bilíngue, o Ministério da Educação desenvolve programas e ações, em parceria com os sistemas de ensino, oferecendo ferramentas para que tal abordagem tenha sucesso. Marque a alternativa que NÃO corresponde à prática pedagógica bilíngue.
Todas as línguas possuem os seguintes níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático, o semântico e o pragmático, sendo estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas. Dentre as semelhanças linguísticas, aponte a alternativa INCORRETA.
O instrutor surdo é o profissional que tem a língua de
sinais como língua materna e, portanto, domina essa
forma de comunicação. Observe as gravuras e
marque a alternativa que corresponde,
respectivamente aos sinais representados.
Em relação ao papel do intérprete em sala de aula,
verifica-se que ele assume uma série de funções.
Marque a alternativa que NÃO corresponde ao papel
do intérprete.
De acordo com Brito , no bilinguismo a língua de sinais é considerada uma importante via para o desenvolvimento do surdo, em todas as esferas de conhecimento, e, como tal, propicia não apenas a comunicação surdo – surdo, desempenhando, ainda, a importante função de suporte do pensamento e de estimulador do desenvolvimento:
Os sinais arbitrários são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam. Marque a alternativa que apresenta somente sinais arbitrários.