De acordo com a Lei nº 12.319/10 – que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais
(LIBRAS) – são atribuições deste profissional, no exercício de suas competências:
I. efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por
meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
II. opinar, discutir e traduzir apenas informações coerentes com o cotidiano e a integridade moral da pessoa surda.
Interferindo no discurso do palestrante, caso este contrarie a opinião pessoal do tradutor;
III. interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais
desenvolvidas unicamente nas instituições de ensino em nível fundamental e médio, de forma a viabilizar o acesso aos
conteúdos curriculares;
IV. interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais
desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental e médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos
conteúdos curriculares;
V. atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos;
VI. atuar no apoio à organização de atividades recreativas e didáticas em instituições de ensino e repartições públicas;
VII. prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.
Estão corretas apenas as afirmativas dos itens
QUADROS (2004) indica que existem 4 parâmetros observados na formação dos sinais: Configuração de Mãos (CM), Ponto
de Articulação (PA ), Movimento (M ) e Orientação (O ), além de aspectos não manuais.
( ) “Envolve desde os movimentos internos das mãos, os movimentos do pulso e os movimentos direcionais no
espaço até o conjunto de movimentos no mesmo sinal”.
( ) “É o lugar, no corpo ou no espaço, em que o sinal é realizado”.
( ) “É a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal”.
( ) “Refere-se às formas que as mãos assumem na produção dos sinais”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características de cada um dos parâmetros apresentados, na ordem em
que aparecem.
Quadros, no livro O tradutor e intérprete da língua brasileira de sinais e língua portuguesa, afirma: “O intérprete educacional é aquele que atua como profissional intérprete de língua de sinais na educação. É a área de interpretação mais requisitada atualmente”. A autora apresenta algumas das características e dificuldades desse trabalho, afirmando que as competências e responsabilidades desses profissionais não são tão fáceis de serem determinadas. Principalmente por questões éticas e também por conta da própria formação do intérprete, sendo que muitas vezes o papel do intérprete em sala de aula acaba sendo confundido com o papel do professor. O conceito que melhor expressa a função do intérprete educacional em sala de aula é
Leia atentamente esta afirmativa: “O fato é que não existe uma identidade exclusiva e única, como a identidade surda. Ela éconstruída por papéis sociais diferentes (pode-se ser surdo, rico, heterossexual, branco, professor, pai, etc.). Elas são
determinadas pelas práticas sociais, impregnadas por relações simbólicas de poder.”
Mesmo não havendo uma identidade única da pessoa surda, um elemento significativo na produção das subjetividades é
Leia atentamente a definição abaixo e assinale a alternativa que complete corretamente a afirmativa:
Os __________ são sinais que, substituindo o nome que as precedem, podem vir junto com o verbo para classificar o sujeito
ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Funcionam como partes dos verbos de movimento, localização, ou para
descrever tamanhos e formas de objetos.
O Decreto que regulamenta a Lei de Libras determina que essa língua deva ser incluída
como disciplina curricular nas Universidades.
Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao Decreto, no que diz respeito à
inclusão da disciplina de Libras.
Conforme o Decreto que regulamenta a Lei de Libras, para garantir o ensino da Língua Portuguesa para pessoas surdas, as instituições federais de ensino devem realizar as seguintes ações, EXCETO:
Na história da educação dos surdos, a língua de sinais foi amplamente utilizada com
resultados bastante positivos.
Que fato veio interromper esse uso e quando isso aconteceu?
Relacione os conceitos na COLUNA II com as definições na COLUNA I
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
São características da comunicação total, EXCETO:
Quadros (1997) apresenta em seu livro resultados de algumas experiências da proposta
bilíngue. Ela conclui que há variações entre as formas de aplicar essa abordagem, mas
que as conquistas alcançadas apresentam alguns aspectos semelhantes.
Assinale a alternativa que NÃO CARACTERIZA aspectos da proposta bilíngue.
Analise as afirmativas abaixo sobre legislação para surdos e assinale com V as
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Na Lei nº 10.098 são definidas condições de acessibilidade que garantam
autonomia da pessoa portadora de deficiência que tenha qualquer barreira que
sirva de obstáculo ao recebimento de mensagens por intermédio dos meios ou
sistemas de comunicação, sejam ou não de massa.
( ) A Lei nº 10.098 dispõe que a acessibilidade inclui prioritariamente a garantia de
que as crianças surdas possam estudar em classes comuns junto com outras
crianças ouvintes, para adquirirem o português através do convívio com essas
crianças.
( ) De acordo com a Lei nº 10.098 os sinais de tráfego, semáforos, postes de
iluminação ou placas devem conter, inclusive, sinais em Libras que facilitem a
compreensão das pessoas com surdez.
( ) De acordo com a Lei nº 10.098 os serviços de radiodifusão sonora e de sons e
imagens deverão apresentar plano de medidas técnicas com uso de língua de
sinais ou legenda para garantir o acesso às pessoas com deficiência auditiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com Quadros (2004), o ato de interpretar envolve vários elementos.
Assinale a alternativa que NÃO CARACTERIZA o ato de interpretar.
Analise as afirmativas abaixo sobre a atuação do professor no contexto da educação
inclusiva e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O professor regente deve ter conhecimento da Libras, para saber interagir com o
aluno surdo em sala de aula.
( ) O professor regente deve procurar discutir com o IE aspectos das aulas que
poderiam ser conduzidos de outra forma, para melhor atender ao aluno surdo.
( ) É responsabilidade do IE criar recursos adicionais – para além da Libras, a fim de
favorecer a interpretação e a construção de sentidos pelos alunos surdos
(cartazes, desenhos, entre outros).
( ) As questões de disciplina e atenção dos alunos surdos são de responsabilidade do
IE, pois a responsabilidade da sala de aula deve ficar dividida entre os dois
profissionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique as palavras no quadro abaixo, na ordem em que foram escritas, usando–se o
alfabeto manual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.