Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

   A máquina X está sendo transportada em um vagão do trem T1, que se locomove à velocidade v1 constante sobre um trilho retilíneo em determinado sentido. À luz das leis do movimento de Newton, a Terra, nessa situação, é um referencial inercial para o conjunto máquina e vagão do trem T1.

Com base na situação hipotética precedente, julgue o item que se segue.

Caso um trem de vagões T2 esteja se locomovendo à velocidade constante v2 = 2v1 em um trilho retilíneo no sentido contrário ao do trem T1, a máquina X sofrerá, com relação ao referencial definido por T2, uma aceleração não nula e proporcional a quatro vezes o quadrado da velocidade v1.

Com base em conceitos de termodinâmica e noções de instrumentação, julgue os próximos itens. 

Considere um instrumento de medição de temperatura ajustado para alcance (span) de 100 oC; considere, ainda, que o limite inferior da capacidade de medida ou de transmissão desse instrumento seja de 50 oC. Nessa situação, o limite superior dessa capacidade de medida ou de transmissão é de 150 oC. 

Julgue os próximos itens, relativos à química orgânica. 

A composição do petróleo pode ser classificada em função da presença de hidrocarbonetos, pois o petróleo é uma mistura complexa de inúmeros compostos orgânicos, encontrados em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares.

Dois corpos com mesma massa M movimentam-se em direções opostas, com velocidades escalares iguais a V. Eles colidem ao mesmo tempo com uma mola elástica, simétrica e linear, não elongada e em repouso, como esquematizado na figura a seguir. Eles, então, comprimem a mola até ficarem emrepouso e, em seguida, são acelerados em direções opostas, até perderem o contato com a mola. O intervalo de tempo que cada corpo permanece em contato com a mola é denotado por T. Esse intervalo de tempo corresponde à duração da colisão dos corpos com a mola. 

 

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem. 

A energia potencial armazenada pela mola, quando os dois corpos ficam em repouso, é de MV2 ⁄2.

Considere um corpo preso a uma barra rígida de comprimento L = 1 m, que gira sobre uma mesa, em um movimento circular uniforme (MCU), com velocidade V = 1 m/s, conforme esquematizado na figura a seguir. Considere que, além da força da barra sobre o corpo, atuem sobre ele o seu peso, de 10 N, uma força normal e uma força de atrito cinético exercidas pela superfície da mesa. Considere, ainda, que o coeficiente de atrito cinético seja = 1/ 2 e que o vetor  descreva a posição do corpo em função do tempo t

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

A potência fornecida pela força da barra para o corpo é de 5 W.

Uma barra horizontal homogênea de tamanho L, com forças verticais para baixo aplicadas em suas extremidades, é mantida em equilíbrio estático quando apoiada em um pilar, que exerce uma força normal sobre a barra , como esquematizado na próxima figura. As forças nas extremidades da barra são respectivamente de 100 N e 200 N. A distância da extremidade que sofre uma força maior até o ponto de apoio do pilar é indicada por D.

Tendo como referência essas informações, bem como considerando que a barra em questão tenha massa desprezível e que todas as grandezas estejam expressas em unidades do Sistema Internacional de Unidades, julgue os itens a seguir. 

O torque resultante sobre a barra não é nulo, pois as forças nas extremidades da barra têm intensidades diferentes. 

Um corpo se desloca de um ponto A até B; depois, do ponto B até C; e, por fim, retorna até o ponto A. Esses deslocamentos estão representados na próxima figura, em que denotam respectivamente os três vetores dos deslocamentos do corpo.

Com base nessas informações, julgue os seguintes itens.

A soma vetorial dos três deslocamentos é nula, isto é,

Com base na figura precedente, em que é apresentada uma circunferência de raio 20, julgue os itens que se seguem.

Se α for um arco sobre a circunferência da figura com comprimento , então cos(α) será maior que 0,6. 

Com base na figura precedente, em que é apresentada uma circunferência de raio 20, julgue os itens que se seguem.

A tangente do arco AJ é inferior a 1,9. 

Considerando os princípios gerais de escoamento de fluidos, vazão e fluxo de massa, a equação de Bernoulli e o tubo de Venturi, julgue os itens a seguir. 

Caso seja necessário medir a vazão volumétrica de um gás, devem-se indicar as condições de pressão e temperatura em que essa medida é realizada. 

Com relação a eletrônica, eletricidade e circuitos elétricos, julgue os itens a seguir.

Entre duas cargas elétricas fixas, surge uma força eletrostática de repulsão, cuja intensidade é inversamente proporcional à distância entre elas. 

Julgue os próximos itens, relativos a magnetismo, a indução eletromagnética e a transformador.

Em um transformador de potência real de dois enrolamentos, a força eletromotriz induzida no enrolamento primário decorre principalmente da variação do fluxo magnético produzido pela corrente secundária.

Julgue os seguintes itens, relativos ao princípio de Arquimedes, a empuxo e a flutuação.

Suponha que, na água, apenas 40% do volume de um cubo sólido seja submergido, enquanto, em um líquido orgânico, sejam submergidos 80% de seu volume. Nessa condição, a densidade do líquido orgânico é metade da densidade da água. 

 

Com relação às propriedades dos fluidos, julgue os itens a seguir. 

A tensão superficial da água (0,073 N/m a 20 °C) é superior à do benzeno (0,029 N/m a 20 °C), devido às ligações de hidrogênio existentes na água. 

   O gerente de uma unidade gestora de manutenção distribuiu as ordens de serviço aos subordinados da maneira descrita a seguir. 
    O primeiro grupo de trabalhadores foi designado para realizar serviços de manutenção em uma sala destinada apenas ao gerador diesel de emergência, com meios limitados de entrada e saída e com sistema fixo de CO2 para combate a incêndio. O segundo grupo foi designado para realizar inspeção rotineira em uma plataforma de petróleo. O acesso ao local de trabalho, situado a mais de 15 metros da superfície inferior, será realizado por meio de cordas. O terceiro grupo, recém-ingressado na unidade gestora de manutenção, foi encaminhado à unidade de treinamento para um curso apenas a respeito de segurança em operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos.

Considerando a situação hipotética mencionada e os conceitos relativos a segurança e higiene do trabalho, julgue os itens subsequentes.

Como a atividade do segundo grupo é rotineira, é dispensável a permissão de trabalho e a análise de risco poderá estar 
contemplada no procedimento operacional. 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282