Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No exercício das atribuições, o servidor ou empregado público deve atuar com comprometimento ético e moral, cujos elementos são indissociáveis para o alcance de sua finalidade social.
( ) O servidor ou empregado público deve viabilizar a publicidade dos atos administrativos por meio de ações transparentes que permitam o acesso às informações governamentais.
( ) Diante de situações excepcionais e extraordinárias, o servidor ou empregado público deve ser diligente e proativo, na medida de suas competências, para realizar as tarefas necessárias para mitigar, neutralizar ou superar as dificuldades momentâneas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Relativamente à Organização, da Direção e da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa incorreta.
Um dos eixos do II Plano Distrital de Políticas para Mulheres do Distrito Federal (II PDPM-DF), diz respeito ao enfrentamento do racismo, sexismo, lesbofobia e transfobia. Sobre esse eixo, assinale a alternativa incorreta.
Alguns dos Eixos do II Plano Distrital de Políticas para Mulheres do Distrito Federal (II PDPM-DF), está alicerçado em algumas legislações específicas, de acordo com o grupo de mulheres que são público-alvo de políticas públicas do Distrito Federal. Fazendo a correspondência entre as leis e suas finalidades e características, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas.
COLUNA I 1. Lei n° 10.639/2003 2. Lei n° 11.340/2006 3. Lei n° 11.645/2008
COLUNA II ( ) Esta lei criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. ( ) Esta lei alterou o art. 26-A, da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. ( ) Esta lei foi criada em consonância com o §8º, do art.226 da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/1988. ( ) Esta lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino e obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. ( ) Esta lei é conhecida como Lei Maria da Penha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Dentre os municípios integrantes da RIDE do Distrito Federal, temos Cabeceiras, situado no estado de ______, Buritis, situado no estado de ______, Cabeceira Grande, situado no estado de ______ e Formosa, situado no estado de ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A Bioética surgiu no final da década de 60, e trata-se de uma disciplina filosófica que conecta a ciência, a vida e a moralidade. De acordo com os princípios da bioética, o princípio que nos leva a buscar maximizar o benefício e minimizar o risco e/ou o dano ao paciente é correto afirmar que se denomina ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
As dermatoses ocupacionais são quaisquer alterações da pele, da mucosa e dos anexos e de etiologia multifatorial.
Assinale a alternativa correta que indique um fator de causa direta de dermatose ocupacional.
A classificação de risco é um processo decisivo de identificação dos pacientes que precisam de tratamento imediato de acordo com grau de agravo à saúde baseado em protocolo. Considerando a escala proposta pelo Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta.
No Brasil, o Ministério da Saúde em 1998 instituiu o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, dando origem à criação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em 1999. Considerando o processo de acreditação, analise as afirmativas.
I. Surgiu para contribuir para avaliação da qualidade e garantir aos usuários e trabalhadores a segurança nos serviços de saúde.
II. É uma atividade compulsória, que pressupõe um alto investimento da instituição com finalidade de obtenção padrão de qualidade com referência externa.
III. Tem finalidade de fiscalização do exercício de profissionais que atuam na assistência.
IV. É um processo exclusivo para hospitais públicos e privados.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a vacina Hepatite B (recombinante) em pessoas a partir de 7 (sete) anos de idade, assinale a alternativa correta.
Sobre o estabelecimento da relação das doenças e dos agravos com o trabalho, analise as afirmativas.
I. O processo de investigação da relação entre a doença ou o agravo com o trabalho deve ser realizado, de preferência, por uma equipe multidisciplinar.
II. Para estabelecimento da relação com o trabalho, deve-se considerar a anamnese ocupacional, o exame clinico, a avaliação de relatórios e exames complementares, a história clínica e ocupacional atual e pregressa do trabalhador.
III. A investigação epidemiológica e o estabelecimento da relação com o trabalho pode ser realizada somente pelo médico do trabalho.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre Bulimia Nervosa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Transtorno caracterizado por ingestão comedida de alimentos.
( ) Habitualmente se inicia com uma dieta para perda de peso em consequência de extrema insatisfação com o corpo.
( ) A ameaça de ganhar peso após a ingestão alimentar ocasiona um comportamento de prática vigorosa de exercícios físicos, adoção de jejuns ou métodos purgativos.
( ) O distúrbio ocorre exclusivamente durante episódios de anorexia nervosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Município Alfa foi citado em ação civil pública ajuizada por um legitimado. Ao analisar os termos da petição inicial, o ProcuradorGeral do Município identificou a existência de uma questão constitucional de fundo, que estaria sendo interpretada de modo equivocado pelo autor da ação. Acresça-se que a tese do autor veio a ser acolhida pelo juiz de Direito em sede de cognição sumária, sendo deferida a tutela de urgência requerida. O Procurador-Geral, ademais, tinha conhecimento de que inúmeras decisões semelhantes já tinham sido proferidas por juízes e tribunais do país, enquanto muitas outras rechaçavam a tese.
À luz dessa narrativa, o Procurador-Geral concluiu que a melhor opção seria a imediata submissão da tese jurídica, afeta à questão constitucional, ao Supremo Tribunal Federal.
Nesse caso, o instrumento a ser utilizado pelo Município é
A Lei nº XX do Estado Alfa, com o objetivo de aumentar a eficiência da atuação administrativa, disciplinou a atividade de despachante perante os órgãos públicos, tanto do Estado como dos Municípios situados em seu território.
Considerando os balizamentos estabelecidos, que se estendiam dos requisitos de escolaridade e habilitação a serem preenchidos até a forma como os atos deveriam ser praticados, houve grande insatisfação de parte da categoria.
Instado a se pronunciar, um advogado respondeu corretamente que a Lei nº XX é
Maria, Juíza de Direito, sofreu sanção disciplinar no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado Alfa. Irresignada, requereu que o Conselho Nacional de Justiça anulasse o processo administrativo, em razão da presença de alegados vícios formais. O requerimento foi indeferido sob o argumento de que não foram detectados quaisquer vícios no processo disciplinar.
À luz dessa narrativa, caso Maria decida ingressar com ação judicial para anular a condenação, é correto afirmar que