As discussões realizadas na área das políticas públicas de esportes e lazer precisam buscar contribuições operacionais para desvencilhar-se da gestão burocrática estritamente governamental. “É essencial a participação da sociedade _____________, das redes de serviço e da administração ______________. Para esse desafio, propõe-se a fundamentação teórica em bases técnicas filiadas ao _______________ e ao neoliberalismo estruturado na _______________ dos órgãos, na criação de unidades ______________ e no foco de atenção à família e à _________________.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
O currículo cultural da educação física está relacionando à análise de produção de identidades, interpretações, questionamentos e diálogos entre e a partir das culturas. Com base em uma educação democrática, os objetivos permeiam a formação de sujeitos para a promoção e a luta pela equidade social, proporcionando uma reflexão acerca dos problemas que envolvem o processo de construção.
Sobre o currículo cultural da educação física, são consideradas propostas curriculares discutidas por autores acerca da temática, EXCETO:
A educação física cultural potencializa o contato com diversos saberes, não apenas os hegemônicos e legitimados, considerando que as práticas corporais pertencem a todos os grupos sociais, independente da origem, sejam transformadas em objeto de estudos. Todos os envolvidos no processo de ensino devem considerar as situações didáticas dentro e fora da escola, relacionando-os com as práticas pedagógicas e aproximando-os ao senso crítico a ser desenvolvido no aluno. “O que se defende é que os saberes _____________ ou tergiversados referentes às práticas corporais e seus participantes recebam a mesma atenção que os conhecimentos _______________. Também se espera que o _______________ seja analisado com outros olhares, tomando como base as crenças epistemológicas pertencentes aos setores ______________.”
Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Em um período recente, o ensino médio, última etapa da educação básica no Brasil, passou por um conjunto significativo de mudanças. Dentre as justificativas elencadas para promover essa agenda transformadora e criar o Novo Ensino Médio (NEM), por meio da Lei nº 13.415/2017, destacam-se as altas taxas de evasão, a pouca interação com o mundo do trabalho e a pouca margem de escolha por um percurso que atendesse aos interesses e à individualidade dos estudantes. Sendo assim, o eixo principal do NEM foi a criação dos itinerários formativos.
Considerando esse formato atual da etapa, assinale a afirmativa correta.
Na organização dos tempos para o itinerário de formação técnica e profissional, a carga horária deve garantir a integração e a articulação entre a formação geral básica (BNCC) e a formação técnica e profissional, o que pode ser feito a partir de diferentes estratégias de ensino, dentre elas, a Educação a Distância (EAD). “No caso da adoção parcial de atividades realizadas a distância como uma dessas estratégias, considerando a carga horária permitida nesse formato, as atividades realizadas a distância podem contemplar até ___ da carga horária total no ensino médio diurno, podendo incidir tanto na formação geral básica quanto, preferencialmente, nos itinerários formativos do currículo; podendo, a critério dos sistemas
de ensino, expandir para até ___ no ensino médio noturno.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
O itinerário formativo V, que se configura pela oferta da formação técnica e profissional, tem seus princípios afirmados,
dentre outros marcos legais, pela Resolução CNE/CEB nº 3/2018, consubstanciados pela Deliberação nº 04/21 – CEE/PR.
Considerando tais princípios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Desenvolvimento de programas educacionais inovadores e atualizados que promovam, efetivamente, a qualificação profissional dos estudantes.
( ) Oferta de habilitação profissional, tanto para o desenvolvimento de vida e carreira quanto para adaptar-se às novas condições ocupacionais e às exigências do mundo do trabalho contemporâneo.
( ) As instituições de ensino deverão considerar, na oferta, o contexto local e as possibilidades de oferta explicitadas no seu Projeto Político-Pedagógico.
A sequência está correta em
As propostas curriculares do novo ensino médio, organizadas a partir dos diferentes itinerários, demandam uma ampliação da jornada escolar e uma reorganização dos tempos e das grades curriculares. Diante do exposto, pode-se afirmar que a competência para definir a distribuição da carga horária da formação geral básica e dos itinerários formativos deve ser definida:
No ordenamento jurídico do novo ensino médio e nos documentos orientadores é recorrente a importância dada à relação entre o contexto local e a oferta dos itinerários; sobretudo, o de formação técnica e profissional.
Assinale, a seguir, a alternativa que melhor evidencia essa relação.
Na oferta de formação técnica e profissional como itinerário possível no novo ensino médio, recomenda-se o alinhamento do curso aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Esse alinhamento pretende que, ao final do ensino médio, alguns objetivos sejam alcançados. Analise se os objetivos apresentados a seguir atendem ao que se pretende com esse alinhamento.
I. Aumentar a empregabilidade dos jovens.
II. Dinamizar os setores com necessidade ou potencial de crescimento.
III. Agregar valor aos produtos locais.
Está correto o que se afirma em
Em seu Art. 35, §7, a Lei nº 13.415/2017, que reformou a etapa do ensino médio, apresenta o projeto de vida como um componente importante do currículo. “Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos,
cognitivos e socioemocionais.”
Diante do exposto, pode-se afirmar que projeto de vida é:
Segundo Kant, para que se possa fazer o julgamento de gosto, é preciso que o objeto desse julgamento gere, em nós, uma satisfação ou insatisfação totalmente desinteressada, isto é, não relacionada ao uso que o objeto possa ter para nós.
Kant também defendia a ideia de que:
Dialética advém do grego dialetiké. Não há um consenso sobre a origem do termo dentro da história da filosofia. A Dialética, principalmente, durante a Idade Média, perdeu força, configurou-se como secundária, ou como um método acessório ao método científico. Filósofos como Denis Diderot e Jean-Jacques Rousseau foram responsáveis pelo fortalecimento da dialética.
Assinale a, a seguir a alternativa que apresenta corretamente o nome do filósofo e uma breve descrição relacionada à sua ideia de dialética.
A bioética é campo de conhecimento multi e interdisciplinar que estuda a conduta humana nas ciências da vida e nos cuidados em saúde, à luz de valores e princípios morais. Interessa-se por ampla gama de eventos ocorridos desde o início até o término da existência humana. Sob a perspectiva da bioética, em relação à terminalidade da vida humana, é correto afirmar que:
Doxa e Episteme são duas palavras de origem grega. A diferenciação de concepções acerca do significado dessas palavras exerce um papel importante para entender a teoria de uma série de filósofos.
Em Platão:
O conhecimento científico é considerado conquista recente da humanidade. Atualmente, temos várias comunidades
científicas, indivíduos que se reconhecem e são reconhecidos como possuidores de conhecimentos específicos nas áreas da
investigação científica.
Nesse contexto: