Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para preparar uma solução aquosa de NaNO3, um técnico de laboratório utilizou 17g desse sal, transferiu para um balão de 500 mL e completou o seu volume com água. A solução por ele obtida apresenta a concentração molar de

Dados: MM (NANO3): 85 g/mol

O óxido de magnésio e o cloreto de sódio são substâncias em que seus arranjos moleculares se apresentam em forma de retículo cristalino cúbico. O tipo de ligação que forma essas moléculas e suas respectivas fórmulas moleculares são

Dados: Mg (Z=12), O (Z=8), Na(Z=11), Cl (Z=17)

As propriedades periódicas da tabela são aquelas que possuem relação direta com o número atômico dos elementos. Elas são importantes não apenas para organizar os elementos, mas também para revelar as características de cada um. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta apenas propriedades periódicas.

O tecido muscular, originário do mesoderme, possui células com capacidade de contração devido a atuação de filamentos de proteínas. A respeito do processo de contração muscular, assinale a alternativa correta.

Leia a notícia para responder as questões 115 e 116.

Vacina experimental contra HIV é aplicada em primeiros pacientes

A Moderna anunciou na última semana que os primeiros participantes de um ensaio clínico de Fase 1 de uma vacina experimental contra HIV foram vacinados. O teste, intitulado IAVI G002, está sendo conduzido em parceria com a International AIDS Vaccine Initiative (IAVI), uma organização de pesquisa científica sem fins lucrativos. A parceria está testando uma vacina que fornec antígenos específicos do HIV ao corpo com o objetivo de induzir uma resposta imune. Esses antígenos foram inicialmente desenvolvidos por pesquisadores da IAVI e da Scripps Research — organização de pesquisa médica sem fins lucrativos —, liderados pelo Dr. William Schief.
                                                                                                                                 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/saude/vacina-experimental-contra-hiv-eaplicada-em-primeiros-pacientes/

A notícia acima relata o esforço da comunidade científica com o desenvolvimento de vacinas contra o HIV. A respeito da imunização promovida pela vacina, assinale a alternativa correta.

Utilize a teia trófica abaixo para responder as questões 117 e 118.

A respeito dessas relações tróficas, é correto afirmar que

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Em relação à República, às oligarquias e à Política dos Governadores do estado de Goiás, assinale a alternativa INCORRETA.

Com a intenção de matar seu eterno rival, Pompeu Magno desferiu três facadas em Júlio César, fugindo do local em seguida. Socorrido e levado ao hospital pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a vítima foi imediatamente submetida a uma cirurgia de emergência, contudo não resistiu e veio a óbito. Ocorre que, realizada a perícia, concluiu-se que Júlio César faleceu por obra da imperícia médica do profissional responsável pela cirurgia. Diante do caso narrado, assinale a alternativa correta de acordo com o direito penal.

Sobre o fenômeno da recepção, assinale a alternativa correta.

Em relação ao Tribunal do Júri, assinale a alternativa correta.

O prefeito de determinado município celebrou, dolosamente, parceria entre a administração pública e a entidade privada “JJ”, sem observar as formalidades legais aplicáveis à espécie. Descoberto o caso alguns meses depois pelo observatório local, encaminhou-se, ao Ministério Público, cópia do respectivo processo administrativo, que, após minuciosa análise, denunciou o prefeito municipal por ato de improbidade administrativa. Nos termos da Lei Federal nº 8.429/1992, é correto afirmar que a conduta perpetrada tipificou ato de improbidade administrativa que

Texto


         Eu tinha uns quatro anos no dia em que minha mãe morreu. Dormia no meu quarto, quando pela manhã me acordei com um enorme barulho na casa toda. Eram gritos e gente correndo para todos os cantos. O quarto de dormir de meu pai estava cheio de pessoas que eu não conhecia. Corri para lá, e vi minha mãe estendida no chão e meu pai caído em cima dela como um louco. A gente toda que estava ali olhava para o quadro como se estivesse em um espetáculo. Vi então que minha mãe estava toda banhada em sangue, e corri para beijá-la, quando me pegaram pelo braço com força. Chorei, fiz o possível para livrar-me. Mas não me deixaram fazer nada. Um homem que chegou com uns soldados mandou então que todos saíssem, que só podia ficar ali a polícia e mais ninguém.
        Levaram-me para o fundo da casa, onde os comentários sobre o fato eram os mais variados. O criado, pálido, contava que ainda dormia quando ouvira uns tiros no primeiro andar. E, correndo para cima, vira meu pai com o revólver na mão e minha mãe ensanguentada. “O doutor matou a dona Clarisse!” Por quê? Ninguém sabia compreender.
                                                                                                                                                                                                                                                                 (REGO, José Lins do. Menino de Engenho. São Paulo: Global Editora, 2020.)

O vocábulo “todo”, flexionado ou não, é empregado de forma recorrente no primeiro parágrafo do texto. Assinale a alternativa em que ele possui um caráter adverbial.

A ______ é uma aliança formada por 30 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido e França. A organização passou para o centro das discussões da diplomacia internacional em meados de abril e ao longo de maio de 2022 devido à possibilidade de adesão da Finlândia e da Suécia, em meio à Guerra na Ucrânia. A Rússia é contrária à entrada dos dois países na Otan. A organização foi criada em 1949, no período da chamada Guerra Fria, sob a liderança dos EUA em oposição à extinta ______ (adaptado de G1, 2022). Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282