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Folha de respostas:

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Leia o fragmento a seguir, relacionado aos créditos adicionais:

“Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos __________ ou __________, com prévia e específica autorização legislativa.”

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Uma determinada organização pública utiliza o Balanced Scorecard como ferramenta em sua gestão estratégia. Ao longo dos últimos seis meses, os diretores de finanças, operações e recursos humanos reuniram-se quinzenalmente com suas equipes para garantir o alinhamento de metas e resultados estratégicos, além de identificar problemas operacionais e soluções.

A etapa da administração estratégica a que essa situação faz referência é a de:

Python possui recursos específicos que facilitam a programação, como o uso de list comprehensions.

Com base nisso, assinale a opção que indica a principal vantagem do uso de list comprehension em Python em comparação com um loop for convencional para criar listas.

Uma forma de reconhecer os vestígios deixados pelos criminosos, utilizada em larga escala e com resultados bastante satisfatórios, é o uso de moléculas presentes nas células e que são únicas para cada ser vivo: é o DNA.

Em uma cena de crime foi encontrado um fio de cabelo de onde se podia extrair DNA. Existiam três suspeitos (indivíduos A, B e C), cujos DNAs foram coletados para análise.

Os mesmos três loci foram analisados, comparando as amostras dos três suspeitos (A, B e C) e do DNA encontrado na cena do crime (F).Na imagem vemos os resultados em que se usou a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a eletroforese em gel.

(Adaptado de ALBERTS et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.)

Embora pessoas diferentes possam ter várias bandas em comum, o padrão geral é bastante distinto para cada pessoa. Assim, podemos dizer que o(s) indivíduo(s) que, pelo DNA, pode(m) ser eliminado(s) da investigação é(são):

Ana compareceu a determinada repartição pública estadual e requereu a expedição de certidão, visando à defesa de uma situação de interesse pessoal, o que foi devidamente esclarecido em seu requerimento. A autoridade competente, em seu despacho inaugural, determinou que Ana providenciasse a juntada aos autos do comprovante de recolhimento da taxa de expediente, o que possibilitaria a análise do seu requerimento.

Antes de realizar o recolhimento da taxa, Ana analisou a Constituição da República, tendo concluído, corretamente, que a referida exigência é:

O Corregedor-Geral de Polícia Civil ministrou, na Academia de Polícia, uma palestra aos novos peritos criminais, tendo como objeto as possíveis penalidades aplicáveis aos servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.

Nesse cenário, considerando as disposições da Lei Estadual nº 5.406/1969, assinale a afirmativa correta.

A balística é o ramo da Mecânica que estuda os projéteis, sendo fundamental a compreensão dos movimentos que interferem na sua aerodinâmica.

Nesse sentido, associe os movimentos a seguir às respectivas definições.

1. Nutação
2. Precessão
3. Rotação
4. Translação

( ) Movimento ocasionado pela raiação do cano da arma.
( ) Movimento que corresponde ao deslocamento do projétil pelo ar, em forma parabólica.
( ) Movimento vibratório de pequena amplitude na base do projétil, durante o movimento cônico de precessão.
( ) Movimento em que é gerada uma evolução cônica de revolução do projétil na base e cujo vértice é a extremidade anterior da ogiva.

Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.

Na produção de textos, devemos ter cuidado com o emprego do gerúndio.
Assinale a opção que indica a frase em que ele está bem empregado.

Em uma operação policial, exatos quatro pacotes foram apreendidos por conterem substâncias ilegais.

Esses pacotes e as suas respectivas massas são:

• Pacote A: 300 g
• Pacote B: 450 g
• Pacote C: 350 g
• Pacote D: 480 g

Dois dos pacotes continham apenas a substância ilícita S1 e os demais, apenas a substância ilícita S2.

Os pacotes que continham a substância S1, juntos, totalizaram 20 gramas a menos do que a massa total dos outros dois pacotes.

Nos pacotes A e B, a quantidade de substância ilícita correspondeu a 60% das massas dos respectivos pacotes. Nos pacotes C e D, a quantidade de substância ilícita correspondeu a 40% das massas dos respectivos pacotes.

Pode-se concluir corretamente que, nessa operação, a quantidade apreendida de substância S1, quando comparada à quantidade apreendida de substância S2, foi:

A descoberta da Penicilina G ou Benzilpenicilina e o seu subsequente uso terapêutico representou um marco na terapia medicamentosa, pois o seu surgimento no passado produziu uma acentuada redução da mortalidade.

Assinale a opção que indica as funções orgânicas presentes nessa molécula.

Um dos problemas mais graves da escrita é a presença de ambiguidades.
Assinale a opção que mostra a frase que não apresenta esse tipo de problema.

Assinale a opção que apresenta a frase que se insere entre os textos de tipo argumentativo.

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma que organiza o código em torno de objetos e classes, utilizando conceitos como herança e polimorfismo para promover reutilização e flexibilidade.

Assinale a opção que descreve corretamente o conceito de polimorfismo em POO.

A segurança da informação é uma preocupação fundamental para organizações de todos os portes e setores, garantindo a proteção de dados e a continuidade das operações. As normas NBR ISO/IEC 27001:2013 e 27002:2013 fornecem diretrizes importantes para implementar e gerenciar um sistema de gestão de segurança da informação (SGSI).

Assinale a opção que representa corretamente o principal objetivo da norma NBR ISO/IEC 27001:2013.

Quem nunca se deparou com alguma antiga anotação e se frustrou por não conseguir entender a própria 
caligrafia? A triste verdade: estamos esquecendo como escrever à mão! 
Escrever à mão está entre as técnicas culturais mais importantes da evolução humana. Milhares de anos atrás, 
as informações eram esculpidas em argila ou pedra, ou escritas com tinta em folhas de palmeira, pergaminho ou 
papiro. Até a invenção da imprensa, a escrita à mão era a única maneira de registrar a linguagem em qualquer meio 
que fosse. 
A escrita mais antiga de que se tem conhecimento tem cerca de 5 mil a 6 mil anos: desenvolvida pelos sumérios 
no atual Iraque, a escrita cuneiforme era utilizada na administração do comércio. Essa escrita pictórica consistia em 
cerca de 900 pictogramas e ideogramas, ou seja, símbolos e sinais que eram riscados em tábuas de argila úmida com 
pedaços de madeira. Com o tempo, essa "caligrafia" evoluiu para várias fontes e também para nosso alfabeto 
moderno. 
Ao contrário da fala, a escrita antigamente era reservada apenas a uma minoria: a nobreza, os intelectuais e os 
comerciantes. O fato de tantas pessoas saberem ler e escrever hoje em dia é resultado da introdução da escolaridade 
obrigatória no século XX. 
Nestes tempos virtuais, nós nos limitamos a digitar em computadores e smartphones e, quando muito, 
fazemos uma lista de compras ou poucas outras anotações à mão. Raramente — ou com certa relutância — nos 
comunicamos por meio de canetas e papel, enquanto a comunicação por e-mails, mensagens de texto ou —
sobretudo entre os mais jovens — por mensagens de voz virou a regra. 
Em plena era digital, agora nos parece extremamente tedioso escrever um texto mais longo à mão. Para que 
um cartão de aniversário ou uma carta sejam escritos de forma particularmente bela, é necessário dedicar toda nossa 
concentração. 
Desde crianças, aprendemos a escrever à mão da forma mais correta e ordenada possível. Embora todas as 
crianças aprendam as mesmas letras, a escrita de cada um é sempre muito particular. Durante a adolescência e o 
início da fase adulta, nossa caligrafia costuma mudar significativamente, mas depois disso ela permanece 
praticamente a mesma para a maioria das pessoas — cada um desenvolve uma caligrafia única. 
Mas sem prática e controle, a caligrafia só tende a piorar. Problemas de caligrafia são há muito um problema 
da sociedade como um todo, e não apenas dos estudantes, como muitas vezes se supõe. A caligrafia correta e legível, 
afinal, passa por uma verificação na escola. 
Ainda assim, a Associação Alemã de Educação e Formação vem há anos reclamando do declínio das 
habilidades de escrita e do aumento dos déficits motores entre crianças em idade escolar. De acordo com o Estudo 
sobre o desenvolvimento, os problemas e as intervenções na questão da caligrafia (STEP 2022), cada vez mais crianças 
estão tendo dificuldades para escrever de forma rápida e legível. E os lockdowns e a prática de ensino domiciliar 
durante a pandemia do coronavírus só pioraram a situação. 
À medida que as pessoas envelhecem, durante a adolescência e no início da idade adulta, a caligrafia tende a 
se tornar cada vez mais ilegível — também por causa da falta de prática e controle. 
Digitar em um teclado é imbatível, especialmente para textos mais longos, pois a estrutura do texto pode ser 
alterada conforme desejado. A correção automática também elimina erros banais, tornando a escrita mais rápida, 
mais legível e menos cansativa. 
A escrita à mão, por outro lado, desafia o cérebro mais do que a digitação e, portanto, promove o aprendizado. 
Além disso, ao se escrever, o cérebro compara a escrita resultante com modelos aprendidos das letras e palavras e 
ajusta a posição dos dedos em tempo real. Olhos e cérebro monitoram constantemente se os dedos estão segurando 
a caneta corretamente, aplicando a quantidade certa de pressão, e se claras linhas são criadas ao escrever. Isso requer 
uma coordenação muito precisa entre os processos visuais e motores. É essa combinação de informação visual e 
processamento de informação que promove o aprendizado. 
De fato, a escrita à mão é mais lenta do que a digitação, mas isso não é necessariamente uma desvantagem. A 
lentidão natural nos obriga a processar informações de forma mais intensiva. 
Resumimos o que ouvimos ou pensamos com mais clareza, destacamos palavras-chave ou citações concisas, 
às vezes usamos setas ou marcadores para estabelecer conexões e, geralmente, nos envolvemos mais intensamente 
com o conteúdo, retendo-o em nossa memória por mais tempo. 

Internet: <https://g1.globo.com > (com adaptações)

Assinale a alternativa que apresenta uma reescrita que é gramaticalmente correta e mantém o sentido do seguinte trecho do texto: “desenvolvida pelos sumérios no atual Iraque, a escrita cuneiforme era utilizada na administração do comércio.” (linhas 7-8).

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