Considere a tirinha abaixo:
Com base na tirinha, assinale a alternativa correta.
O texto a seguir é referência para a questões.

Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes sentenças:
Segue(m) as regras de regência da língua portuguesa:
Ao inspecionar a cor, a condição e a localização das lesões por pressão de um paciente sob seus cuidados, o enfermeiro realiza a avaliação do plano de cuidados. A respeito do assunto, considere as seguintes ações:
É/São indicador(es) que reflete(m) a capacidade do enfermeiro em realizar essa etapa da sistematização da assistência o(s) item(ns):
A aspiração traqueal permite a redução de secreções em paciente com ventilação mecânica invasiva. A respeito desse procedimento, é correto afirmar:
Ao registrar informações incompletas, imprecisas ou inverídicas sobre a assistência de enfermagem prestada à pessoa, família ou comunidade, o enfermeiro está infringindo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução
COFEN 0564/2017). A respeito do assunto, considere as seguintes penalidades:
1. Multa.
2. Advertência.
3. Censura.
4. Suspensão do exercício profissional.
É/São penalidade(s) cabível(eis) a esse tipo de infração:
A Resolução COFEN nº 429/2012 dispõe sobre o registro das ações profissionais no prontuário do paciente, incluindo o prontuário eletrônico. São ações a serem registradas no prontuário, EXCETO:
Associe as sentenças que seguem considerando a prática extensionista no contexto dos desafios da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os princípios da extensão no IFSC:
1. Impacto e transformação social a partir da educação.
2. Desenvolvimento integral do discente.
3. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
4. Aproximação contínua dos extensionistas com o mundo do trabalho e inserção socioprofisional discente.
5. Responsabilidade socioambiental dos extensionistas.
6. Interdisciplinaridade.
7. Contribuição à superação das desigualdades sociais e ao desenvolvimento regional.
( ) Projetos integradores, ações de pesquisa como princípio educativo, empresas juniores, projetos de extensão e de ensino curriculares e extracurriculares.
( ) Lei da aprendizagem, programa de estágios e acompanhamento de egressos.
( ) Diálogo entre os diversos currículos e áreas do conhecimento.
( ) Melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
( ) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
( ) Melhoria do Índice de Gini; eliminação de práticas discriminatórias; questões de gênero; políticas de migração; fortalecimento dos territórios.
( ) Acesso à cultura e ao esporte, com estímulo ao pensamento crítico.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Associe os tipos de atividades de extensão regulamentadas pela Resolução 61/2016 do Conselho Superior do IFSC com uma das propostas de definição:
(1) Intervenção pontual, sem continuidade e que preferencialmente integra outra atividade.
(2) Formação inicial e continuada de trabalhadores, para elevação da escolaridade.
(3) Iniciativas processuais, coerentes e contínuas que, articuladas, visam ao cumprimento de objeto único em prazo determinado.
(4) É a atividade que se caracteriza por ser decorrente do fazer extensionista, sempre resultado de uma outra atividade de extensão com registro institucional.
(5) Conjunto integrado de outras atividades de extensão, de caráter contínuo, regular, multidisciplinar.
(6) Atividade pedagógica de caráter teórico e prático, de oferta não periódica com objetivos, carga horária, ementa, cronograma e critérios de avaliação definidos em formulário próprio.
( ) Curso
( ) Produto
( ) Projeto
( ) Evento
( ) Programa
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, excetuando uma das propostas de definição, é:
O Instituto Federal de Santa Catarina no processo de institucionalização da modalidade a distância estabelece segundo a legislação vigente resoluções e portarias internas que normatizam as diretrizes para a oferta de cursos e componentes curriculares na modalidade a distância na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, de Graduação e Pós-Graduação.
Considerando a especificidade desta modalidade de ensino analise as características das afirmações abaixo:
I. A educação a distância se caracteriza de acordo com a legislação vigente, como modalidade, na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em espaços ou tempos diversos.
II. Conforme a Portaria nº 1.428, de 28 de Dezembro de 2018, as Instituições de Ensino Superior que possuam pelo menos um curso de graduação presencial reconhecido poderão introduzir entre 20% a 60% da carga horária total do curso em disciplinas na modalidade a distância.
III. Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância poderão ter as atividades presenciais realizadas em locais distintos da sede ou dos polos de educação a distância
IV. Os cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade de Educação a Distância estabelecerão, em seus respectivos projetos pedagógicos, os percentuais mínimos de atividades presenciais necessários para o cumprimento da formação técnica pretendida.
V. Na modalidade de educação de jovens e adultos é possível oferecer até 80% (oitenta por cento) de sua carga horária a distância, tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo.
Assinale a opção CORRETA:
São considerados fatores clínicos associados à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS):
I. Atividade aumentada do sistema nervoso simpático ligada à disfunção do sistema autônomo;
II. Reabsorção renal de sódio, cloreto e água aumentada;
III. Atividade aumentada do Sistema renina-angiotensina-aldosterona que resulta em diminuição do líquido extracelular;
IV. Vasodilatação diminuída das arteríolas ligadas a alguma disfunção endotelial;
Assinale a alternativa CORRETA:
Baseado na Resolução do COFEN 557/2017 que normatiza a aspiração de vias aéreas, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) A aspiração de vias aéreas em pacientes em unidades de emergência, unidade de terapia intensiva, semi intensivas, ou demais unidades de assistência, deverão ser executadas pelo enfermeiro conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
( ) Os pacientes internados em unidades de emergência, sala de estabilização e demais unidades de assistência que necessitem de aspiração de vias aéreas e sejam classificados como graves, deverão ser aspirados privativamente pelo enfermeiro, mesmo estando sem respiração artificia, exceto em situações de emergência.
( ) O Técnico em enfermagem não poderá aspirar os pacientes em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva, sendo ela em uso hospitalar, domiciliar ou em atendimento ambulatorial.
( ) A aspiração de vias aéreas em pacientes intubados ou com traqueostomias deve ser realizada privativamente pelo enfermeiro, sendo em unidade de terapia intensiva, emergência ou demais unidades de assistência.
( ) Os pacientes classificados como não graves com necessidade de aspiração de vias aéreas, que estejam internados em unidades de internação, atendimentos domiciliar poderão ser aspirados pelo Técnico em Enfermagem, desde que previamente avaliado pelo Enfermeiro, que fará a prescrição desse procedimento.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
As drogas vasoativas são comumente empregadas nos pacientes graves e hemodinamicamente instáveis. Assinale qual droga comumente utilizada em Unidade de Terapia Intensiva apresenta as seguintes características: é uma catecolamina sintética, pode promover diminuição da resistência arterial periférica, aumentar o volume sistólico e o débito cardíaco. É indicada na Insuficiência Cardíaca congestiva.
De acordo com os parâmetros de hipertensão arterial na gestação analise as afirmações:
I. Na hipertensão arterial na gestação observa-se níveis tensionais absolutos iguais ou maiores do que 140mmHg de pressão sistólica e iguais ou maiores do que 90mmHg de pressão diastólica, mantidos em medidas repetidas, em condições ideais, em pelo menos três ocasiões. Este conceito é mais simples e preciso. A pressão diastólica deve ser identificada pela fase V de Korotkoff.
II. A pré-eclâmpsia é caracterizada pelo aparecimento de hipertensão arterial sistêmica e proteinúria (> 300 mg/24h) após a 20ª semana de gestação em mulheres previamente normotensas;
III. A eclâmpsia corresponde à pré-eclâmpsia complicada por convulsões que podem ser atribuídas a outras causas.
IV. As alterações hipertensivas da gestação estão associadas a complicações graves fetais e maternas e a um risco maior de mortalidade materna e perinatal. Nos países em desenvolvimento, a hipertensão gestacional é a principal causa de mortalidade materna, sendo responsável por um grande número de internações em centros de tratamento intensivo.
V. A hipertensão gestacional é caracterizada por hipertensão arterial sistêmica detectada antes da 12ª semana, sem proteinúria, podendo ser definida como “transitória" (quando ocorre normalização após o parto) ou “crônica" (quando persistir a hipertensão).
Assinale a alternativa CORRETA:
O avanço tecnológico das últimas décadas proporcionou melhorias na qualidade da saúde da população e redução nas taxas de mortalidade de um número considerável de doenças. Entretanto, grande oferta destas novas tecnologias torna necessário que, além dos benefícios, seus riscos e custos sejam avaliados no processo de tomada de decisão para disponibilizá-las ao sistema de saúde, promovendo o uso racional de tecnologias (CAPUCHO et al, 2012). Uma das consequências desse processo é aumento das ações judiciais no SUS, com o intuito de garantir ao cidadão o acesso a serviços e produtos, o que gera um impacto financeiro importante como observado na figura abaixo:
Sobre este tema, analise as afirmações apresentadas a seguir:
I. A judicialização é uma forma de acesso às ações e serviços públicos de saúde.
II. A Judicialização quando utilizada de forma indevida, gera efeitos negativos, com impactos orçamentários e financeiros capazes de afetar a execução das políticas públicas de saúde, destacando-se as ações judiciais na área de assistência farmacêutica e oncológica.
III. A análise do gráfico acima demonstra um crescimento de 100% dos gastos da União para o período de 2006 a 2015.
IV. Os primeiros passos para a institucionalização do processo de incorporação de tecnologias no âmbito da gestão federal da saúde ocorreu em 2006, com a criação da Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde (CITEC).
V. Não há no Brasil, legislação ou normatização sobre a inclusão de novas tecnologias no SUS.
Assinale a opção CORRETA: