Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem à criança com diarreia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nas últimas duas décadas, ocorreu expressiva redução na mortalidade de crianças com idade inferior a cinco anos por diarreias infecciosas, em nível global.
Com relação a situações de violência contra crianças, julgue o seguinte item.
Situação hipotética: Uma criança que estava chorando muito foi levada pela mãe a um serviço de saúde, a qual relatou que a criança foi agredida pelo pai por ter tido baixo rendimento escolar. No exame, não foram observadas lesões corporais. Assertiva: Nessa situação, os fatos descritos não permitem considerar que tenha havido violência física contra a criança.
A respeito da suplementação de nutrientes para as crianças, julgue o item subsequente.
A orientação dietética à família da criança que recebe suplementação de ferro é evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio, que interfere negativamente na absorção do ferro dos alimentos, ao passo que o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, favorece a absorção do ferro contido nos alimentos de origem vegetal.
No que se refere a doenças prevalentes na infância e na adolescência, julgue o item subsecutivo.
A monitoração do excesso de peso em relação à altura não é um indicador válido para o diagnóstico de obesidade infantil, já que o indicador recomendado pelo Ministério da Saúde é a relação do peso com a idade.
No que se refere a doenças prevalentes na infância e na adolescência, julgue o item subsecutivo.
Os geo-helmintos que causam maior carga de morbidade e para os quais existem técnicas de diagnóstico e medidas de controle comprovadamente viáveis são o Ascaris lumbricoides, o Trichuris trichiura e os ancilostomídeos Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
O texto 1 é uma pequena notícia de primeira página de O Globo, cujo conteúdo é ampliado em reportagem no interior do jornal.
A marca mais característica de ser este um texto resumido é:
Ao dizer que o cientista inglês “virou um ícone pop”, o autor do texto 1 quer dizer que ele:
“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente".
Esse segmento do texto 2 mostra que nossa linguagem cotidiana:
A frase do texto 2 em que o vocábulo sublinhado mostra uma função sintática diferente das demais, por ser núcleo de função, é:
Na comparação entre inteligência e sabedoria, realizada no texto 2, a afirmação adequada ao que é expresso no texto é:
João, Analista Administrativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no exercício da função, causou danos morais a Joana, parte autora em determinado processo judicial, cujos autos foram extraviados por culpa de João. Em razão de tais fatos, Joana obteve êxito em ação indenizatória aforada em face do Estado de Santa Catarina.
Na hipótese narrada, o poder público estadual:
Ao dar entrada em uma unidade pública de saúde, uma paciente foi atendida preferencialmente, passando à frente de pacientes que estavam aguardando atendimento e que tinham uma classificação de risco mais grave. Após reclamações, soube-se que o privilégio no atendimento se deu por tratar-se de amiga de um deputado influente na cidade.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, a conduta feriu diretamente o seguinte princípio do SUS:
Em um determinado município foram registrados 50 casos novos de hanseníase em 2017, além de 150 casos com tratamento em curso.
Com base nesses dados, conclui-se que nesse município, em 2017:
Um profissional de saúde está fazendo um levantamento sobre “taxa de mortalidade na infância".
No curso da pesquisa, ele precisou rever os dados, pois foram considerados óbitos de crianças até 8 anos e esse indicador diz respeito ao número de óbitos de crianças:
Durante o atendimento o enfermeiro verificou que o paciente apresentava alguns sinais de ventilação inadequada, chegando ao diagnóstico de “padrão respiratório ineficaz". Para isso, foram consideradas, entre outras, algumas características definidoras desse diagnóstico.
Uma dessas características é: