Com relação à biossegurança em um serviço de hemoterapia, julgue o item a seguir.
Os tubos de ensaio com amostra de sangue proveniente da coleta de sangue de doadores e(ou) de aférese devem ser descartados/acondicionados em recipientes impermeáveis com tampa que permitam o transporte seguro do local de origem até o local de tratamento interno ou externo — por autoclavação, micro-ondas ou incineração — e identificados com símbolo de risco biológico; depois de tratados devem ser acondicionados em sacos vermelhos e encaminhados para a disposição em aterro sanitário.
A respeito da gestão de qualidade laboratorial, julgue o item subsequente.
O serviço de hemoterapia deve possuir equipamentos suficientes e compatíveis com as atividades realizadas, devidamente identificadas, bem como estabelecer programa que inclua qualificação, calibração, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e instrumentos, mantendo os respectivos cronogramas e registros.
Dois pacientes, A e B, adultos, do sexo masculino, foram submetidos à realização de hemograma. Nesse exame, os pacientes apresentaram os eritrogramas mostrados a seguir.
Considerando os dados dos eritrogramas e os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue o item que se segue.
Caso seja realizado eletroforese de hemoglobina no paciente A e a alteração detectada for a presença de hemoglobina H, então o paciente deverá ser diagnosticado como portador de β-talassemia.
No que diz respeito ao sistema hematopoiético e à produção das células sanguíneas, julgue o item subsecutivo.
A eritropoetina é um fator de crescimento regulador da eritropoiese que pode ser administrada terapeuticamente na forma recombinante em casos de anemia da insuficiência renal crônica e autotransfusão.
Com relação à aplicação da biologia molecular no campo da hematologia, julgue o item a seguir.
A técnica de reação em cadeia da polimerase pode ser aplicada para elucidação diagnóstica da anemia falciforme, talassemia, leucemia mieloide crônica e leucemia promielocítica aguda.
No que concerne à hemostasia e à coagulação, julgue o item que se segue.
Caso um paciente adulto do sexo masculino com hematócrito de 34% tenha de ser submetido à coleta de sangue para estudo da coagulação, o anticoagulante usado deverá ser o citrato de sódio, respeitando-se a proporção 9:1 entre sangue e o anticoagulante.
Julgue o item a seguir, com relação à imuno-hematologia e hemoterapia.
Em caso de reação transfusional, caracterizam atribuições do enfermeiro interromper a transfusão; investigar condições cardiorrespiratórias do paciente; observar débito urinário; e verificar se não houve troca na instalação do hemocomponente.
Acerca da regulamentação técnica de bancos de sangue, julgue o próximo item.
As unidades de células progenitoras hematopoiéticas oriundas de medula óssea e sangue de cordão umbilical que necessitem de criopreservação devem ser armazenados em temperatura de 80 ºC.
No que concerne à interpretação do hemograma, à fisiopatologia e ao tratamento das leucemias, julgue o item subsequente.
Na leucemia linfoide aguda, a sobrevida de adultos é superior à sobrevida de crianças.
Julgue o item subsequente, com relação ao desenvolvimento e crescimento infantil.
Doenças diarreicas no primeiro ano de vida são comumente associadas a mamadeiras mal higienizadas e à ocorrência de contaminações de alimentos complementares.
Julgue o item a seguir, acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido.
A frequência cardíaca é o principal parâmetro que determina a indicação e a eficácia da reanimação.
Julgue o item subsequente, referente à anamnese e ao exame físico.
É importante verificar a caderneta de vacinação nas consultas de rotina; caso haja intercorrências na aplicação, deverá ser feita a anotação no prontuário clínico.
Julgue o item subsequente, referente à anamnese e ao exame físico.
Uma das causas mais comuns de diminuição da acuidade visual em crianças é a ambliopia.
Acerca dos indicadores nas diferentes fases de crescimento e desenvolvimento, julgue o item subsequente.
Na criança normossômica a relação entre o peso e a altura determina uma compleição harmônica.
A asma é uma das afecções crônicas mais comuns que afeta tanto crianças como adultos. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
Uma criança de quatro anos de idade que chega ao serviço de saúde com tosse e sibilância, pela primeira vez, deve ser encaminhada ao programa de asma, pois, como o diagnóstico de asma em crianças menores de cinco anos de idade é eminentemente clínico, basta um episódio de sibilância para a criança ser considerada asmática.