Em relação ao cateter intravenoso, a ANVISA recomenda prazo para a troca desse dispositivo. A troca do cateter periférico de poliuretano deve ser feita a cada:
O Programa Nacional de Imunização apresenta as indicações e contraindicações das vacinas e dos cuidados necessários para esse procedimento. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras “V" ou falsas “F" as seguintes afirmativas:
( ) A ocorrência de febre acima de 38,5 ºC após a administração de uma vacina não constitui contraindicação à dose subsequente.
( ) O uso de corticoides por via inalatória ou tópicos ou em esquemas de altas doses em curta duração (menos de 14 dias) constitui contraindicação de vacinação.
( ) No recém-nato prematuro, deve ser usada a idade corrigida para administrar as vacinas próprias da idade.
( ) Não deve ser indicado o uso de paracetamol antes ou imediatamente após a vacinação, para não interferir na imunogenicidade da vacina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Tradicionalmente, os sinais e sintomas de gravidez são agrupados nas seguintes categorias: presunção, probabilidade e certeza. Em relação aos sinais e sintomas da gravidez, assinale a alternativa correta.
Sobre os fatores fisiológicos que influenciam a dor, é correto afirmar:
Com relação aos termos destacados em “Os smartphones emitem uma luz azul prejudicial", é correto afirmar que, na frase em questão, tratam-se, respectivamente, de:
No que se refere à investigação de surto de bactérias multirresistentes, julgue o item que se segue.
Cirurgias contaminadas são todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão em presença de processo infeccioso (supuração local) e(ou) tecido necrótico.
Em relação à história e ao desenvolvimento das políticas públicas e de saúde no Brasil, julgue o item a seguir.
A Constituição Federal de 1988 aprovou a criação do SUS, reconhecendo a saúde como um direito a ser assegurado pelo Estado; a visão de saúde ficou atrelada à promoção e prevenção da saúde, em seus primórdios.
Pós-graduação faz mal à saúde
(por Thomaz Wood Jr. — publicado 10/06/2018 – adaptado)
“Segundo a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Brasil tinha, em 2017, 2,2 mil programas de doutorado, 3,4 mil de mestrado acadêmico e 703 de mestrado
profissional. Conforme compilação da revista Galileu, em 2016 foram defendidas quase 80 mil teses e dissertações, metade delas na Região Sudeste. [...]
O índice é relevante, porque a formação em pós-graduação impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento. Para os indivíduos, há uma relação direta e positiva entre formação, emprego e salário. Nas últimas décadas, o título de doutor, antes reservado a cientistas, tornou-se objeto de desejo de professores não pesquisadores ansiosos para garantir emprego e melhores salários e por
profissionais do mercado interessados em alternativas de carreira supostamente mais estáveis ou recompensadoras.
Entretanto, para muitos o sonho do título transforma-se em pesadelo. Orientadores distantes, infraestrutura precária para desenvolvimento da dissertação ou da tese e falta de apoio financeiro podem fazer dos anos de pósgraduação um martírio intransponível.
Além disso, os candidatos enfrentam as dificuldades inerentes ao processo: os desafios de assimilar e dominar o estado da arte do conhecimento e construir uma contribuição científica e, cada vez mais, a exigência de gerar um impacto prático. Afinal, formar um mestre ou um doutor custa muito dinheiro, geralmente dinheiro público.
Assim, de um lado, os pós-graduandos precisam atender a parâmetros globais de qualidade em seu trabalho e, de outro, enfrentam formação básica deficiente e falta de recursos, fruto de idiossincrasias
locais. Equilibrar a equação não é trivial. Para um número significativo de candidatos, a produção de uma dissertação ou tese é uma transição sofrida, cheia de expectativas e dúvidas, um fosso escuro do qual não há certeza de emergir.
A pós-graduação é, por tudo isso, um contexto propício para gerar doenças psicossomáticas. De fato, estudos científicos sobre o tema indicam que doutorandos constituem população especialmente sujeita a ansiedade e depressão. O mal afeta os trópicos e muito além.”
De acordo com as ideias do texto, é correto afirmar, EXCETO:
Aprimorar e implantar as Redes de Atenção à Saúde nas regiões de saúde é um dos objetivos da Programação Anual de Saúde (PAS) do Ministério da Saúde em 2018. São atividades relacionadas ao objetivo descrito, EXCETO:
São José do Barreiro se destaca na:
A Fazenda Pau D`Alho foi planejada para:
Observe os pares de palavras e assinale o que não constitui antônimos entre si:
Levando-se em consideração os processos de formação de palavras, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª e assinale a alternativa correspondente:
(1) justaposição ( ) inválida
(2) aglutinação ( ) pernalta
(3) derivação prefixal ( ) passatempo
(4) parassíntese ( ) esverdear
A sequência obtida foi:
Em “Estudou como se fosse passar de ano.", há um exemplo de :
O acordo internacional firmado entre países da ONU –Organização das Nações Unidas, que visa a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa e que resultam no aquecimento global é conhecido como: