Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

São responsabilidades e deveres dos profissionais de enfermagem, EXCETO:

Segundo os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), a frequência respiratória normal para uma criança de 3 meses é:

São características do Diabetes tipo I, EXCETO:

Texto para responder à questão.

O fragmento em análise, de Joaquim Ferreira dos Santos, em que há referência a um fato sócio-histórico — a escrita —, apresenta característica marcante do gênero crônica ao:

Texto para responder à questão.

“A propósito, eu disse para a menina, PERCA A RAZÃO quando lhe aparecer um clichê desses pela frente.”, o uso do verbo no imperativo no trecho destacado, considerando o contexto, assume um caráter:

Texto para responder à questão.

Sobre o texto, pode-se afirmar que: I. a autora embebe-se em frases ininteligíveis que transcendem as palavras e as frases. II. a palavra representaria um obstáculo, uma “maldição”, seria também a única saída, a própria “salvação”. III. o ato de escrever é um gesto inevitável que está acima da vontade e das preferências pessoais do autor. Está correto apenas o que se afirma em:

Texto para responder à questão.

Comparando os advérbios usados por Clarice, percebe-se como ela opõe o impulso que surge de livre vontade àquilo que pode ser casualmente aproveitado. Esses advérbios estão, correta e respectivamente, apontados em:

Com relação aos antibióticos de uso odontológico, está correto afirmar:

Assinale a alternativa INCORRETA com relação aos possíveis fatores etiológicos para os flare-ups endodônticos:

Com relação aos movimentos dos instrumentos endodônticos, assinale a alternativa INCORRETA:

O periodonto consiste em tecidos de recobrimento e suporte do dente: gengiva, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar. O periodonto está sujeito a variações morfológicas e funcionais, assim como as mudanças associadas à idade. Em relação ao periodonto normal as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

A alfabetização não é um processo individual, pressupõe a interação com o outro, uma vez que a criança interage com outras crianças e com o professor, que tem o papel de planejar e mediar à aprendizagem. Essa afirmação trata de uma perspectiva:

"0 currículo, nesse sentido, tem a ver menos com a seleção e organização de conteúdo e mais com as experiências socioculturais que fazem da escola um terreno de luta e contestação para se criar e produzir cultura."

(LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea).

O trecho apresentado refere-se ao currículo:

Ao alterar o cotidiano profissional e das classes sociais que demandam sua intervenção, o assistente social utiliza os meios, os instrumentos necessários, e assim, criam, adequam as condições existentes, para atingir sua intencionalidade. A capacidade técnica do assistente social o possibilita fazer o uso dos meios e instrumentos, para responder a uma determinada finalidade. Assim sendo, leia com atenção as afirmativas a seguir, e marque a resposta correta:

I. A instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social quanto categoria constitutiva. É um modo de ser de todo trabalho do assistente social.

II. Todo trabalho social (e seus ramos de especialização — por ex. o Serviço Social) possui instrumentalidade, a qual é construída e reconstruída na trajetória das profissões pelos seus agentes.

III. A instrumentalidade expressa uma intencionalidade, a despeito de sua racionalidade, ela se materializa nos instrumentos de trabalho, interferindo no nível da reprodução social.

IV. A instrumentalidade é parte do processo de trabalho para alcançar uma finalidade, isto significa que todo trabalho possui teleologia, mas não constitui a instrumentalidade e o seu conjunto dos instrumentos.

Sobre as três vertentes que emergiram no bojo do movimento de reconceituação do Serviço Social brasileiro é correto afirmar.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282