O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) consiste no principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Os principais itens que correspondem à estrutura básica do Sistema são, exceto:
O Serviço Social constitui-se uma profissão essencialmente interdisciplinar, já que não conta com uma teoria própria e sim dialoga com diversas teorias, na busca de compreender e responder às questões e dilemas oriundas da questão social engendradas na sociedade capitalista. Sobre a interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo e identifique a opção INCORRETA:
Sobre o fazer do/a assistente social na saúde, com base em fundamentos de práticas democráticas, avalie a ALTERNATIVA CORRETA:
Considerando as ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), marque a alternativa que não corresponde a ações comunitárias:
Na atualidade se observa um reordenamento no padrão de proteção social, ainda com grandes especificidades, mas crucial no que tange ao reconhecimento dos altos índices de pobreza. Com isso, a partir do desenvolvimento histórico dos Programas de Transferência de Renda (PTR) no Brasil, foi instituído pela Lei nº 10836, de 09 de janeiro de 2004 o Programa Bolsa Família (PBF), que veio unificar os procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio Gás e Programa de Acesso à Alimentação).
Sobre o Programa Bolsa Família e os Programas de Transferência de Renda (PTR) no Brasil, avalie as seguintes afirmativas:
I. O Programa Bolsa Família é um programa federal de transferência indireta de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Uma das características centrais do programa é que este associa a transferência do benefício financeiro ao acesso à direitos básicos, como saúde, alimentação, educação e assistência social.
II. O Programa Bolsa Família é gerido pelo Ministério de Desenvolvimento Social Agrário (MDSA), em parceria com Estados e Municípios. Nesta ordem, as prefeituras são responsáveis pelo cadastro das famílias e pela atualização de dados do Cadastro Único, bem como pelo acompanhamento das condicionalidades e da promoção de ações complementares destinadas ao desenvolvimento autônomo destas famílias.
III. No Brasil, na década de 1990, no contexto de adoção à agenda de reformas conservadoras instaura um novo momento no sistema de proteção social denominado ajustamento conservador que abriu passagem e implementação de políticas de perfil neoliberal, nesse sentido, cabe aos técnicos com formação em Serviço Social e Psicologia, responsáveis pelo acompanhamento das condicionalidades criar mecanismos e incentivos ao tradicional casamento como sendo de um homem com uma mulher, a expansão e prioridade no atendimento do modelo de família nuclear como a unidade fundadora da sociedade, se opor à expansão do casamento civil e dos direitos de adoção para casais homossexuais; promover a moralidade pública e valores familiares tradicionais.
IV. As “sanções", tidas como condicionalidades para permanência da família beneficiária no programa - estabelecidas pelo MDSA – podem culminar na perda do benefício em função do descumprimento destas, que estão ligadas à participação em ações para o acompanhamento de saúde (vacina, estado nutricional dos filhos, gestação e nutriz); frequência escolar das crianças no ensino fundamental, bem como acompanhamento da frequência em ações socioeducativas na assistência social.
V. Em 2006 o Governo Federal, estabelece normas, critérios e procedimentos criando o Índice de Gestão Descentralizada do Programa (IGD), que é o cálculo com base em variáveis como: Qualidade das informações do CadÚnico; atualização das informações à cada dois anos; atendimento, informação das famílias beneficiadas pelo PBF à saúde e educação.
Está correto o que se afirma em
Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, o conceito de Sistema de Garantia de Direitos (SGD) foi estabelecido como essencial para efetivação de políticas de proteção integral a crianças e adolescentes. Sobre o SGD analise as seguintes afirmativas e identifique a opção incorreta:
A Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) é uma medida que, bem aplicada, oportuniza ao adolescente a formação de valores e atitudes construtivas, por meio de sua participação solidária no trabalho das instituições. Requer o envolvimento da comunidade, da família e das organizações governamentais. Sobre a Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), previsto na Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, analise as afirmativas abaixo e identifique a incorreta:
Compreender o estudo socioeconômico enquanto atribuição específica do Assistente Social requer um processo de reflexão sobre a intencionalidade e os procedimentos executados no sentido de viabilizá-lo em consonância com o projeto ético-político. Um ponto chave para o debate é perceber qual o significado do estudo socioeconômico no processo de trabalho do Assistente Social. Na perspectiva do Serviço Social, o estudo socioeconômico é um instrumento a partir do qual o Assistente Social conhece a realidade social particularizada em determinadas condições de vida de pessoas, famílias e grupos, para assim se posicionar emitindo uma opinião profissional.
Na perspectiva do projeto ético-político da profissão e com base no texto acima, avalie as afirmativas abaixo:
I. É necessário reconhecer a existência de uma concepção conservadora de que o estudo socioeconômico equivale a uma simples constatação da renda per capita familiar como critério para concessão de um benefício, que tem como princípio selecionar os mais “carentes" dentre os “carentes". Uma percepção como essa subestima a capacidade intelectual do Assistente Social e o seu compromisso ético, pois o que norteia o Parecer Social é a garantia da ampliação do acesso aos direitos sociais. Tal concepção conservadora perpassa as instituições e o profissional deve estar atento para não reiterá-la ou reforçá-la.
II. O significado do estudo socioeconômico realizado pelo Assistente Social em diversos espaços sócio-ocupacionais é permeado pela viabilização de direitos e atendimento das necessidades humanas, portanto, esse instrumento de aproximação do profissional com o público-alvo de uma determinada política social norteia-se por uma visão de totalidade e não restritiva, mas deve pautar a defesa intransigente da moral e bons costumes essenciais para o bom funcionamento da sociedade conforme as normas e regras estabelecidas independente do projeto ético-político da profissão.
III. O profissional do Serviço social precisa se apropriar da concepção sobre o estudo socioeconômico pautada no projeto ético-político. O estudo socioeconômico possui uma dimensão ampla para o Assistente Social, pois através dele o profissional é capaz de identificar situações de violação de direitos e de vulnerabilidades sociais que incidem sobre os indivíduos. Esse olhar diferenciado é atributo do profissional que, em sua atuação, ultrapassa uma perspectiva conservadora burocratizada. Portanto, o Assistente Social realiza, a partir do estudo socioeconômico, a defesa do acesso a direitos sociais.
IV. É necessário que o estudo socioeconômico seja repensado e direcionado ao atendimento das necessidades da população em sua plenitude. O desenvolvimento dessa atividade deve ser orientado pelas dimensões de normatização e moralização, em consonância com as demandas do empregador.
V. Para qualificação dos estudos socioeconômicos, entende-se que essa atividade configura uma especificidade profissional à medida que exige competência (teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política) para ultrapassar uma visão tradicional e meramente burocrática da intervenção profissional. Na execução dessa tarefa, são necessários um conjunto de instrumentais de coletas de dados (entrevistas, observações, visitas domiciliares e análise de documentos) que não podem ser apropriados de forma arbitrária, cabendo à autonomia e competência do profissional definir a direção política desse fazer.
Está correto o que se afirma em
Nesse início de milênio, as classes que vivem do trabalho sofrem a sua mais aguda crise que atingiu sua subjetividade, sua materialidade e sua forma de ser (ANTUNES, 2003).
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 6. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
São características desse processo:
I. As alterações no mundo do trabalho após 1970 traz impactos no âmbito da família quando seus membros não conseguem adentrar neste sistema de produção, onde as transformações exauriram o trabalho vivo e elevaram o número de pessoas desempregadas.
II. Tendo em vista as mudanças no mundo do trabalho, identificamos situações conflituosas no âmbito do gênero feminino devido à dupla jornada de trabalho em que as mulheres encontram-se inseridas, pois, além de trabalhar no âmbito público, a mulher ao chegar em seu lar desempenha atividades relacionadas à educação, cuidado dos filhos e cuidados domésticos.
III. A nova forma de produção industrial é o reflexo do capitalismo através do espelho do neoliberalismo. A acumulação econômica passa a ser financeira, voltada para a estabilização destas economias, transferindo ao mercado o controle e regularização do trabalho, do emprego e de seu salário.
IV. A reestruturação produtiva e o modo de regulação proposto pelo neoliberalismo em esfera global afetam diretamente a classe trabalhadora, que não tem a proteção ao trabalho e as garantias sociais que eram propostas anteriormente. As políticas neoliberais impõem, neste momento, a flexibilização das relações de trabalho, através de novas formas de regulamentação de trabalho e emprego. Os contratos temporários, terceirizados, instituição de banco de horas, suspensão do contrato por motivos econômicos, são alguns exemplos da precariedade que o trabalhador está exposto sob estas novas organizações.
Está correto o que se afirma em
No início deste século, a Educação Física, ainda sob o nome de ginástica, foi incluída nos currículos dos Estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Nessa mesma época a educação brasileira sofria uma forte influência do movimento escola-novista. Esse movimento evidenciou:
Fazem parte dos artigos presentes na Seção I – da educação, na Constituição Federal – Capitulo III, exceto:
Numa partida de Handebol, um tiro de 7 metros pode ser concedido a uma equipe quando, por exemplo, uma chance clara de gol for impedida por alguém da equipe adversária. Sobre a execução do tiro de 7 metros é incorreto afirmar:
O cartão amarelo esta presente nos jogos coletivos abaixo, exceto:
Sobre o nado de costas é correto afirmar, exceto:
Os recursos materiais, tanto ao nível das instalações como do equipamento, são uma das condicionantes importantes para que aconteça uma aula de Educação Física. Para que os recursos materiais não sejam limitativos é necessário que sejam polivalentes, isto é, que permitam variadas utilizações. Os equipamentos utilizados nas aulas deverão ser essencialmente, exceto: