Julgue os itens subseqüentes, relativos à redação de expedientes
e à situação hipotética apresentada acima.
O funcionário atenderia com objetividade ao que lhe foi solicitado se finalizasse o texto da seguinte maneira: Esperando estar cumprindo com meu dever, com todo respeito, alerto V.S.ª de que o indivíduo Y parece falsear os fatos, como concluí ao ouvir várias vezes e com bastante atenção, esta fita.
Julgue os itens subseqüentes, relativos à redação de expedientes
e à situação hipotética apresentada acima.
Os relatos 1 e 2 reproduzem com fidelidade o conteúdo das falas 1 e 2.
Este texto apresenta uma versão humorística da formação do Brasil, mostrando-a como uma junção de elementos diferentes.
Considerando-se esse aspecto, é correto afirmar que a visão apresentada pelo texto é
Em relação ao texto acima e ao tema nele abordado, julgue os itens a
seguir.
Nos trechos é uma verdadeira mancha de Caim que o Brasil traz na fronte (l.4-5) e uma boa colheita no solo ainda virgem da nova geração (l.29-30), foi utilizada linguagem figurada.
Tendo o texto acima como referência e considerando o cenário
mundial contemporâneo, julgue os itens que se seguem.
No texto, a substituição de À luz (l.2) por Sob a luz prejudicaria a coerência e a correção gramatical do período.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes,
relativos ao mundo contemporâneo.
Ao referir-se a panorama mundial tão melancólico (R.3) e a galeria de pedestais vazios (R.4-5), o autor do texto acusa as atuais lideranças pacifistas do mundo de não estarem à altura dos desafios do tempo presente e de serem menos preparadas que as do passado.
Julgue os itens subseqüentes, relativos à redação de expedientes
e à situação hipotética apresentada acima.
No relato 1, desconsideradas as repetições, que poderiam ser evitadas, a passagem se ele tinha certeza de que tinha dois carros atende plenamente à recomendação feita pelo chefe.
Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, estão entre as principais causas de
acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária,
amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro:
A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e
garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para
poder voltar a respirar.
O trecho sublinhado poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostraram o processo de devastação sofrido pela
Região Amazônica entre agosto de 1999 e agosto de 2000. Analisando fotos de satélites, os especialistas concluíram
que, nesse período, sumiu do mapa um total de 20 000 quilômetros quadrados de floresta. Um órgão de imprensa
noticiou o fato com o seguinte texto:
O assustador ritmo de destruição é de um campo de futebol a cada oito segundos.
Considerando que um ano tem aproximadamente 32 x 106s (trinta e dois milhões de segundos) e que a medida da
área oficial de um campo de futebol é aproximadamente 10-2 km2 (um centésimo de quilômetro quadrado), as
informações apresentadas nessa notícia permitem concluir que tal ritmo de desmatamento, em um ano, implica a
destruição de uma área de
O texto abaixo é um trecho do discurso do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, pronunciado quando da declaração
de guerra ao regime Talibã:
Essa atrocidade [o atentado de 11 de setembro, em Nova York] foi um ataque contra todos nós, contra pessoas
de todas e nenhuma religião. Sabemos que a Al-Qaeda ameaça a Europa, incluindo a Grã-Bretanha, e
qualquer nação que não compartilhe de seu fanatismo. Foi um ataque à vida e aos meios de vida. As empresas
aéreas, o turismo e outras indústrias foram afetadas e a confiança econômica sofreu, afetando empregos e
negócios britânicos. Nossa prosperidade e padrão de vida requerem uma resposta aos ataques terroristas.
(O Estado de S. Paulo, 8/10/2001)
Nesta declaração, destacaram-se principalmente os interesses de ordem
O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
Do pedacinho de papel ao livro impresso vai uma longa distância. Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu
texto em letra de forma. A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa; ela faz amadurecer o texto da mesma forma
que a adega faz amadurecer o vinho. Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.
O período de maturação na gaveta é necessário, mas não deve se prolongar muito. 'Textos guardados acabam
cheirando mal', disse Silvia Plath, (...) que, com esta frase, deu testemunho das dúvidas que atormentam o escritor:
publicar ou não publicar? guardar ou jogar fora? (Moacyr Scliar. O escritor e seus desafios.)
Nesse texto, o escritor Moacyr Scliar usa imagens para refletir sobre uma etapa da criação literária. A idéia de que o
processo de maturação do texto nem sempre é o que garante bons resultados está sugerida na seguinte frase:
A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um
determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda
está muitas vezes ligada à idéia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios
da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.
(Adaptado de Norberto Bobbio, et al. Dicionário de Política)
Segundo o texto, muitas vezes a propaganda
Na literatura de cordel, os textos são impressos, em geral, com 8, 16, 24 ou 32 páginas de formato
10,5 cm x 15,5 cm. As razões históricas que explicam tal fato estão relacionadas à forma artesanal como são
montadas as publicações e ao melhor aproveitamento possível do papel disponível.
Considere, abaixo, a confecção de um texto de cordel com 8 páginas (4 folhas):
Utilizando o processo descrito acima, pode-se produzir um exemplar de cordel com 32 páginas de
10,5 cm x 15,5 cm, com o menor gasto possível de material, utilizando uma única folha de
A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções, e coloca problemas de gestão
muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar:
– a eliminação da ação humana, como é a proposta da ecologia radical;
– a proteção das populações cujos sistemas de produção e cultura repousam num dado ecossistema;
– a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matéria-prima, para produzir mercadorias. (Adaptado de GARAY, I. & DIAS, B. Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais)
De acordo com o texto, no tratamento da questão da biodiversidade no Planeta,