
Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.
O ensino do esporte na educação física escolar colabora na diminuição das desigualdades, visto que a indústria do futebol é uma potência econômica mundial.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Na unidade brincadeiras e jogos, o foco é voltado para as influências exercidas por determinados contextos e grupamentos sociais sobre a configuração de práticas regulamentadas de movimento corporal.
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
Nas aulas de educação física, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório.
Por volta de 1960, com as vitórias da seleção brasileira de futebol em copas do mundo, o esporte passou a ser inserido no ambiente escolar, o que conferiu esportividade à disciplina de educação física, à semelhança dos antigos métodos tradicionais de ginástica.
Julgue o item subsequente, a respeito do crescimento e desenvolvimento humano e da aprendizagem motora.
As fases da aprendizagem motora são a cognitiva, a associativa e a autônoma, sendo esta última caracterizada por máxima consistência e nenhum erro grosseiro.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se seguem.
A fim de garantir equidade na educação, o Currículo de Pernambuco adota, entre outros princípios norteadores, a educação em direitos humanos e a formação integral.
Ao estudar os seres vivos, observa-se a presença de diferentes níveis hierárquicos de organização, desde os átomos até o nível de organismo. O uso das técnicas de microscopia possibilitou o estudo da organização das células e tecidos, viabilizando uma série de correlações entre estrutura e função. Por meio de observações microscópicas, foi possível, por exemplo, caracterizar as organelas e as estruturas presentes nas células procarióticas e eucarióticas. A respeito das características morfológicas observadas nessas células, julgue o item a seguir.
As mitocôndrias possuem duas membranas: uma externa lisa e outra interna, que se dobra formando vilosidades conhecidas como cristas.

Embora existam variações de marcas e modelos, o microscópio apresenta uma organização geral semelhante, com determinados componentes que permitem que a sua manipulação seja muito parecida. Na figura apresentada anteriormente é ilustrado um microscópio óptico binocular, com as suas principais partes indicadas por letras. Tendo como referência as informações e a figura precedentes, julgue o seguinte item.
O componente indicado na figura por G corresponde às lentes objetivas, que servem para, juntamente com a lente ocular (indicada na figura por A), aumentar várias vezes a imagem formada.

Considerando o texto precedente, julgue o próximo item.
Na denominação da espécie Dendropsophus giesleri, o termo giesleri refere-se ao gênero do organismo.

Considerando o conjunto de informações precedentes, julgue o próximo item, relativo aos princípio da evolução das espécies de Darwin aplicados ao caso dos tentilhões de Galápagos.
As mudanças nos formatos e nos tamanhos dos bicos dos tentilhões surgiram em função das estratégias reprodutivas. Os pássaros de bicos maiores e mais potentes, ao eliminar os competidores em brigas frequentes, tiveram maior chance de se reproduzir.

Considerando o texto precedente e assuntos correlatos, julgue o item seguinte.
O cólon é uma estrutura que se estende entre o ceco (cego) e o reto, constituindo toda a porção do intestino delgado.
Recentemente foi noticiado na Internet que duas baleias orcas estão atacando e devorando tubarões brancos na costa da África do Sul. Autópsias das carcaças indicaram que as orcas optam por se alimentar de órgãos com mais gordura, como fígado, coração e testículos. A partir dessas informações e considerando que essas duas espécies interagem em um ecossistema repleto de produtores, consumidores e decompositores, julgue o itens subsecutivo.
A relação ecológica entre as orcas e os tubarões brancos que foram mortos e devorados é do tipo interespecífica desarmônica.
A respeito da contaminação de animais e do meio ambiente por pesticidas e substâncias radioativas e o respectivo impacto sobre as relações tróficas, julgue o item que se segue.
Os poluentes orgânicos persistentes (POP), como o DDT (diclorodifeniltricloroetano), são substâncias químicas que raramente acumulam-se e raramente são transferidos entre as espécies animais.
Um professor de biologia de uma turma do 1.º ano do ensino médio, na qual havia um aluno com deficiência visual, levou os discentes para uma aula prática no laboratório de biologia molecular de uma universidade. O objetivo era realizar a extração de DNA de cebola. Nessa atividade, cada aluno recebeu um kit e realizou o processo de extração do DNA, envolvendo o uso de solventes. O aluno com deficiência visual utilizou materiais em 3D, que representavam os componentes da célula e o DNA. Ao final, o professor realizou uma prova oral sobre os conceitos envolvidos e atribuiu notas a cada um dos estudantes.
A partir do texto apresentado e considerando as competências e habilidades do currículo de Pernambuco (CPE) para o componente curricular de biologia e para a área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, julgue o item a seguir.
A atividade realizada é inadequada para alunos de 1.º ano, tendo em vista que as habilidades relacionadas aos temas abordados são voltadas para alunos do 3.º ano do ensino médio.
Em relação a habilidades didáticas e abordagens metodológicas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
As práticas didáticas baseadas no ensino de biologia por competências requerem uma prática pedagógica que tenha como foco contínuo os conhecimentos científico e tecnológico, que devem ser memorizados até sua completa apreensão pelo aluno.