Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72689 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

     Alunos de uma turma de ensino médio foram convidados a participar do levantamento de dados de um experimento sobre evapotranspiração. Nessa atividade, um técnico de laboratório explicou os experimentos realizados ao longo do tempo no laboratório e efetuou, no momento da atividade, medições de dados de disponibilidade de água no solo e no ar, os quais foram repassados aos alunos. O professor solicitou que os alunos entregassem, no prazo de uma semana, um relatório relacionando os dados coletados e todas as observações realizadas aos conceitos científicos e conteúdos abordados em sala de aula e em outras fontes de pesquisa.

Considerando a situação hipotética apresentada e as competências e habilidades do currículo de Pernambuco (CPE) para o componente curricular de biologia e para a área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, julgue o item subsequente.

As atividades propostas permitem que os alunos desenvolvam competências interconexas nos campos da biologia, da física e da química, em consonância com o CPE.

Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item  seguinte.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva preconiza a transversalidade da educação inclusiva desde a educação básica até a superior.

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o próximo item.

A filosofia grega surgiu nas cidades mais importantes, como Atenas e Delfos, e, ao longo dos séculos, transferiu-se para as colônias gregas.

A partir do fragmento de texto precedente, julgue o item subsequente.

Descartes afirma que a clareza e a distinção das palavras tornam semelhantes o objeto e sua causa.

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item subsecutivo.

A ideia de felicidade pensada por Nietzsche vincula-se ao desenvolvimento dos valores morais, principalmente a compaixão.

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item subsecutivo.

Na crítica à sociedade de massas, a figura do último homem, formulada por Nietzsche, corresponde à antítese da forma por ele denominada além-do-homem.

Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.

O empirismo é uma característica marcante da filosofia inglesa.

A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.

De acordo com Nietzsche, a imitação na obra de arte dispensa os estados de sonho e embriaguez.

Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.

Para Heidegger, a arte permanece atrelada à experiência do espaço.

A respeito da arte e de suas manifestações ante os avanços do capitalismo, julgue o item que se segue, conforme os pressupostos da Escola de Frankfurt.

Para Benjamin, a reprodutibilidade das obras de arte leva ao declínio da aura.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.

O ato de filosofar é uma atividade essencialmente acadêmica, restando aos professores do ensino médio a atividade de suscitar nos estudantes dúvidas quanto à possibilidade de apreensão desse tipo de saber.

A reportagem apresentada relaciona consumismo, padrão de beleza e inserção da criança no mundo adulto, três importantes conceitos que podem ser pensados criticamente e refletidos filosoficamente pelos estudantes do ensino médio, considerando-se, por exemplo, que, quando do surgimento da Barbie, tal boneca suscitava nas meninas a simulação do exercício da maternidade.

A invisibilidade social das pessoas com deficiência é uma barreira a ser transposta na sociedade brasileira, em observância ao ordenamento jurídico nacional, que determina processos de inclusão obrigatórios.

Em Pernambuco, o currículo da área de física para o ensino médio se estabelece em harmonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com relação a esse tema e suas ramificações, julgue os itens subsequentes.

Para obedecer a normativas legais, as habilidades e competências do referido currículo são apenas transcrições das habilidades e competências contidas na BNCC.

Com relação à trajetória do pensamento geográfico e suas definições e formulações no desenvolvimento do ensino de geografia na educação básica, julgue o item a seguir.

No ensino da geografia tradicional, os estudos se desenvolvem por meio de blocos que não se relacionam nem internamente nem entre si.