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Acerca das novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de geografia, julgue o seguinte item.

Na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP), não existe propriamente ensino, pois o aluno constrói o conhecimento em resultado do processo de trabalho no problema com vistas à sua resolução.

As experiências educativas mostram que o processo avaliativo é um dos desafios que o docente enfrenta em seu trabalho pedagógico. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.

A avaliação em que se busca estabelecer a medição da aprendizagem dos estudantes atribuindo a eles uma nota está submetida, muitas vezes, a uma distorção epistemológica.

As experiências educativas mostram que o processo avaliativo é um dos desafios que o docente enfrenta em seu trabalho pedagógico. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.

Por meio da avaliação somativa, o professor de geografia consegue detectar pontos fracos no processo de ensinoaprendizagem e possibilitar meios de formação que respondam às características individuais dos alunos.

Tendo o assunto do texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da atual guerra na Ucrânia e de seus desdobramentos geopolíticos e econômicos.

A reunião do G7 ocorrida na Alemanha no mesmo dia em que foram registrados ataques russos a Kiev foi uma oportunidade para o presidente ucraniano solicitar maisarmas e sanções contra Moscou.

Julgue o item a seguir, acerca da economia e das desigualdades socioespaciais em escala mundial, assim como suas repercussões no Brasil.

No início do século XXI, houve uma redução significativa da dívida externa do Brasil.

Com relação à economia do período pós-Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.

A reconstrução econômica da Alemanha nos primeiros quinze anos após a Segunda Guerra Mundial foi mais rápida que aquela do período entreguerras.

No que concerne às relações de trabalho, à agropecuária, à indústria e à espacialidade da população, julgue o item a seguir.

Haja vista o enfraquecimento dos sindicatos e o fortalecimento das leis de terceirização, as relações de trabalho da atual revolução técnico-científica e informacional são similares àquelas do auge do fordismo nos países desenvolvidos.

Considerando o assunto do fragmento de texto anterior, julgue o item a seguir, relativos a impacto ambiental.

O Japão é um dos poucos países que, já no final dos anos 50 do século passado, não associava fumaça e lixo a progresso, prosperidade e geração de empregos, pois sua economia se baseava na industrialização tecnológica.

Duas grandes vertentes podem ser identificadas no movimento ambientalista: de um lado, estão os preservacionistas; do outro, os conservacionistas. Quanto às estratégias dos preservacionistas e às dos conservacionistas, julgue o item subsecutivo.

Os preservacionistas advogam a implementação de estratégias de uso sustentável dos recursos naturais, em que as populações locais possam fazer uso dos recursos naturais para sua subsistência, bem como adotar o manejo que evite a degradação dos ecossistemas.

Acerca da devastação histórica da vegetação nativa brasileira, julgue o item que se segue.

Com a hegemonia cafeeira, vastas áreas da Mata Atlântica foram destruídas, para, por exemplo, a instalação de indústrias, a intensificação madeireira e a especulação mobiliária.

endo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história.

A fonte da história oral é a memória humana, uma vez que a fonte oral representa a rememoração de aspectos do passado vividos e testemunhados por algum(ns) sujeito(s).

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, acerca do debate sobre o currículo de História e dos conceitos de currículo, cultura, gênero, direitos humanos, meio ambiente, história local e diversidade étnico-racial.

Em relação ao processo de construção do saber histórico em sala de aula, nas discussões dos currículos sobre o que ensinar em história desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, há diferentes concepções do saber histórico e de sua produção.

Tendo em vista que todo ato de avaliar necessita de um sentido que o justifique e o oriente, e que, por isso, professores, políticas públicas e toda a comunidade escolar devem problematizar os sentidos que a avaliação escolar assume nas práticas educativas, julgue o seguinte item, a respeito da avaliação no ensino de história.

Assim como nos demais componentes curriculares, também em história uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica devem ser subjacentes à avaliação.

Considerando as competências e habilidades previstas para o componente curricular história no Currículo de Pernambuco para os ensinos fundamental e médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, julgue o item subsequente.

A escolha de habilidades para comporem o currículo e que possam atender ao estado e aos municípios tem um papel muito importante, no sentido de garantir que os saberes de algumas localidades sejam atendidos em detrimento de outros.

Considerando o longo período histórico que se estende do processo de humanização e de formação das sociedades ágrafas até a Antiguidade Oriental, julgue o item seguinte.

Em geral, ao ultrapassar os estágios da caça e da coleta, povos que desconheciam a escrita desenvolveram a agricultura, fato que foi decisivo para a sedentarização e a organização política das sociedades, ou seja, para o surgimento das primeiras formas de Estado.

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