Em relação à administração de conflitos, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa incorreta em relação ao conceito de ética.
Nos anos de 1970 e 1980, a história da educação
[passou] a relacionar escola e sociedade, mas com o
peso colocado no prato desta última. [...] Foi o auge
do chamado reprodutivismo educacional, baseado,
por uma parte, no “estruturalismo marxista” de Louis
Althusser, para quem “o sistema das diferentes ‘escolas’
públicas e privadas” constituía o AIE (Aparelho
Ideológico de Estado) escolar [...], responsável, juntamente
com os outros AIEs, pela manutenção da estrutura
de dominação social, e, por outra parte, na sociologia
de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
[...], para os quais o sistema de ensino, empregando
a violência simbólica, contribui ideologicamente para
a perpetuação da ordem social.
CASTANHO, Sérgio E. M. Questões teórico-metodológicas de
história cultural e educação. In: CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt
Santos; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia
Diana Rocha (orgs.). História, cultura e educação. Campinas,
SP: Autores Associados, 2006, p. 155-156 Adaptado.
O “reprodutivismo educacional”, mencionado no texto acima,
começou a ser criticado, no Brasil, no final da década de 1970
Os autores que buscavam referenciais alternativos a essa
concepção teórica argumentavam que a
TEXTO I
A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade.
GALLO, S. et al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia.
Campinas: Papirus, 1997 (adaptado). TEXTO II
É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa.
Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010.
Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por
A serraria construía ramais ferroviários que adentravam as grandes matas, onde grandes locomotivas com guindastes e correntes gigantescas de mais de 100 metros arrastavam, para as composições de trem, as toras que jaziam abatidas por equipes de trabalhadores que anteriormente passavam pelo local. Quando o guindaste arrastava as grandes toras em direção à composição do trem, os ervais nativos que existiam em meio às matas eram destruídos por este deslocamento.
MACHADO P. P. Liderancas do Contestado. Campinas: Unicamp. 2004 (adaptado).
No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina - ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava se
Em um mapa do estado de São Paulo na escala 1: 25.000.000, a distância entre Araçatuba e Campinas é de 1,5 cm. Na realidade, essa distância é de aproximadamente:
Ao contrário daqueles autores que defendem a perda da centralidade da categoria "trabalho" na sociedade contemporânea, as tendências em curso, quer em direção a uma maior intelectualização do trabalho fabril ou ao incremento do trabalho qualifi cado, quer em direção à desqualifi cação ou à sua subproletarização, não permitem concluir pela perda desta centralidade no universo de uma sociedade produtora de mercadorias.
(Antunes, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho, São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995, p. 75).
Baseado nos pressupostos teóricos, assinale a opção incorreta.
Entre as promessas contidas na ideologia do processo de
globalização da economia estava a dispersão da produção
do conhecimento na esfera global, expectativa que não se
vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem
como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta
tecnologia que conta com mão-de-obra altamente qualificada.
Os impactos desse processo na inserção dos países na
economia global deram-se de forma hierarquizada e
assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a
reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança
de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da
assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais
desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em
expansão no mundo contemporãneo?
Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1, jan./fev. 2007 (adaptado).
Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que
Um sistema agrário é um tipo de modelo de produção
agropecuária em que se observa que cultivos ou criações
são praticados, quais são as técnicas utilizadas, como é a
Existem muitas classificações de sistemas agrários, pois
os critérios para a definição variam de acordo com o autor
ou a organização que os classifica. Além disso, os sistemas
agrários são diferentes conforme a região do globo ou a
sociedade, sua cultura e nível de desenvolvimento
econômico.
CAMPANHOLA, C.; Silva, J. G. O novo rural brasileiro, uma análise
nacional e regional. Campinas: Embrapa/Unicamp, 2000 (adaptado).
Dentro desse contexto, o sistema agrário tradicional tem
como características principais o predomínio de pequenas
propriedades agrárias, utilização de técnicas de cultivo
minuciosas e de irrigação, e sua produção é destinada
preferencialmente ao consumo local e regional. Essa
descrição corresponde a que sistema agrícola?
Uma empresa brasileira de ônibus, com sede em São Paulo, transportava, da cidade de Campinas SP para Buenos Aires, na Argentina, passageiros de nacionalidade argentina. Em território brasileiro, houve acidente em que faleceram todos os passageiros e o motorista. João da Silva, advogado inscrito na OAB/SP, colocou anúncios nos principais jornais argentinos, oferecendo seus serviços para o ajuizamento de ação de indenização perante a justiça estadual de São Paulo, com a afirmação de que garantia o êxito da demanda. Para alguns dos familiares dos falecidos, houve, inclusive, o envio de carta com o mesmo teor da propaganda.
Em relação à situação acima descrita, assinale a opção correta, de acordo com o Estatuto da OAB.
O Manual para utilização dos serviços do Laboratório de Anatomia do Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp) traz as recomendações e informações a seguir:
Os pacientes que falecerem por morte violenta serão encaminhados diretamente ao Instituto Médico Legal , já que as necropsias nestes casos são obrigatórias e com abordagem especial, médico-legal. Pacientes com morte natural internados por pelo menos 24 horas no complexo hospitalar HC/Unicamp só serão submetidos a necropsia caso haja interesse dos médicos que o acompanhavam e com o consentimento, por escrito, dos familiares ou responsáveis legais.
Segundo a Resolução Normativa n° 1601/2000 do Conselho Federal de Medicina:
- Em caso de morte fetal, deve haver atestado de óbito para fetos com 20 ou mais semanas gestacionais, ou que tenham peso corporal igual ou superior a 500 gramas ou medirem 25 cm ou mais. A solicitação da necropsia deve ser sempre acompanhada da autorização dos responsáveis.
- Os fetos com menos de 500 gramas são encaminhados diretamente para exame, com o pedido do médico; são registrados junto às peças de patologia cirúrgica, sem a obrigatoriedade da emissão de um atestado de óbito.
Todos os casos excepcionais deverão ser analisados pelo médico responsável pelo plantão de necropsia.
Assinale a alternativa que descreve uma ação INCORRETA, segundo o Manual.
A chuva em locais não poluídos é levemente ácida. Em locais
onde os níveis de poluição são altos, os valores do pH da chuva
podem ficar abaixo de 5,5, recebendo, então, a denominação de
"chuva ácida". Este tipo de chuva causa prejuízos nas mais
diversas áreas: construção civil, agricultura, monumentos
históricos, entre outras.
A acidez da chuva está relacionada ao pH da seguinte forma:
concentração de íons hidrogênio = 10-pH , sendo que o pH pode
assumir valores entre 0 e 14
Ao realizar o monitoramento do pH da chuva em Campinas (SP)
nos meses de março, abril e maio de 1998, um centro de
pesquisa coletou 21 amostras, das quais quatro têm seus valores
mostrados na tabela:
A análise da fórmula e da tabela permite afirmar que:
I. da 6ª para a 14ª amostra ocorreu um aumento de 50% na
acidez.
II. a 18ª amostra é a menos ácida dentre as expostas.
III. a 8ª amostra é dez vezes mais ácida que a 14ª.
IV. as únicas amostras de chuvas denominadas ácidas são a
6ª e a 8ª.
São corretas apenas as afirmativas