A Lei n. 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, em seu capítulo IV: “Do direito à educação”, assegura à pessoa com deficiência um sistema educacional inclusivo, que é voltado para
No conjunto de ações incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o que dispõe o art. 6º da Lei n. 8.080/1990, estão:
Segundo apresenta a Resolução CEE n. 07/2006, no Capítulo VII “Das classes hospitalares”, art. 20, § 2º (GOIÁS, 2006), para o público-alvo das classes hospitalares, que não está incluído no sistema de ensino,
O Plano Nacional de Educação (PNE), previsto no art. 214 da Constituição Federal brasileira de 1988, é uma lei ordinária com vigência de
O atendimento educacional especializado (AEE), preconizado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, do Ministério da Educação, é apresentado, conforme art. 3º da Resolução n. 04/2009, como
Dentre os signatários do Manifesto pela Educação Nova, de 1932, destacam-se os seguintes educadores:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996), constitui um componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, de cumprimento obrigatório por, no mínimo, duas horas mensais:
Dado seu tema central, o recurso linguístico utilizado para promover a progressão temática do texto é a
No Texto 2, em “A arca de Noé, o dirigível/ Não voam, nem se pode flutuar”, a expressão “o dirigível” tem função
Um garoto economizou sua mesada durante alguns meses para comprar alguns itens em uma feira de jogos. Durante a feira, se ele comprasse três cartuchos de um jogo e duas miniaturas de seu herói favorito faltariam R$ 31,00 para pagar a compra. Por outro lado, se ele comprasse dois cartuchos do jogo e três miniaturas sobrariam R$ 16,00. Considerando que o valor de um cartucho e de uma miniatura totaliza R$ 283,00, o valor que ele economizou para comprar esses itens na feira foi de
O uso da teoria oferece estrutura e organização ao conhecimento de enfermagem e proporciona um meio sistemático de coletar dados para descrever, explicar e prever a prática. Ela confere um propósito mais claro, enunciando não apenas o foco dessa prática, mas ainda metas e resultados específicos. As teorias definem e esclarecem a enfermagem e a finalidade da sua prática, para distingui-la das outras profissões de atendimento, estabelecendo seus limites profissionais. Sobre as teorias,
A tríade de Cushing, classicamente associada a quadros de descompensação da hipertensão intracraniana, que indica possibilidade iminente de herniação, resulta da compressão do tronco cerebral, sendo caracterizada pelos seguintes sinais clínicos:
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído no Brasil pela Constituição Federal de 1.988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado”. É regulamentada pela Lei n. 8.080/1990, que operacionaliza o atendimento público da saúde. Esta lei
Para um paciente com diagnóstico de enfermagem “Risco de infecção relacionado ao aumento da exposição de patógenos ambientais e procedimentos invasivos”, uma das prescrições de enfermagem para evitar complicações do seu quadro deve ser:
Em relação aos tipos de choque e sua etiologia, conclui-se o seguinte: