Em uma aula experimental de química, três soluções foram
submetidas à destilação. O gráfico a seguir representa o
comportamento dessas soluções.
Este gráfico evidencia o ponto de ebulição
O processo de oxidação de minérios é comumente empregado
para reduzir seu teor de carbono. Desse modo, qual é a massa
de oxigênio, em kg, necessária para reduzir o teor de carbono
de 5% para 2% em 50 toneladas de minério?
Considere que apenas o dióxido
de carbono é produzido
O compêndio de importância para a normalização conceitual das atividades inerentes ao fazer arquivístico é intitulado:
As organizações públicas cada vez mais têm o desafio de
entregar para a sociedade serviços e produtos de qualidade
e que atendam às suas expectativas. Inúmeras áreas do
governo vêm implementando o gerenciamento de projetos
para entregar resultados de forma
De acordo com Schellenberg (2006), para o controle da produção documental, existem três aspectos que devem ser simplificados. São eles:
Para Sousa (2013), a classificação deve representar a atividade intelectual de construção de instrumentos para
Os documentos digitais são armazenados fisicamente em suportes magnéticos, ópticos ou óptico-magnéticos. Esses documentos são armazenados por meio de:
A elaboração de instrumentos de pesquisa sempre constituiu uma das missões essenciais dos arquivistas. Com o advento da informática e sua utilização crescente na descrição arquivística, a elaboração do instrumento tem como objetivo:
Sensibilizada pelas condições precárias de preservação e de acesso ao patrimônio documental em várias partes do mundo, que instituição cria, em 1992, o programa Memória do Mundo, com o objetivo de salvaguardar para gerações futuras a herança cultural da humanidade?
Os procedimentos previstos na Lei de Acesso à Informação (LAI) destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública. Entre as diretrizes da LAI, pode-se apontar a seguinte:
Em “menino cheio de poesia'”, no primeiro parágrafo do texto, tem-se uma construção com
Considerando o sentido de “vaquinha”, nos Textos 1 e 2, conclui-se que “vaquinha”, como está sendo empregado no Texto 2,
Nos resultados das eleições para prefeito de quatro cidades,
o total de votos recebidos pelos prefeitos eleitos foram
respectivamente: 3 025; 4 070; 2 190 e 4 895. As pesquisas
divulgadas, em datas anteriores à divulgação dos resultados
da eleição, afirmavam que os candidatos teriam
respectivamente: 3 000; 4 000; 2 200 e 4 900, com margem
de erro de 1%, para mais ou para menos.
Qual o número de cidades cujo resultado ficou dentro da
margem de erro?
Como se denomina a razão de ser de uma organização?
Uma instituição pública está reorganizando os documentos ali existentes, entre eles, os de valor informativo e probatório. Esses documentos devem integrar o arquivo: