O arquivamento de um documento na fase corrente envolve várias rotinas. Ao se solicitar ao Auxiliar de Atendimento que proceda à leitura do último despacho, verificando se, de fato, o documento destina-se ao arquivamento ou se deverá obedecer a uma rotina de trâmite preestabelecida – pois nem sempre os documentos são encaminhados ao arquivo com a finalidade de serem arquivados, mas de serem anexados ou apensados a outros ou, simplesmente, de fornecerem uma informação –, ele está pondo em prática qual destas rotinas?
A fase interna dos processos de compras deve conter alguns
elementos essenciais. A falta de informações pode
comprometer a boa tramitação do pleito, suscitando, em
momentos posteriores, aquisição de objetos em
desconformidade com a real necessidade do órgão
solicitante ou, ainda, questionamentos de instâncias
jurídicas e órgãos de controle. Portanto, o conhecimento da
Lei de Licitações e Contratos (nº 8.666/93) é fundamental.
Com base nela, leia as seguintes afirmativas.
I. Em órgãos públicos, é recomendável a divisão do objeto
em parcelas, quando técnica e economicamente viável,
preservando-se, em cada etapa, a modalidade de
licitação pertencente ao todo. Essa linha de ação visa
harmonizar-se com os princípios da economicidade e da
ampliação da competitividade, e que tem seu
fundamento legal na lei.
II. A Lei de Licitações e Contratos veda a indicação
arbitrária ou subjetiva da marca do bem a ser adquirido.
No entanto, são 3 (três) as hipóteses nas quais a
indicação de marca é permitida: como parâmetro de
qualidade (critérios de comparação); para atender ao
princípio da padronização; e quando for tecnicamente
justificável.
III. O fracionamento de despesa caracteriza-se quando se
divide a despesa para utilizar modalidade de licitação
inferior à recomendada pela legislação para o total da
despesa, ou para efetuar contratação direta. O
fracionamento de despesa é uma prática vedada pela
legislação. No caso do fracionamento de despesa que
resulta em uma contratação direta, o agente
responsável incorre nas penalidades constantes da lei.
Pode-se afirmar que:
“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um
critério específico de homogeneidade, das atividades e
correspondentes recursos – humanos, financeiros,
tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades
organizacionais.”
Na Departamentalização por produtos ou serviços, o
agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes
a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Assinale a
alternativa que não apresenta uma das vantagens desse tipo
de departamentalização.
Assinale a alternativa que corretamente preenche os espaços em branco da afirmação a seguir.
"O Conselho Regional de Educação Física da 11º Região - CREF11/MS-MT pessoa jurídica de direito__________ sem fins lucrativos, com sede e Foro na Capital na cidade __________ , e abrangência nos Estados de ____________________________________sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e __________ Administrativa, financeira e patrimonial, exerce e observa, em sua respectiva área de abrangência, as competências, vedações e funções atribuídas ao CONFEF, no gue couber e no âmbito de sua competência material e territorial e as normas estabelecidas na _______________________ , no Estatuto do CREF da 11º Região, e nas Resoluções do CONFEF."
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir.
Os planos operacionais de um processo de planejamento definem:
A gestão da qualidade deve sempre pensar na melhoria do processo. Após a identificação e priorização das causas dos problemas, deve-se iniciar a análise, em que:
I. procura-se identificar, ordenar e desenvolver as soluções para as possíveis causas.
II. deve-se procurar diferentes ideias, com a adoção de uma atitude não criativa, mas lógica e eficiente.
III a lógica criativa implicará o questionamento dos fatos, a análise dos fatos e o processo de incubação.
IV. a criatividade pode ser inibida por barreiras como: falta de tempo, falta de referência, conformismo, insegurança, medo do ridículo etc.
V. quaisquer barreiras devem ser superadas para que soluções criativas sejam geradas.
Está incorreto o que se afirma em:
O crescimento é sinal de vitalidade e garantia de sobrevivência, portanto, a estrutura empresarial deve ser adaptável às novas condições econômicas e sociais. Os desequilíbrios e as disfunções naturais do crescimento que uma administração deve estar apta a corrigir encontram-se na dinâmica de poderes. A estrutura clássica da administração que muita vezes emperra o serviço e que ainda se encontra presente em muitos ambientes de trabalho é o(a):
Ainda segundo o mesmo Código de Ética, as condições para a prestação de serviços do Profissional de Educação Física serão definidas previamente à execução, de preferência por meio de contrato escrito, e sua remuneração será estabelecida em função dos seguintes aspectos: I. os equipamentos e instalações necessários à prestação do serviço. II. a possibilidade de o profissional ficar impedido ou proibido de prestar outros serviços no mesmo período. III. os impostos embutidos visando ao considerável lucro do profissional. IV. a possibilidade de o trabalho ou o serviço fazer com que haja propaganda indireta do profissional.
Quantos desses incisos estão incorretos?
Assinale a alternativa correta.
Como seres vivos, as organizações nascem, crescem e morrem. Mas por que tantas organizações morrem tão prematuramente? Poucas delas ganham a longevidade. Arie de Geus fez uma pesquisa para verificar por que algumas organizações duram mais do que outras. Entre as razões apontadas, ele destaca que organizações longevas são sensíveis ao ambiente, o que significa:
I. que sejam construídas com base no conhecimento ou em recursos naturais, as organizações permanecem em harmonia com o mundo à sua volta e reagem de maneira oportuna às condições da sociedade que as cerca.
II. que possuem uma capacidade inata de antecipar a necessidade de mudar e de explorar as crises no sentido de transformá-las em novos negócios. Estão plugadas no seu ambiente e vivem basicamente em função dele.
III. que fazem parte de uma comunidade e são capazes de se identificar com suas ações e realizações, permitindo uma forte vinculação emocional e psicológica dos funcionários com a empresa, e que é essencial para sua sobrevivência em meio à mudança.
Está correto o que se afirma em:
O almoxarifado é o local destinado à recepção, exame,
guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou
não, adequado a sua natureza, tendo a função de destinar
espaços onde permanecerá cada item aguardando a
necessidade do seu uso, ficando sua localização,
equipamento e disposição interna, condicionados à política
de estoques da empresa. Dos itens relacionados, qual não
faz parte do controle do estoque?
Um relatório constrói-se a partir de fatos. Não apresenta,
portanto, meras opiniões ou impressões. Embora não deva
ser relatado tudo o que foi observado, escolhem-se, entre o
material coligido, os aspectos definidores para os fins
desejados. Toda a observação deve ser acompanhada de
reflexão. A exposição dos acontecimentos deve seguir uma
ordem lógica. É de acordo com um espírito de síntese que os
dados são agrupados em torno de uma ideia central, coluna
vertebral que suportará os vários membros que comporão o
relatório. Entre as qualidades para relatar há a honestidade,
a objetividade e imparcialidade, a fidelidade, a utilidade, a
sobriedade e precisão, o método e a clareza.
Quando o relato corresponde fielmente aos
acontecimentos, sem que se tome partido, sem forçar os
fatos, sem dramatizar, o relatório atende a qualidade
denominada:
A análise e a melhoria do processo são de fundamental importância para o fortalecimento e o desenvolvimento dos processos de uma organização, conduzindo-a ao caminho da excelência gerencial. Um dos princípios da análise e melhoria consiste em que é preciso saber aonde se quer chegar e perseverar no como chegar. Nem sempre na melhoria de processos se consegue um bom resultado da primeira vez. É importante confiar na metodologia e prosseguir na sua aplicação, pois certamente os resultados irão aparecer. Qual alternativa melhor sintetiza este princípio?
Duas das hipóteses a seguir são casos de vacância do cargo de Conselheiro do CREF11.
Assinale a única alternativa que somente as contenha.
I-Renúncia do Conselheiro.
II- Não tomar posse no cargo para o qual foi eleito, no Plenário ou no Órgão determinado para o exercício de suas funções, no prazo de 15 (quinze) dias contados do início dos trabalhos, salvo motivo de força maior, devidamente justificado e aceito pelo Plenário.
III- Considerado o Conselheiro inabilitado para o exercício da Profissão.
IV. Condenado à pena de reclusão em virtude de sentença transitada em julgado.
V. Registro profissional cassado.
VI. Falecimento do Conselheiro.
A Resolução n5 125/2013 do CREF11 dispõe sobre os critérios para concessão de Certificados de Credenciamento aos estabelecimentos nele registrados. O Certificado de Credenciamento será emitido pelo CREF11/ anualmente, mediante protocolo de requerimento, para as pessoas jurídicas e estúdios devidamente registrados que preencham os seguintes requisitos:
I. apresentar termo de compromisso e demais documentos legais, nos termos da legislação de estágio vigente no país, quando houver estagiários que
componham o quadro técnico.
II. estar em dia com suas obrigações penais.
III. estar em dia com suas obrigações financeiras junto ao CONFEF.
IV. apresentar termo de responsabilidade qualificada e quadro físico atualizado.
V. apresentar certidão negativa do Responsável Técnico atualizada (dentro do prazo de validade).
VI. não possuir irregularidades junto ao Departamento de Fiscalização.
Estao corretos: