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Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.

Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo", discorre sobre o

multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido

crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p.16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de

culturas" (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder" (p.17). O autor propõe responder “às

condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico" (p.18). Para ele, “reconhecer a diferença

cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma

perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural" (p.25). Tendo em

vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir

dos quais cada grupo elabora seus significados" (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as

ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.

Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano

para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do

currículo em teorias:

1.tradicionais;

2.críticas;

3.pós-críticas.

Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.

( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.

( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação

cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.

( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção,

conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.

A sequência está correta em

Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a

escola pública universal e gratuita" (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se

repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.

( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.

( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão

educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.

( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.

( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de

gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.

A sequência está correta em

Segundo Cortella (2011, p.43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional", é necessário

reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e

não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no

tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos

Sobre a história da formação de Rondônia, analise.

I. Antes de receber a nomeação atual, era denominado território federal de Guaporé, tendo sido formado com terras

dos estados do Amazonas e Mato Grosso.

II. Foi elevada a condição de unidade federada do Brasil por meio da Constituição de 1988, juntamente com os então

territórios do Amapá e Roraima.

III. Sua colonização mais intensa ocorreu no final do século XIX, quando nordestinos se dirigiram ao estado para

trabalhar nas minas de cassiterita.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Considere a função de custo dada por C(x) = 0,30x3 – 2,50x2 + 20x + 200. Assinale a alternativa que apresenta o valor do custo marginal do produto x quando são produzidas 17 unidades do produto.

Considere que uma empresa atue no mercado de concorrência perfeita e tenha seu custo marginal mensal dado por

Cmg = 3x2 – 6x + 15, sendo o preço de venda tomado no mercado com o valor de R$ 20,00 . Com base nessas

informações, assinale a alternativa que apresenta qual quantidade (x) deve ser produzida para que se obtenha o lucro

máximo. (Considere: √96 = 9,79.)

“O grande objetivo da Contabilidade é prover seus usuários, em geral, com o máximo possível de informações sobre o

patrimônio de uma entidade e suas mutações." (Iudícibus et al, 2010, p. 11)

“________________________________ são usuários que possuem duplo interesse nas informações contábeis: primeiramente

porque se baseiam nas mesmas para arrecadar tributos; e, em segundo lugar, interessam-se pelos dados econô-

micos das unidades microeconômicas para que, devidamente agregados e tratados estatisticamente, possam fornecer

bases adequadas para análises econômicas." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Uma empresa apresentou as seguintes informações ao final do Ano 2


Considerando o método direto para cálculo do caixa gerado pelas operações do fluxo de caixa, os valores de recebimento

de vendas e pagamento de fornecedores referentes ao Ano 2 são, respectivamente,

“Método de acesso a arquivos mais simples. As informações são processadas em ordem, um registro após o outro.

Essa modalidade de acesso é a mais comum, sendo usada, inclusive, por editores e compiladores." Trata-se do acesso

Numa escavação, seja para simples drenagem ou outros fins, como, por exemplo, a colocação de tubulações enterradas,

cuidados quanto a desmoronamentos devem ser tomados. O escoramento deve ser feito conforme o tipo de terreno e

considerando as profundidades acima de

A figura a seguir representa um pedaço de parede de uma residência, onde há 02 janelas, J1 e J2, 01 porta, P1, e 03

colunas de concreto armado, C1, C2 e C3


Sabendo-se que J1 = J2 = 2,0 m x 1,0 m (altura) e P1 = 0,80 m x 2,10 m (altura), calcule a área de alvenaria que será

construída neste pedaço de parede.

A Constituição Federal e a Lei nº 68/1992, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis, disciplinam

os casos de cumulação lícita e ilícita de cargos públicos. Nesse contexto, analise.

I. A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, da União, do

Distrito Federal, Estado e dos Municípios, não alcançando, todavia, as empresas públicas e sociedades de economia

mista de qualquer dos entes federados.

II. É permitida a acumulação de percepção de provento, com remuneração decorrente do exercício de cargos acumulados

legalmente.

III. A acumulação de cargos, ainda que lícita, é condicionada à comprovação de compatibilidade de horários.

IV. O servidor que acumular licitamente 2 cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, será

demitido de ambos os cargos efetivos, respeitado o prévio e regular processo administrativo.

Estão corretas apenas as afirmativas

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