Do título “Gramáticas: rota alternativa para as aulas de português” e da leitura atenta ao texto, pode-se pressupor do fato de o signo linguístico “gramática” estar flexionado no plural e estar seguido da expressão “rota alternativa” que


Infere-se do excerto “Refletir sobre a linguagem exige apenas um bom professor, quadro-negro e a intuição dos alunos. Essa é uma maneira de ensinar a raciocinar cientificamente com pouquíssimos recursos.” (linhas 11 e 12) que o signo “apenas” possui, no texto, caráter predominantemente

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra ''Gramática na escolas'', escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas. com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada ''língua natural'', é possível construir ''gramáticas'' e melhorar a educação do País.
Sobre o trecho “que mostram que a reflexão sobre uma língua natural ensina o método científico, auxilia no ensino de ciências e matemática e desenvolve as capacidades de leitura e escrita.” (linhas 8 a 9), um dos assuntos estudados que mais inter-relaciona linguística com conhecimentos matemáticos é


O poema caracteriza-se por um acúmulo de metáforas que se referem ao mesmo objeto. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição a esse recurso linguístico.


O TEXTO 1 pertence ao gênero crônica literária, cujas características são compatíveis com a seguinte concepção:

Observe o trecho abaixo:
[...]
e muda porque com nenhuma comunica,
porque cortou-se a sintaxe desse rio,
o fio de água por que ele discorria
[...] (linhas 10 a 12)
Pode-se afirmar que as palavras destacadas funcionam, respectivamente, como
Texto para a questão
Uma aula em academias de fast yoga de Nova York custa cerca de 30 dólares, mas uma sessão de análise costuma ter um preço mais salgado – um psicanalista estava cobrando 250 dólares por sessão, no mesmo prédio de Davis. (linhas 28 e 29)
No trecho acima, o segmento sublinhado, em relação à oração anterior, a
Texto para a questão
“Foi para usar na análise." (linha 54). No contexto, analise as afirmativas a seguir a respeito do período acima transcrito:
I. Com essa fala, justifica-se por que Miller não foi jantar fora.
II. A intenção do jornalista, ao encerrar o texto com essa fala, pode ter sido interpretar que Miller encontrou uma “justificativa" para o seu consumismo.
III. A roupa da Lululemon foi adquirida porque combinaria com o casaco laranja nas sessões de terapia.
Assinale
Texto para a questão
Assinale a alternativa que apresente termo com função sintática idêntica à de “Jenna Miller” (linha 1).
Sabe-se que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. Nesse cenário, analise as afirmativas a seguir: I. O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. II. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. III. O Plano Nacional de Cultura terá duração anual ou semestral, nos termos da lei, e visará ao desenvolvimento cultural do País. Assinale
“O Ministério da Educação sabe que é no ambiente escolar onde verdadeiramente ocorrerá a transformação que possibilitará às escolas de educação profissional responderem com agilidade e flexibilidade às rápidas e permanentes modernizações do sistema produtivo." A respeito da legislação do Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica, é incorreto afirmar que
A respeito da Adolescência, suas características e as bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento, assinale a afirmativa incorreta.
A dengue, a malária e a doença de Chagas são exemplos de doenças que acontecem no Brasil, vitimando, infelizmente, um grande número de pessoas. A respeito dessas doenças, analise as afirmativas a seguir:
I. A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminado com o vírus da doença.
II. A malária é transmitida pelo protozoário Plasmodium, e a contaminação se dá pela picada do mosquito do gênero Anopheles.
III. A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi, transmitido por insetos conhecidos como barbeiros.
Tendo em vista os vetores de transmissão e os agentes causadores dessas três doenças, assinale
Em um livro de Biologia, foi possível encontrar o seguinte texto:
“Com exceção de algumas bactérias e fungos, os seres vivos precisam de oxigênio para a respiração. Os animais vertebrados apresentam um sistema circulatório do tipo _______________. Os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos se caracterizam por apresentar circulação _______________. Com uma diferença importante: nos anfíbios e répteis, há uma separação _______________ entre o sangue venoso e o arterial, tornando o processo _______________ eficiente. Nas aves e nos mamíferos, ocorre uma separação _______________ entre o sangue venoso e o arterial."
Assinale a alternativa cujas palavras completem correta e respectivamente as lacunas do texto acima.
O fruto verdadeiro, biologicamente falando, é o que se origina do ovário da flor. Tendo em vista tal definição, é muito comum, no dito coloquial, o emprego de expressões errôneas quanto ao conceito biológico de fruta. Os pseudofrutos, por sua vez, são assim chamados por se originarem de outras partes da flor que não o ovário. Analise a origem de cada um dos exemplos listados nas alternativas a seguir e assinale a afirmativa correta quanto à classificação de fruto ou pseudofruto.