Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 5977 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

The author mentions Paul Virilio's statement: “When you invent the ship, you also invent the shipwreck" in paragraph 6 for which of the following reasons?

O ensino de gramática, quer da língua portuguesa, quer da Libras, tem muito a ver com a percepção que o professor assume de linguagem, podendo ser, dentre outras, a de que a língua é uma estrutura ou uma expressão do pensamento, ou um conjunto de sentenças, ou um sistema de normas. A partir dessas concepções, o professor começa a definir o sucesso ou o fracasso do aluno. Assinale corretamente a assertiva que se distancia de uma concepção formalista.

Ao se deparar com a expressão “artefato cultural”, o senso comum geralmente a relaciona com objetos materiais produzidos pela mão humana, herança de um povo, de uma cultura. No entanto, a expressão também carrega um outro conceito: artefato cultural como um ideal com função simbólica. Por isso, as poesias em línguas de sinais podem ser consideradas artefatos culturais. A poesia em sinais “Five senses” (cinco sentidos) é de autoria do poeta surdo

Na Aprendizagem Motora, o indivíduo tem a possibilidade de aperfeiçoar seu desempenho motor por meio de vivências práticas. Os movimentos devem ser experimentados em diferentes fases de desenvolvimento, que segundo Gallahue e Ozmun (2005), são:

A Ginástica Rítmica é uma modalidade que engloba movimentos de ritmo e dança, que expressam muita leveza e graciosidade, por parte das ginastas. As provas oficiais são divididas em:

O Futsal é uma adaptação do futebol para as quadras, sendo um esporte muito praticado. Sobre esta modalidade esportiva é CORRETO
afirmar que

Os fundamentos básicos do Futsal são movimentos técnicos que devem ser aprendidos para a utilização no momento do jogo. O fundamento que consiste em correr pela quadra com a bola sob seu domínio é

Os jogos trazem em suas características o caráter lúdico, que torna sua prática muitas vezes prazerosa e gratificante, causando bem estar aos participantes. O jogo que tem movimentos de execução similares ao de alguma modalidade esportiva, pode ser chamado de

Em alguns esportes coletivos, a posse da bola é fundamental para que a equipe possa atingir os seus objetivos no jogo. No Basquetebol, a
situação na qual os jogadores posicionam-se, a fim de obter a posse da bola, recuperando-a, após um arremesso não convertido, é chamada
de:

A dança educativa no espaço escolar tem objetivos e especificidades em sua abordagem que integram os indivíduos em seu contexto cultural, unindo suas particularidades e características próprias. No contexto escolar, como as aulas de dança podem acontecer, possibilitando o alcance desses objetivos?

O goleiro é o jogador da equipe que tem por objetivo interromper a passagem da bola em direção à meta. Ao goleiro do Handebol, é permitido:

Os esportes são muito variados e alguns são adaptados para que sua prática atinja cada vez mais pessoas e seja uma forma de iniciar os participantes nas diversas modalidades que existem. Quando se fala do mini-basquetebol, pode-se entender que:

A figura abaixo apresenta um pêndulo, de tamanho L e massa M, preso a um teto. Um disco, de raio r e massa m, é preso na sua extremidade inferior que rotacional em torno de seu próprio eixo.

Calcule o valor do momento de inércia total desse pêndulo.

Notava as coisas e via que mandava comprar um frangão, quatro ovos e um peixe para comer, e nada lhe traziam, porque não se achava na praça, nem no açougue, e, se mandava pedir as coisas e outras às casas particulares, lhas mandavam. Então disse o bispo: verdadeiramente que nestas terras andam as coisas trocadas, porque toda ela não é republica, sendo-o cada casa.

(SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil: 1500-1627. Livro I, cap.II, p.42-3, NOVAIS, Fernando A. (Org.). História da vida privada no Brasil : cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.14).

As condições de privacidade na colônia eram marcadas

A transformação dos Direitos do Homem nos direitos dos sans-culottes foi o ponto de inflexão não só da Revolução Francesa como de todas as revoluções que se seguiram. Isso se deve em
não pequena medida ao fato de que Karl Marx, o maior teórico das revoluções de todos os tempos, estava muito mais interessado na história do que na política e, portanto, deixou praticamente de lado as intenções originais das revoluções, a instauração da liberdade e concentrou a atenção de forma quase exclusiva no curso aparentemente objetivo dos acontecimentos revolucionários. Em outras palavras, levou mais de meio século para que a transformação dos Direitos do Homem nos direitos dos sans-cullotes, a renuncia à liberdade
perante os ditames das necessidades, encontrasse o seu teórico.

(ARENDT, Hannah. Sobre a Revolução. São Paulo: Cia. das Letras, 2011, p.94-95)

Para Hannah Arendt, a concepção de revolução em Karl Marx orientou-lhe a interpretação

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282