The author mentions Paul Virilio's statement: “When you invent the ship, you also invent the shipwreck" in paragraph 6 for which of the following reasons?
O ensino de gramática, quer da língua portuguesa, quer da Libras, tem muito a ver com a percepção que o professor assume de linguagem, podendo ser, dentre outras, a de que a língua é uma estrutura ou uma expressão do pensamento, ou um conjunto de sentenças, ou um sistema de normas. A partir dessas concepções, o professor começa a definir o sucesso ou o fracasso do aluno. Assinale corretamente a assertiva que se distancia de uma concepção formalista.
Ao se deparar com a expressão “artefato cultural”, o senso comum geralmente a relaciona com objetos materiais produzidos pela mão humana, herança de um povo, de uma cultura. No entanto, a expressão também carrega um outro conceito: artefato cultural como um ideal com função simbólica. Por isso, as poesias em línguas de sinais podem ser consideradas artefatos culturais. A poesia em sinais “Five senses” (cinco sentidos) é de autoria do poeta surdo
Na Aprendizagem Motora, o indivíduo tem a possibilidade de aperfeiçoar seu desempenho motor por meio de vivências práticas. Os movimentos devem ser experimentados em diferentes fases de desenvolvimento, que segundo Gallahue e Ozmun (2005), são:
A Ginástica Rítmica é uma modalidade que engloba movimentos de ritmo e dança, que expressam muita leveza e graciosidade, por parte das ginastas. As provas oficiais são divididas em:
O Futsal é uma adaptação do futebol para as quadras, sendo um esporte muito praticado. Sobre esta modalidade esportiva é CORRETO
afirmar que
Os fundamentos básicos do Futsal são movimentos técnicos que devem ser aprendidos para a utilização no momento do jogo. O fundamento que consiste em correr pela quadra com a bola sob seu domínio é
Os jogos trazem em suas características o caráter lúdico, que torna sua prática muitas vezes prazerosa e gratificante, causando bem estar aos participantes. O jogo que tem movimentos de execução similares ao de alguma modalidade esportiva, pode ser chamado de
Em alguns esportes coletivos, a posse da bola é fundamental para que a equipe possa atingir os seus objetivos no jogo. No Basquetebol, a
situação na qual os jogadores posicionam-se, a fim de obter a posse da bola, recuperando-a, após um arremesso não convertido, é chamada
de:
A dança educativa no espaço escolar tem objetivos e especificidades em sua abordagem que integram os indivíduos em seu contexto cultural, unindo suas particularidades e características próprias. No contexto escolar, como as aulas de dança podem acontecer, possibilitando o alcance desses objetivos?
O goleiro é o jogador da equipe que tem por objetivo interromper a passagem da bola em direção à meta. Ao goleiro do Handebol, é permitido:
Os esportes são muito variados e alguns são adaptados para que sua prática atinja cada vez mais pessoas e seja uma forma de iniciar os participantes nas diversas modalidades que existem. Quando se fala do mini-basquetebol, pode-se entender que:
A figura abaixo apresenta um pêndulo, de tamanho L e massa M, preso a um teto. Um disco, de raio r e massa m, é preso na sua extremidade inferior que rotacional em torno de seu próprio eixo.

Calcule o valor do momento de inércia total desse pêndulo.
Notava as coisas e via que mandava comprar um frangão, quatro ovos e um peixe para comer, e nada lhe traziam, porque não se achava na praça, nem no açougue, e, se mandava pedir as coisas e outras às casas particulares, lhas mandavam. Então disse o bispo: verdadeiramente que nestas terras andam as coisas trocadas, porque toda ela não é republica, sendo-o cada casa.
(SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil: 1500-1627. Livro I, cap.II, p.42-3, NOVAIS, Fernando A. (Org.). História da vida privada no Brasil : cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.14).
As condições de privacidade na colônia eram marcadas
A transformação dos Direitos do Homem nos direitos dos sans-culottes foi o ponto de inflexão não só da Revolução Francesa como de todas as revoluções que se seguiram. Isso se deve em
não pequena medida ao fato de que Karl Marx, o maior teórico das revoluções de todos os tempos, estava muito mais interessado na história do que na política e, portanto, deixou praticamente de lado as intenções originais das revoluções, a instauração da liberdade e concentrou a atenção de forma quase exclusiva no curso aparentemente objetivo dos acontecimentos revolucionários. Em outras palavras, levou mais de meio século para que a transformação dos Direitos do Homem nos direitos dos sans-cullotes, a renuncia à liberdade
perante os ditames das necessidades, encontrasse o seu teórico.
(ARENDT, Hannah. Sobre a Revolução. São Paulo: Cia. das Letras, 2011, p.94-95)
Para Hannah Arendt, a concepção de revolução em Karl Marx orientou-lhe a interpretação