Assinale a alternativa que apresenta alguns dos princípios norteadores para o ensino da Educação Física.
Dentre os critérios sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para avaliação na Educação Física escolar, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as competências gerais previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a alternativa correta.
Diante das proposições técnicas, estéticas e poéticas da dança moderna, é correto afirmar que
Sobre o Teatro Oficina e a arquitetura cênica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Foi formado, em 1958, por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
II. Em 1968, com a peça Roda Viva, de Chico Buarque, o Teatro Oficina introduz a participação do público na encenação, o que ficaria conhecido como “te-ato”.
III. O primeiro prédio e a arquitetura cênica do Teatro Oficina foram projetados por Lina Bo Bardi, mas um incêndio, em 1966, destruiu a sua sede.
O currículo, além de estabelecer procedimentos, técnicas e métodos para o ensino, também é um artefato cultural. Tendo em vista as teorias críticas do currículo, assinale a alternativa INCORRETA.
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu algumas mudanças na estrutura do ensino médio. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Considerando o período a partir da década de 1990, a respeito das instituições artísticas no Brasil, como museus, galerias e centros culturais, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista os atravessamentos culturais (locais e globais) na contemporaneidade e as produções artísticas, assinale a alternativa correta.
Para além do desafio e da necessidade de universalizar o acesso e a permanência ao Ensino Médio, deve-se garantir a aprendizagem dos estudantes, respondendo às suas aspirações presentes e futuras. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio propõe um olhar às juventudes. A esse respeito, é correto afirmar que
Em um século de grande e exuberante produção literária, Sócrates é uma estranha exceção: não escreveu. E a ausência de obras ou de escritos o transforma em um enigma e em um problema que vem desafiando a história da filosofia, pois, afinal, quem foi e o que pensou o “pai da filosofia”? O “problema Sócrates” não reside apenas nas diferentes imagens do filósofo que foram construídas ao longo dos séculos. Reside também no fato de não sabermos, afinal, o que ele pensou exatamente. Sobre ele, tudo quanto sabemos vem de Aristófanes, Xenofonte, Platão, Aristóteles e dos chamados “socráticos menores”. Nesse sentido, analisando as várias imagens de Sócrates produzidas pelos testemunhos gregos, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Viu em Sócrates o filósofo fundador da filosofia especulativa. Como adversário dos sofistas e dos “socráticos menores”, constrói a imagem de um Sócrates inimigo dos sofistas e incompatível com as ideias dos “socráticos menores”.
( ) Das suas obras, na que se refere mais diretamente a Sócrates, o filósofo é apresentado e ridicularizado como sofista. Embora não possamos tomar esse autor como testemunha fidedigna da filosofia socrática, ele revela algo precioso: como os atenienses viam Sócrates e como, rindo da comédia, deixavam escapar a irritação que lhes causava.
( ) Deste autor, fica a imagem do Sócrates criador da ciência, capítulo decisivo da história da verdade. Para ele, Sócrates é o criador do método de investigação científica, isto é, dos procedimentos teóricos para chegar à definição universal e necessária de uma coisa.
( ) Das obras sobre Sócrates, a mais importante foi escrita, segundo o autor, para provar que Sócrates foi um cidadão altamente patriota, piedoso, justo, que fazia sacrifícios aos deuses e era leal aos amigos. A honradez de Sócrates é o que interessa a este autor, para combater os que condenaram injustamente o filósofo.
1. Aristófanes.
2. Xenofonte.
3. Platão.
4. Aristóteles.
Os diálogos platônicos não são apenas obras filosóficas, mas também verdadeiras joias literárias, peças dramáticas de beleza e elegância sem par. Um dos diálogos da maturidade de Platão é Fédon, cujo o tema principal é sobre
Considerando como a lógica se caracteriza, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
4 – 6 – 3 – 2 – 5 – 1. (B) 1 – 4 – 5 – 2 – 6 – 3. (C) 5 – 4 – 1 – 3 – 6 – 2. (D) 2 – 6 – 4 – 5 – 3 – 1. (E) 3 – 5 – 1 – 6 – 4 – 2.1. Instrumental.
2. Formal.
3. Propedêutica.
4. Normativa.
5. Doutrina da prova.
6. Geral e temporal.
( ) É o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica.
( ) Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações.
( ) É a ferramenta do pensamento para pensar corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado.
( ) As formas do pensamento, seus princípios e suas leis são universais, necessárias e imutáveis como a própria razão.
( ) Fornece princípios, leis e regras que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro.
( ) Não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento.
Dentre as obras elencadas a seguir, qual NÃO foi escrita por René Descartes?
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Para favorecer o domínio da razão sobre a tirania das paixões, Descartes propõe como “moral provisória” algumas normas que depois se revelaram válidas e, para ele, definitivas. Sobre o tema, considerando as regras a seguir, fazem parte da ética cartesiana:
I. obedecer às leis, aos costumes e à religião do próprio país, acolhendo as opiniões comuns mais moderadas.
II. perseverar nas ações com a maior firmeza e resolução possível.
III. vencer de preferência a si mesmo do que o destino, e mudar preferencialmente os próprios desejos do que a ordem do mundo.
IV. cultivar a razão e o conhecimento da verdade.