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Questões de Concurso SED-MS – Aprova Concursos

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De acordo com a Deliberação CEE/MS n° 10.814, de 10 de março de 2016, que estabelece normas para a educação básica no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, a avaliação de aprendizagem deve, EXCETO

De acordo com a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, NÃO é correto afirmar que

Émile Durkheim apresenta, na obra As regras do método sociológico (1895), uma metodologia para o estudo dos fenômenos sociais. Sobre essa obra e os pressupostos do autor, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa correta que corresponde aos três tipos puros de dominação propostos por Max Weber.

Considerando as teorias sociológicas sobre o tema dos movimentos sociais, assinale a alternativa correta.

Um balão atmosférico a −20°, em determinada pressão, foi preenchido com 2,5x103 mol de gás hélio até completar o volume                  de 5,0x104 L. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o volume molar do gás hélio em −20°C.

Se 2,8 g de Fe3+ forem reduzidos na reação:

Fe3+ + Cu+ → Fe2+ + Cu2+, quantos coulombs (C) de carga devem ser transferidos do Cu+ para o Fe3+ ?

[Dado: Constante Faraday (F) = 96500 C/mol elétron]

Qual das seguintes alternativas apresenta corretamente a reação para a segunda ionização do alumínio?

A seguinte estrutura de Lewis foi desenhada para um elemento (E) do terceiro período da tabela periódica:

                                                                         

Assinale a alternativa que identifica esse elemento (E).

Considere a titulação de uma solução de ácido acético com uma solução de hidróxido de sódio, a 25°C. Com respeito aos estágios dessa titulação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Na pré-equivalência, após a adição de um volume de titulante, tem-se uma solução tampão formada pela mistura acetato de sódio e ácido acético.
II. No ponto de meia-equivalência (metade do volume de titulante adicionado), a solução terá pH igual ao valor de Ka (ácido acético).
III. Na equivalência química, a solução resultante terá [OH] > [H3O+].

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a fórmula mínima de um composto que contém as seguintes porcentagens (m/m): 29% Na, 41% S, e 30% O.

De acordo com as seguintes reações descritas de (1) a (4), assinale a alternativa correta.

1. CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(l)
2. CaO(s) + CO2(g) → CaCO3 (s)
3. Mg(s) + 1/2O2(g) → MgO(s)
4. PbCO3(s) → PbO(s) + CO2(g)

A(s) reação(ões) de decomposição é(são):

A velocidade da reação entre o flúor e o dióxido de cloro foi determinada variando as concentrações dos reagentes, de acordo com a reação:

F2(g) + 2 ClO2(g) ⟶ 2 FClO2(g)

Diante das observações experimentais, constatou-se que a lei de velocidade da reação é:

Velocidade = k [F2] [ClO2]

Com base nessas informações, assinale a alternativa INCORRETA.

Uma professora, ao ensinar frações a seus alunos, procedeu ao que segue:

I. Fração é o resultado de duas operações sucessivas sobre o mesmo todo, de natureza contínua ou discreta. A primeira operação divide o todo em n partes e a segunda reúne, em um outro todo, um certo número m de partes, sendo m < n, m > n ou m = n.

II. Para justificar que na divisão de duas frações mantemos a fração do numerador e multiplicamos essa fração pelo inverso da fração do denominador, podemos utilizar a propriedade: “Em toda divisão de frações, se multiplicarmos o numerador e o denominador por um mesmo número (diferente de zero), obteremos uma fração equivalente à fração dada. Nesse caso, o número é o inverso da fração do denominador”.

III. Para justificar que 1/3 > 1/4, podemos proceder como segue: “Primeiro, separamos, por exemplo, 18 tampinhas e as colocamos em 3 pratinhos, contendo 6 tampinhas em cada pratinho. Ao pegarmos um pratinho, estaremos pegando 6 tampinhas, ou seja, 1/3 do todo. Em seguida, pegamos, por exemplo, 16 tampinhas e as colocamos em 4 pratinhos contendo 4 tampinhas em cada pratinho. Ao pegarmos um pratinho, estaremos pegando 4 tampinhas, ou seja, 1/4 do todo. Como 6 tampinhas é maior do que 4 tampinhas, a fração 1/3 é maior do que 1/4”.

IV. Ao se trabalhar com frações quando o todo é de natureza contínua, podemos, matematicamente, obter infinitas frações; se o todo for de natureza discreta, teremos um número finito de frações.

Assinale a alternativa que aponta os procedimentos nos quais a professora NÃO cometeu falha conceitual ou didática.

Davi recebeu um prêmio em dinheiro e decidiu dividir esse prêmio em três partes inversamente proporcionais às idades de seus filhos: 5, 7 e 11 anos. Não quis revelar o montante recebido, mas revelou que a menor parte foi de R$ 7.000,00. Nessas condições, o valor do prêmio recebido por Davi foi de

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