Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SED-MS – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 502 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considerando as artes afro-diaspóricas no Brasil e os atravessamentos estéticos coloniais, assinale a alternativa correta.

A pedagogia nova ou movimento da Escola Nova tem suas origens na Europa e nos Estados Unidos, despontando no Brasil por volta da década de 1930. Sobre os fundamentos didáticos e metodológicos da pedagogia nova e o ensino de arte, assinale a alternativa correta.

A lei n° 10.639/03 alterou a lei n° 9.394/96 incluindo a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. A respeito dos impactos e das transformações pedagógicas dessa lei, assinale a alternativa correta.

Com base nos pressupostos conceituais, estéticos e técnicos do teatro de Bertolt Brecht, é correto afirmar que

Em relação à tendência pedagógica tradicional e ao ensino de arte, assinale a alternativa correta.

A avaliação faz parte do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, considerando as especificidades do trabalho pedagógico em arte, assinale a alternativa correta.

Considerando a relação entre arte, educação e tecnologia, assinale a alternativa correta.

O que espanta os primeiros físicos ou filósofos, o que lhes causa admiração e melancolia é a perpétua instabilidade das coisas, sua aparição e desaparição, o nascimento e a morte, a geração e a corrupção dos seres. Em uma palavra,

Como é frequente nos estudos teóricos e na história da filosofia, a cada época surge um novo Platão, ou um Platão diferente dos anteriores. Sobre o tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O Platão de Aristóteles é o filósofo preocupado com a distinção entre o mundo sensível das aparências e o mundo inteligível das essências, com o ser e o não ser e com as questões lógicas do conhecimento.
II. O Platão interpretado por Plotino é o filósofo preocupado com a teologia: o Bem (a ideia suprema, para Platão) é o ser uno e indizível, luz infinita, impensável e inalcançável pelo espírito comum, espalhando-se em emanações que formam o mundo, indo desde as formas puramente espirituais e imateriais até a matéria bruta, treva pura.
III. O Platão dos primeiros cristãos é o Platão da imortalidade da alma, da crítica ao corpo como prisão da alma, da purificação espiritual como forma de salvação.
IV. Para Nietzsche, “Platão, esta flor mais bela da Grécia”, foi destruído pelo racionalismo ressequido de Sócrates, que lhe tirou a energia agonística para transformá-lo no metafísico das ideias

Epicteto e Marco Aurélio são nomes associados a qual corrente filosófica?

Dentre as contribuições de Francis Bacon, está sua teoria dos ídolos, cuja primeira função é a de tornar os homens conscientes das falsas noções que obscurecem sua mente e barram o caminho para a verdade. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o futuro da filosofia no Ensino Médio, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A BNCC não exclui a filosofia nem dá diretrizes rígidas para sua configuração no Ensino Médio. O fato de a filosofia ter deixado de ser disciplina obrigatória não significa que ela tenha saído do currículo nem que precise sair.
II. A permanência da filosofia como unidade curricular dependerá do MEC e das secretarias estaduais de educação, por meio da elaboração dos projetos pedagógicos e da organização de campanhas de conscientização dos professores e diretores escolares.
III. A BNCC, sem anular o modelo clássico da formação por aulas, oferece outros modelos formativos (laboratórios, oficinas etc.), válidos para todas as unidades curriculares. Nisso há uma possibilidade forte de encontrar itinerários formativos em filosofia.

Para este importante filósofo do século XX, a tarefa da filosofia seria a de usar adequadamente a linguagem, conhecendo seus limites e calando-se diante do que não pode ser falado. A qual filósofo o enunciado se refere?

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais características do fenômeno que ficou conhecido como indústria cultural, termo difundido pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Adaptado.

The third paragraph

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282