O processo de ensino é composto por elementos que devem ser considerados na elaboração do planejamento escolar. Esses elementos são:
As transformações de ordem econômica, política, cultural, social e tecnológica, ocorridas nos últimos anos, têm acarretado reflexões sobre o papel da escola e sua relação com a sociedade. Neste sentido, enquanto espaço de acesso ao conhecimento, que visa a transformação social e inserção social dos sujeitos cabe a escola:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está fundamentada no paradigma da educação inclusiva, que tem por base o direito dos alunos, conjugando igualdade e diferença. Nesse sentido, deve garantir:
O ser humano tem a necessidade permanente de conhecer, construir e reconstruir regras de convivência em sociedade. Essa perspectiva implica dizer que na sala de aula:
O artigo 26, parágrafo 1º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº. 9394/96, ao tratar da abrangência do currículo escolar, determina a obrigatoriedade do estudo da língua portuguesa e da matemática e:
“(...) instrumento que dispõe o Poder Público (em qualquer de suas esferas) para expressar, em determinado período, seu programa de atuação, discriminando a origem e o montante de recursos a serem obtidos, bem como a natureza e o montante dos dispêndios a serem efetuados.” (Piscitelli, Timbó e Rosa, 2004). O texto citado descreve corretamente:
Da análise do balanço orçamentário é possível inferir que, quanto ao resultado orçamentário, a execução do orçamento poderá ter um resultado:
Instrumento pelo qual se demonstram as despesas e receitas previstas em confronto com as despesas efetivamente realizadas e receitas arrecadadas. A descrição se refere a:
Acerca dos princípios orçamentários, analise os itens a seguir.
I. Anualidade
II. Orçamento Bruto
III. Não afetação da receita
( ) Veda a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo as exceções previstas no artigo 167 da Constituição Federal.
( ) Também conhecido como Princípio da Periodicidade.
( ) Determina que o exercício financeiro orçamentário deve coincidir com o ano civil.
( ) Estabelece que as receitas e despesas devem ser registradas no orçamento sem quaisquer deduções.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
São despesas que já foram empenhadas em conformidade com a lei, mas que não foram pagas dentro do mesmo exercício financeiro. Trata-se de:
A vacina tríplice viral - SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) deve ser administrada em:
O laudêmio representa que tipo de receita?
Julgue as proposições em (V) para Verdadeira e (F) para Falsa e assinale a única alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
( ) Os contratos administrativos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.
( ) Os contratos decorrentes de dispensa ou inexigibilidade de licitação possuem rigorismo formal reduzido, sendo possível a desvinculação dos termos do ato que os autorizou.
( ) Os contratos administrativos para os quais a lei exige licitação são firmados em razão de condições pessoais do contratado, caracterizando a sua natureza intuitu personae.
( ) Após finalizada a licitação e formalizado o contrato administrativo, é vedado às partes a rescisão contratual, por força do princípio da legalidade e da supremacia do interesse público.
Para fins de licitações e contratos administrativos, nos projetos básicos e projetos executivos de obras e serviços serão considerados principalmente os seguintes requisitos, exceto:

Qual a fórmula que deverá ser utilizada na célula B8 para que exiba a média de atendimentos de todos os dias da semana?