Com base na Lei nº 9.394/96, o sistema federal de ensino compreende:
(__) As instituições de ensino mantidas pela União e pelos Estados;
(__) As instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;
(__) Os órgãos federais de educação.
Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:
Assinale a alternativa correta conforme a Lei nº 9.394/96:
Por ser um construto sociocultural e nunca uma variedade linguística real, a norma padrão é:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para orientar a elaboração dos currículos de Ciências, as aprendizagens essenciais a ser asseguradas neste componente curricular foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. São elas, Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo.
Analise sobre a unidade temática Matéria e Energia:
I- Essa unidade temática contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia;
II- Nessa unidade temática estão envolvidos estudos referentes à ocorrência, à utilização e ao processamento de recursos naturais e energéticos empregados na geração de diferentes tipos de energia e na produção e no uso responsável de materiais diversos;
III- Um dos focos desta unidade temática é a percepção de que o corpo humano é um todo dinâmico e articulado, e que a manutenção e o funcionamento harmonioso desse conjunto dependem da integração entre as funções específicas desempenhadas pelos diferentes sistemas que o compõem.
Dos itens acima:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC descreve que são competências específicas de geografia para o ensino fundamental, exceto:
Assinale a alternativa em que as palavras preenchem adequadamente e respectivamente as lacunas abaixo, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC: “No processo da construção da noção de ____________, os alunos precisam desenvolver, entre outras, as ideias de aproximação, proporcionalidade, ____________ e ____________, noções fundamentais da Matemática.”
A aprendizagem em Matemática está diretamente relacionada à compreensão, ou seja:
Na temática de grandezas e medidas, no Ensino Fundamental durante os anos iniciais espera-se que os alunos reconheçam:
I- Que medir é comparar uma grandeza com uma unidade e expressar o resultado da comparação por meio de um número; II- Resolver problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área (de triângulos e retângulos) e capacidade e volume (de sólidos formados por blocos retangulares); III- A transformações entre unidades de medida padronizadas mais usuais; IV- Resolvam problemas sobre situações de compra e venda e desenvolvam, por exemplo, atitudes éticas e responsáveis em relação ao consumo.
Dos itens acima:
Não é uma das competências específicas de língua portuguesa para o ensino fundamental:
Com base nas Diretrizes para Educação Especial na Rede Municipal de Ensino da Serra – ES, o professor de sala regular, em sua área de atuação, deve mediar os processos de construção do conhecimento, por meio de um ambiente agradável e sem discriminação, com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa tanto do ponto de vista educativo, quanto do ponto de vista social. São atribuições desse profissional, exceto:
As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas, segundo a Lei nº 9.394/96:
Segundo o disposto na Lei nº 9.394/96, O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
(__) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; (__) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; (__) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio cultura.
Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas: A função da escola é ensinar o que as pessoas _____: ninguém precisa ensinar um brasileiro a dizer ‘eu _____ muito bem’, porque essa regra faz parte da gramática da nossa língua materna. Mas é preciso ensinar _____ a regra ‘eu _____ muito bem’, porque ninguém aprende a falar assim em casa.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no ensino de geografia na unidade temática O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de:
A história do Espirito Santo teve início com o desembarque de Vasco Coutinho, na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento, no ano de: