Em conformidade com o Decreto 157, de 2 de julho de 1991, que promulga a Convenção N° 139, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, sobre a Prevenção e o Controle de Riscos Profissionais causados pelas Substâncias ou Agentes Cancerígenos, em seu Artigo 2, o número de trabalhadores expostos às substâncias ou agentes cancerígenos e a duração e os níveis dessa exposição devem:
Com relação aos poluentes atmosféricos, o Material
Particulado (MP) é uma mistura complexa de sólidos
com diâmetro reduzido, cujos componentes apresentam
características físicas e químicas diversas. Em geral
o material particulado é classificado de acordo com
o diâmetro das partículas, devido à relação existente
entre diâmetro e possibilidade de penetração no trato
respiratório. Dentre as fontes principais de material
particulado, estão:
I. A queima de combustíveis fósseis.
II. A queima de biomassa vegetal.
III. Emissões de amónia na agricultura.
IV. Emissões decorrentes de obras e pavimentação de
vias.
Estão corretas:
De acordo com o Decreto No 1.254, de 29 de setembro de 1994, que promulga a Convenção número 155, da Organização Internacional do Trabalho, sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho, concluída em Genebra, em 22 de junho de 1981, conforme seu artigo 1, a presente Convenção aplica-se:
De acordo com o DECRETO-LEI N.° 5.452, DE 1o DE
MAIO DE 1943, que aprova a Consolidação das Leis
do Trabalho (CLT), em seu Art. 389, toda empresa é
obrigada:
Atribua valores V=Verdadeiro e F=Falso para os itens a
seguir. Após, selecione a alternativa que apresenta os
valores corretos, na sequência apresentada.
( )A instalar bebedouros, lavatórios, aparelhos sanitários;
dispor de cadeiras ou bancos, em número suficiente,
que permitam às mulheres trabalhar sem grande
esgotamento físico.
( )A fornecer, gratuitamente, a juízo da autoridade
competente, os recursos de proteção individual, tais
como óculos, máscaras, luvas e roupas especiais, para
a defesa dos olhos, do aparelho respiratório e da pele,
de acordo com a natureza do trabalho.
( )A instalar vestiários com armários individuais privativos
das mulheres, exceto os estabelecimentos comerciais,
escritórios, bancos e atividades afins, em que não seja
exigida a troca de roupa e outros, a critério da autoridade
competente em matéria de segurança e higiene do
trabalho, admitindo-se como suficientes as gavetas ou
escaninhos, onde possam as empregadas guardar seus
pertences.
( ) A prover os estabelecimentos de medidas concernentes
à higienização dos métodos e locais de trabalho, tais
como ventilação e iluminação e outros que se fizerem
necessários à segurança e ao conforto das mulheres, a
critério da autoridade competente.
Em conformidade com a NR-33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, no que se refere as Responsabilidades do Empregador, cabe ao empregador, entre outras responsabilidades, EXCETO:
De acordo com o anexo n° 13 da NR 15, que trata dos agentes químicos, dentre as atividades e operações envolvendo o chumbo, são consideradas atividades insalubres de grau máximo, EXCETO:
Em “Li esta frase outro dia e achei perfeito." (1°§), os
verbos destacados expressam uma noção de tempo:
Assinale a alternativa correta. Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incrementai, e os marca como arquivos que passaram por backup. Portanto:
Com base na planilha do MS-Excel 2010 abaixo, assinale
a alternativa que apresenta o resultado da fórmula:
=SOMA(A1:B2;3)
Ao acessar sites bancários é comum encontrarmos o prefixo “https://”. Essa terminologia fixada previamente ao nome do site significa que:
Considere o fragmento abaixo para responder às questões 7 e 8 seguintes.
"Apenas um homem morto e a multidão se espalha, as mesas do café ficam vazias." (12°§)
Em função da necessidade de concordância do verbo com o sujeito a que se refere, pode-se afirmar o seguinte sobre o sujeito da forma “espalha” é:
Assinale a alternativa correta, considerando as normas constitucionais sobre o sistema tributário nacional.
Assinale a alternativa correta, considerando as
disposições da Lei Federal n° 13.146, de 06/07/2015,
que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com
Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Analisando o desenvolvimento histórico das políticas sociais no Brasil Behring;Boschetti (2011) nos dizem que o ano de 1923 foi extremamente relevante posto que foi nele que tivemos a promulgação da lei Eloy Chaves. Considerando as colocações das autoras sobre a referida legislação avalie os itens abaixo destacados: I.A lei Eloy Chaves instituiu a obrigatoriedade da criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs). II.A lei Eloy Chaves entendeu o direito previdenciário para os trabalhadores rurais e para os empregados domésticos. III.As categorias de trabalhadores que tiveram direito a organização das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) eram as que estavam inseridas, diretamente, no processo de produção e circulação de mercadorias. IV.Conforme a lei Eloy Chaves somente tinham direito de organizaras Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) somente os trabalhadores da burocracia pública. Estão corretas:
A Seguridade Social brasileira foi criada a partir da Constituição de 1988 inaugurando uma nova ótica para a política social em nosso país. Teixeira (2006), recorrendo ao texto constitucional, especialmente ao artigo 194, indica como objetivos da Seguridade Social: I. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. II. Participação da comunidade. III. Universalidade da cobertura e do atendimento. IV. Irredutibilidade do valor dos benefícios. Representam objetivos da Seguridade Social, conforme o artigo 194 da Constituição Federal os citados nas afirmativas: