Auguste Comte, é considerado dentro do pensamento Sociológico um dos fundadores de tal ciência. Este autor já no início do século XIX afirmou poder cunhar ao campo filosófico dedicado aos estudos da sociedade o termo Sociologia atualmente utilizado.
Assinale a alternativa que represente os preceitos metodológicos defendidos por Comte a respeito dos estudos da Sociologia:
“Além disso, influenciado pelo isolamento relativo e cíclico a que estão sujeitas as comunidades caiçaras, desenvolveu-se uma forma de linguajar típico, com o uso de palavras somente conhecidas entre os caiçaras". (DIEGUES, 2004; p.21-48).
Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.
Émile Durkheim, o fundador da escola francesa de sociologia, muito contribuiu para o avanço da Sociologia enquanto campo do conhecimento científico. A respeito das concepções deste autor, assinale a alternativa incorreta:
Em suas reflexões acerca da sociedade de classes e da obtenção de lucro dos capitalista,s Marx afirma que o mesmo provém do não pagamento de parte do trabalho realizado pelo trabalhador. Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.
A formação da realidade brasileira é marcada pela complexidade de fatos sociais, históricos, econômicos e culturais. Com o intuito de melhor compreender estes processos e de elaborar uma visão sobre os mesmos que partisse, sobretudo, de dentro desta mesma realidade e não a mera importação de explicações estrangeiras, autores como Darcy Ribeiro, Celso Furtado e Caio Prado Jr. lançaram suas obras, “O Povo Brasileiro: Formação e sentido do Brasil”, “Formação Econômica do Brasil” e “Formação do Brasil Contemporâneo”. A respeito do que é apresentado em “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro assinale a alternativa correta.
“A distância entre aqueles que possuem muito e aqueles que possuem pouco, mas cada vez mais, não mudou. Mas multiplicaram-se os graus intermediários, que de algum modo aproximam os extremos. Dirigentes dirigidos, a um mesmo centro de mediocridade. Ser rico consiste hoje em dia em possuir um grande número de objetos pobres". (VANEIGEM, 2002, p. 77)
Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.
“A ética protestante e o espírito do capitalismo" , obra de Max Weber é uma importante referência do pensamento sociológico sobre todas as ciências humanas. A respeito de tal obra assinale a alternativa incorreta:
A pedagogia de projetos na Educação Infantil deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) A pedagogia de projetos na Educação pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento no contexto da escola.
( ) A prática pedagógica assume uma postura reflexiva e investigativa, com vistas a integrar o projeto em uma abordagem interdisciplinar.
( ) O projeto parte de uma problemática e, portanto, quando se conhece a priori todos os passos para solucionar o problema, esse processo se constitui em um exercício e aplicação do que já se sabe.
( ) O projeto na Educação Infantil deve ser conceituado como um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de um tema selecionado, resultando em uma apresentação de trabalho em sala de aula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Ao se referir aos diferentes níveis e tipos de letramento que a criança pode atingir, Soares (2009) afirma que em relação à leitura e à escrita, esses níveis podem variar de acordo com as necessidades, demandas da criança e do seu meio, contexto social e cultural a que pertence.
Dessa forma, é correto afirmar que:
Considerando as possibilidades de aprendizagem que se apresentam nas diferentes faixas etárias, faz-se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades de ordem afetiva e cognitiva, embora a criança desenvolva suas capacidades de formas diversas. Dessa forma, assinale a alternativa correta a seguir.
A contínua realização do projeto educativo possibilita o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, sendo base de diálogo e reflexão para toda equipe escolar. Dessa forma, é correto afirmar que:
O ato pedagógico, conforme Libâneo (1994, p. 56) “é uma atividade sistemática de interação entre os seres sociais". De acordo com essa citação, é correto afirmar:
A interação caracteriza-se como atividade cooperativa que implica ação entre os sujeitos no processo de comunicação, os quais revezam-se na condição de falante e de ouvinte. Dessa forma, as interações em sala de aula pode ser descritas como:
I. Uma diversificação de estratégias na aplicação do plano interativo.
II. Uma atividade onde as ações e reações dos indivíduos acontecem de forma participativa.
III. Um tipo de relação envolvendo a motivação e participação ativa no contexto da aprendizagem.
IV. Uma contínua articulação com os sujeitos envolvidos em constante equilíbrio das relações.
V. Uma garantia de reorganização dos elementos aplicativos e criativos.
Estão corretas as afirmativas:
A análise do emprego dos tempos verbais em “Há algum tempo, venho estudando as piadas"(1º§) revela que, semanticamente, as duas formas em destaque indicam, nessa ordem, as noções de:
No início do último parágrafo, o autor faz referência a uma conclusão e, por meio da construção verbal “nos ensinaram”, assume uma estratégia de: