“Apesar da importância que os solos têm para a sobrevivência da espécie humana, dos vegetais e dos animais na superfície da Terra, parece que o homem tem dado pouca atenção a esse recurso natural, pelo menos no que diz respeito à sua utilização e conservação […]. Apesar de ser um problema em escala mundial, a erosão dos solos ocorre de forma mais séria nos países em desenvolvimento, com regime de chuvas tropicais […].
Fonte: GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In.: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos – 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2012.
Com relação à erosão dos solos, assinale a alternativa correta:
A Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012, conhecida popularmente como Novo Código Florestal Brasileiro, dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. Esta Lei estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. Considerando a Lei citada, analise as afirmativas a seguir.
BRASIL. Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm. Acesso em: 27 jul. 2017.
I. Define Área de Preservação Permanente (APP) como área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade […]. A largura das faixas marginais de APP no entorno de rios e córregos variam de acordo com a largura desses cursos d'água.
II. Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal (RL). Em áreas da Amazônia Legal, deve-se destinar para RL: a) 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas; b) 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado; c) 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais. Nas demais regiões do país a RL deve ser de 20% (vinte por cento) da área total do imóvel.
III. É criado o Cadastro Ambiental Rural - CAR, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Estão corretas as afirmativas:
Analise a tabela abaixo, que apresenta o percentual de população rural e urbana nos anos de 1960 e 2000, para o Brasil e para diferentes regiões brasileiras.

Com relação à mobilidade espacial da população sob a ótica da localização rural e urbana, em que houve uma verdadeira inversão entre os 1960 e 2000, analise as afirmativas a seguir.
I. As relações capitalistas no campo (que desestruturaram antigas relações tradicionais do trabalho) e a mecanização agrícola, contribuíram com a fuga da população do campo para as cidades.
II. O aumento da população nas cidades foi mal distribuído espacialmente, o que acarretou em problemas como crescimento da demanda de empregos, transporte, habitação, saneamento, saúde e educação.
III. A fuga da população do campo veio acompanhada da queda de população ativa nos setores secundário e terciários e do aumento no setor primário, devida à mecanização agrícola do campo e aumento da industrialização nas cidades.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o poema a seguir e assinale a alternativa correta: Intermezzo (Intertexto) Bertold Brecht

É tópico comum se ressaltar a importância do estudo da história dependendo que se conhecendo o passado, prepara-se no presente o futuro. Dentro desse contexto, assinale a alternativa acerca dos regimes ditatoriais que ocorreram na América Latina em meados do século XXI.
Leia e responda:
“No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado em relação aos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Este se via como o renascimento da civilização greco-latina, e portanto tudo que estivera entre aqueles picos de criatividade artístico-literária (de seu próprio ponto de vista, é claro) não passara de um hiato, de um intervalo" (JÚNIOR, HILÁRIO FRANCO “A IDADE MÉDIA, NASCIMENTO DO OCIDENTE", prefácio.)
Sobre a “Idade Média" analise as afirmações:
I. É uma denominação rasa para um período da civilização europeia rico e ainda marcado por leituras preconceituosas oriundas da Idade Moderna.
II. É considerado pelo pesquisadores da área medieval um problema comum procurar estudar a história pela ascensão dos períodos históricos e não pelo declínio. Dessa maneira o período medieval consiste enquanto fundamento da “Idade Moderna", mais do que as especificidades do mundo medieval realmente.
III. É correto dizer que grande parte da riqueza da cultura medieval consistia na produção de queijos, pães e vinhos, principalmente por parte dos mosteiros, infelizmente os registros de arte são basicamente nulos.
Assinale a alternativa correta:
Podemos afirmar que a crise do Antigo Regime na Europa teve influência direta nas colônias Americanas. Nas colônias espanholas inúmeras revoltas resultaram no fracionamento do território pertencente a coroa. Já na colônia Portuguesa, podemos indicar que as causas do território ter sido pouco alterado se deve muito à:
I. Fuga da família real para a colônia sem o aparato Estatal resultou na centralização do poder e a diminuição de conflitos internos.
II. A relação que a família real e a corte portuguesa estabeleceram com as oligarquias regionais foi um dos fatores que influenciaram a união do território e das províncias brasileiras.
III. Uma das influências da crise do antigo regime na colônia portuguesa foi a Inconfidência Mineira, influenciada pela revolução francesa.
Estão corretas as afirmativas:
Leia com atenção:
Art. 1° A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
“§ 1° O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil".
“§ 2° Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras".
Sobre o documento e de seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Segundo o dicionário de Língua Portuguesa Online cronologia refere-se à ciência cuja finalidade é datar acontecimentos históricos, os descrevendo e agrupando numa sequência lógica. Esta disciplina insere-se numa ciência maior, que é História. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre a importância da cronologia no ensino de História:
Tereza de Benguela é conhecida por [...] rainha do quilombo [Quariteré], e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luís Pinto de Sousa Coutinho"
Sobre a resistência negra no Período Colonial e Imperial do Brasil assinale a alternativa INCORRETA:
Durante o período colonial no Brasil vários tratados entre a coroa portuguesa e a coroa espanhola foram assinados com a intenção de se fixar as fronteiras e o domínio do território. Um desses tratados foi o Tratado de Madri (1750) que tinha por princípio o direito romano de propriedade, uti possidetis, ita possideatis, que entende que a posse de algo se faz pelo uso a ele aplicado ou não. Assinale a alternativa que corresponda a como tal principio romano influenciou no que hoje conhecemos como Mato Grosso:
Fill in the blanks with the appropriate form of the verbs:
John: “Sarah, just tell me the true about the Project. Nothing is ready, ___?"
Sarah: “Of course it is! Well... some parts, at least... maybe two... or one..."
John: “I knew it!" Turns to Claire, “I told you Sarah would procrastinate, ___? She always does.
" Sarah: “That's not true! I always get things done. Tell him, Claire. I'm very proactive, ___?
" Claire: “well..."
From question 53 to 63, choose the CORRECT answers to fll in the blanks.
She described _____ to _____ in details that night. Didn’t _____?