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Um empreendedor está avaliando um investimento em uma nova sociedade. O valor a ser investido no momento zero atinge R$ 1.000,00, prevendo-se os seguintes fluxos de caixa ao final dos próximos 4 meses: R$ 200,00, R$ 300,00, R$ 900,00 e R$ 1.200,00. O empreendedor definiu em 20% ao mês a taxa de desconto dos fluxos esperados de caixa. O Valor Presente Líquido (VPL) deste investimento foi R$ 315,20. Este Investimento possui Taxa Interna de Retorno (IRR) de 34,03%.

Sobre o investimento avaliado, analise as afirmativas abaixo.

I. O VPL é positivo, indicando a atratividade econômica do projeto.

II. Sendo o VPL > 0, pode-se concluir que a rentabilidade do investimento, é inferior à taxa de desconto definida pelo empreendedor.

III. Os dois métodos de análise dos fluxos de caixa indicam a aceitação do investimento.

IV. Observando o IRR obtido, pode-se afirmar que este investimento é incapaz de produzir uma riqueza econômica positiva para uma taxa de desconto superior aos 34,03% ao mês.

Estão corretas as afirmativas:

O objetivo primordial da Matemática Financeira é estudar o valor do dinheiro no tempo, para tanto é necessário conhecer alguns elementos.

Analise as afirmativas abaixo:

I. O regime de capitalização é o processo de formação do montante.

II. Prazo é o tempo necessário de que certo Capital (C), aplicado a uma Taxa de juros (i), necessita para produzir um Montante (M).

III. Toda taxa de juros é composta somente por duas partes: 1ª parte: o valor percentual: por exemplo 6% e, 2ª parte: a unidade de tempo: ao mês (a.m.).

IV. O capital pode ainda ser definido como o recurso financeiro disponibilizado na data focal zero (data de referência) de determinada operação financeira.

V. O montante representa a soma do capital inicial com o juro produzido em determinado período de tempo.

Estão corretas as afirmativas:

Com relação a alguns conceitos básicos de economia, analise as afirmativas a seguir:

I. O Produto Interno Bruto PIB brasileiro corresponde ao valor dos bens e serviços finais produzidos exclusivamente de fatores de produção de propriedade de residentes no país. É a produção total gerada pelas empresas e brasileiras, tanto no país, como no exterior.

II. IPCA Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é calculado pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é considerado o índice oficial de inflação no Brasil. Ele mede a variação de preços de produtos e serviços para o comprador final.

III. IGPM índice Geral de Preços – Mercado é calculado pela Fundação Getúlio Vargas FGV. É uma medida abrangente da variação de preços, pois engloba diversas etapas de uma cadeia produtiva, isto é, abrange não só os preços que chegam na ponta final de venda, como também os do meio do processo.

IV. Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas nos empréstimos e também auferidas nas aplicações financeiras.

V. A taxa Selic Meta é a taxa de juros praticada quando uma instituição financeira empresta dinheiro para outra e usa, como garantia, os títulos públicos adquiridos no Banco Central.

Estão corretas as afirmativas:

É um cão de porte grande, simpático, vivo, companheiro para toda a família, especialmente crianças. Tem muita vontade de agradar, faro excelente e se adapta em qualquer ambiente. É amigável até com estranhos e outros pets, mesmo que exija cuidado especial com aves para não as caçar. Adora água, longas caminhadas e atividades que gastem sua energia.

Essas são características de qual raça?

O regime republicano do Estado brasileiro leva à necessidade de que os cargos e funções públicas sejam acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

Assim, a Constituição Federal impõe condições e limites em matéria de acumulação de cargos ou funções públicas, de modo que, em relação à Administração Pública, é vedada a acumulação remunerada de cargos, funções ou empregos públicos, EXCETO

Sobre estratégias de metodologias ativas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Aprendizagem Baseada em Problemas.
2. Aprendizagem Baseada em Projetos.
3. Sala de Aula Invertida.
4. Grupos Cooperativos.
5. Role Playing.
6. Experimentação Investigativa.

( ) Tem seu início ao apresentar um problema aos alunos, promovendo os questionamentos iniciais e as primeiras formulações de hipótese. Em seguida, há o momento do experimento.
( ) O aluno estuda previamente o assunto e, durante a aula, o professor media discussões, esclarece as dúvidas e propõe atividades práticas.
( ) Caracteriza-se por ser um processo ativo, cooperativo, integrado e interdisciplinar e orientado para a aprendizagem dos alunos que tomam decisões, agem sozinhos e em equipe.
( ) Permite que os estudantes se relacionem com seus pares e possam referenciar-se no outro, diferenciar-se, opor-se e, assim, transformar e ser transformado na construção do próprio conhecimento.
( ) O método consiste em construir situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a sua realidade.
( ) Trata-se de um jogo de interpretação de papéis em que um responsável (narrador ou mestre) conta uma história e os personagens são interpretados pelos alunos, criando um texto espontâneo em que não há vencedores ou perdedores.

Se considerarmos, para este problema, a relação entre letras e números: A=1; B=2; C=3; D=4; E=5; F=6; G=7; H=8; I=9; J=10; K=11; L=12; M=13; N=14; O=15; P=16; Q=17; R=18; S=19; T=20; U=21; V=22; W=23; X=24; Y=25; Z=26.

Podemos afirmar que, para uma função f escolhida convenientemente, temos f(A) = f(1), f(B) = f(2) e assim por diante. E, da mesma forma, por uma propriedade da igualdade, podemos afirmar que a imagem numérica da função pode ser associada a sua “letra equivalente”, segundo a relação apresentada (por exemplo: se f(B) = 11 e K = 11, inferimos que f(B) = K).

Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta um possível conjunto imagem para a função                                     f(a) = a + 4 em um domínio Df = {POL, ICE}.

 

A figura a seguir mostra um objeto O colocado a uma distância R à esquerda de um espelho esférico convexo que tem um raio de curvatura R. O ponto C é o centro de curvatura do espelho.

Nesse caso, a imagem formada pelo espelho está

Desde Aristóteles que se sabe que a Terra é redonda. O sábio grego havia, inclusive, estimado o valor da circunferência terrestre: cerca de 70 mil km. Muitos anos depois, Eratóstenes corrige a medida, observando o comportamento da sombra de um obelisco em Alexandria, na data de solstício (22/06), ao meio-dia local, e nenhuma sombra em Siena (hoje, Assuan), 800 km distante daquela cidade. Assim, a estimativa correta de Eratóstenes era de

Uma mola elástica de massa desprezível e constante k oscila com uma bola de massa m. Para que essa massa esférica atinja uma velocidade v, qual deveria ser o deslocamento s da mola ao ser comprimida?

O Texto a seguir refere-se aos itens 1 a 15.

                                                                                           ELES NÃO APRENDEM
                    Estudo monitora psicopatas condenados por crimes violentos e descobre que eles respondem mal a penalizações como forma de aprendizado O neurologista norte-americano James Fallon já estudava há décadas o cérebro de pacientes diagnosticados com distúrbios psíquicos quando ficou sabendo de seis assassinatos na família de seu pai. Decidiu, então, fazer uma tomografia, e, ao analisar o resultado, encontrou características semelhantes às apresentadas por psicopatas. “Minha mãe teve quatro abortos espontâneos, então, quando cheguei, me trataram como um garoto de ouro. Se tivesse sido tratado normalmente, talvez fosse hoje meio barra-pesada”, ele diz.
                    Fallon agora se reconhece como psicopata. Ele faz parte da corrente que acredita que é possível diagnosticar a psicopatia a partir de anomalias no cérebro, teoria ainda contestada por parte da comunidade médica, mas que acaba de ganhar um reforço importante. Um estudo feito pela Universidade de Montreal e pelo King’s College London analisou 12 homens condenados por conduta violenta e diagnosticados clinicamente como psicopatas e outros 20 condenados pelo mesmo motivo, mas diagnosticados apenas como
antissociais. Eles jogaram uma espécie de jogo da memória enquanto estavam dentro de uma máquina de ressonância magnética. As regras eram alteradas com frequência, e a ideia era justamente observar como eles se adaptavam a essas mudanças – errar é uma forma de aprendizado, já que o cérebro costuma entender a mensagem, representada no jogo pela perda de pontos, e deixa de repetir o padrão que levou à punição.
                    Os psicopatas tiveram mais dificuldades que os antissociais para aprender com as penalidades, e duas áreas do cérebro
apresentaram comportamentos anormais. “Nosso estudo desafia a visão de que psicopatas têm baixa sensibilidade neural a punições”, dizem os pesquisadores. “Em vez disso, o problema é que existem alterações no sistema de processamento de informações responsável pelo aprendizado”. A expectativa é que a descoberta seja útil na busca por novos tratamentos para prevenir ações violentas.

Adaptado de:
https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/05/psicopataspodem-se-recuperar-ao-serem-penalizados.html. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando as ideias veiculadas pelo texto e sua organização, julgue o seguinte item.

O texto pertence ao gênero “artigo de opinião”, uma vez que defende, a partir de argumentos, a tese de que os psicopatas não devem ser confundidos com os antissociais, devendo aqueles ser tratados de forma mais branda pelo sistema jurídico.

O Texto a seguir refere-se aos itens 1 a 15.

                                                                                           ELES NÃO APRENDEM
                    Estudo monitora psicopatas condenados por crimes violentos e descobre que eles respondem mal a penalizações como forma de aprendizado O neurologista norte-americano James Fallon já estudava há décadas o cérebro de pacientes diagnosticados com distúrbios psíquicos quando ficou sabendo de seis assassinatos na família de seu pai. Decidiu, então, fazer uma tomografia, e, ao analisar o resultado, encontrou características semelhantes às apresentadas por psicopatas. “Minha mãe teve quatro abortos espontâneos, então, quando cheguei, me trataram como um garoto de ouro. Se tivesse sido tratado normalmente, talvez fosse hoje meio barra-pesada”, ele diz.
                    Fallon agora se reconhece como psicopata. Ele faz parte da corrente que acredita que é possível diagnosticar a psicopatia a partir de anomalias no cérebro, teoria ainda contestada por parte da comunidade médica, mas que acaba de ganhar um reforço importante. Um estudo feito pela Universidade de Montreal e pelo King’s College London analisou 12 homens condenados por conduta violenta e diagnosticados clinicamente como psicopatas e outros 20 condenados pelo mesmo motivo, mas diagnosticados apenas como
antissociais. Eles jogaram uma espécie de jogo da memória enquanto estavam dentro de uma máquina de ressonância magnética. As regras eram alteradas com frequência, e a ideia era justamente observar como eles se adaptavam a essas mudanças – errar é uma forma de aprendizado, já que o cérebro costuma entender a mensagem, representada no jogo pela perda de pontos, e deixa de repetir o padrão que levou à punição.
                    Os psicopatas tiveram mais dificuldades que os antissociais para aprender com as penalidades, e duas áreas do cérebro
apresentaram comportamentos anormais. “Nosso estudo desafia a visão de que psicopatas têm baixa sensibilidade neural a punições”, dizem os pesquisadores. “Em vez disso, o problema é que existem alterações no sistema de processamento de informações responsável pelo aprendizado”. A expectativa é que a descoberta seja útil na busca por novos tratamentos para prevenir ações violentas.

Adaptado de:
https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/05/psicopataspodem-se-recuperar-ao-serem-penalizados.html. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando as ideias veiculadas pelo texto e sua organização, julgue o seguinte item.

No segundo parágrafo do texto, a teoria contestada por parte da comunidade médica se refere à perspectiva de que a psicopatia pode ser diagnosticada pela observação de anomalias no cérebro.

O Texto a seguir refere-se aos itens 1 a 15.

                                                                                           ELES NÃO APRENDEM
                    Estudo monitora psicopatas condenados por crimes violentos e descobre que eles respondem mal a penalizações como forma de aprendizado O neurologista norte-americano James Fallon já estudava há décadas o cérebro de pacientes diagnosticados com distúrbios psíquicos quando ficou sabendo de seis assassinatos na família de seu pai. Decidiu, então, fazer uma tomografia, e, ao analisar o resultado, encontrou características semelhantes às apresentadas por psicopatas. “Minha mãe teve quatro abortos espontâneos, então, quando cheguei, me trataram como um garoto de ouro. Se tivesse sido tratado normalmente, talvez fosse hoje meio barra-pesada”, ele diz.
                    Fallon agora se reconhece como psicopata. Ele faz parte da corrente que acredita que é possível diagnosticar a psicopatia a partir de anomalias no cérebro, teoria ainda contestada por parte da comunidade médica, mas que acaba de ganhar um reforço importante. Um estudo feito pela Universidade de Montreal e pelo King’s College London analisou 12 homens condenados por conduta violenta e diagnosticados clinicamente como psicopatas e outros 20 condenados pelo mesmo motivo, mas diagnosticados apenas como
antissociais. Eles jogaram uma espécie de jogo da memória enquanto estavam dentro de uma máquina de ressonância magnética. As regras eram alteradas com frequência, e a ideia era justamente observar como eles se adaptavam a essas mudanças – errar é uma forma de aprendizado, já que o cérebro costuma entender a mensagem, representada no jogo pela perda de pontos, e deixa de repetir o padrão que levou à punição.
                    Os psicopatas tiveram mais dificuldades que os antissociais para aprender com as penalidades, e duas áreas do cérebro
apresentaram comportamentos anormais. “Nosso estudo desafia a visão de que psicopatas têm baixa sensibilidade neural a punições”, dizem os pesquisadores. “Em vez disso, o problema é que existem alterações no sistema de processamento de informações responsável pelo aprendizado”. A expectativa é que a descoberta seja útil na busca por novos tratamentos para prevenir ações violentas.

Adaptado de:
https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/05/psicopataspodem-se-recuperar-ao-serem-penalizados.html. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando os aspectos linguísticos do texto, julgue o seguinte item.

Em “As regras eram alteradas com frequência, e a ideia era justamente observar como eles se adaptavam a essas mudanças [...]”, a vírgula está sendo empregada porque separa uma oração coordenada sindética aditiva.

O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

OFÍCIO Nº 155/2017/CMNS
                                                                              Nova Serrana-MG, 03 de maio de 2017.

A Sua Excelência o Senhor
José de Souza
Prefeito
Prefeitura de Nova Serrana-MG


Assunto: Solicitação


                         Senhor Prefeito,
1                       Com cordiais cumprimentos deste gabinete, venho solicitar a Vossa Excelência maior detalhamento e justificativa sobre os processos licitatórios 56/2017, pregão presencial 27/2017 (empresa, planejamento e organização de práticas esportivas para a festa do trabalhador) e 28/2017, PL 57/2017, RP 19/2017 (aquisição de picolés).
2                       Tendo em vista a necessidade de transparência e de otimização dos recursos públicos sob nossa responsabilidade, e ante as demandas tão complexas e urgentes em nosso município, solicito mais informações sobre as questões supracitadas.
3                       Diante do exposto, deixo meus votos de estima e consideração.

                          Respeitosamente,

                                             João da Silva
                                                Vereador


Adaptado de: https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/1559/comunicado--respostas-de-oficios. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue o seguinte item.

Os termos “transparência” e “otimização” são adjuntos adnominais do substantivo “necessidade”, sendo empregados para especificar os elementos necessários aos recursos públicos.

O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

OFÍCIO Nº 155/2017/CMNS
                                                                              Nova Serrana-MG, 03 de maio de 2017.

A Sua Excelência o Senhor
José de Souza
Prefeito
Prefeitura de Nova Serrana-MG


Assunto: Solicitação


                         Senhor Prefeito,
1                       Com cordiais cumprimentos deste gabinete, venho solicitar a Vossa Excelência maior detalhamento e justificativa sobre os processos licitatórios 56/2017, pregão presencial 27/2017 (empresa, planejamento e organização de práticas esportivas para a festa do trabalhador) e 28/2017, PL 57/2017, RP 19/2017 (aquisição de picolés).
2                       Tendo em vista a necessidade de transparência e de otimização dos recursos públicos sob nossa responsabilidade, e ante as demandas tão complexas e urgentes em nosso município, solicito mais informações sobre as questões supracitadas.
3                       Diante do exposto, deixo meus votos de estima e consideração.

                          Respeitosamente,

                                             João da Silva
                                                Vereador


Adaptado de: https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/1559/comunicado--respostas-de-oficios. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue o seguinte item.

O termo “picolé” exemplifica um caso de variação linguística do tipo sociocultural, uma vez que se trata de uma gíria, não dicionarizada, empregada geralmente por jovens.

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