Em uma turma de 5º ano, ao ler o poema, surgiu a seguinte dúvida: por que as palavras ÓCULOS e SÓ têm acento? Um estudante respondeu que essas duas palavras são acentuadas porque o som da letra O - /Ó/ é o mesmo. A justificativa do estudante está:
Durante o mês de janeiro ocorrem muitas chuvas. Enchentes e desabamentos estão relacionados com fatores naturais e também com ações humanas.
Que fatores humanos contribuem para a ocorrência desses problemas?
Conflitos, em si, são neutros; suas manifestações construtivas ou destrutivas dependem da forma como lidamos com eles. Aprender a lidar com os conflitos como seres humanos autônomos, capazes de dialogar e encontrar estratégias que satisfaçam suas necessidades sem negligenciar as dos outros é uma parte importante do crescimento das crianças e dos jovens. Para tanto, os adultos da escola também precisam aprender a passar pelo mesmo processo.
As escolas voltadas para o compromisso com o desenvolvimento da cidadania, precisam compreender que a aprendizagem de conviver com o conflito deve:
Para Mario Sergio Cortella, “Se o ensino da Filosofia trabalhar com a noção/ideia de pluralidade cultural, diversidade de vida e multiplicidade étnica, fará com que haja a compreensão do respeito à diversidade. Pobres, negros, mulheres, homossexuais, entre outros, precisam ser tratados, no campo da ética e do ensino da Filosofia, dentro do conceito que eu chamo de antropodiversidade. Lidamos muito com o conceito de biodiversidade, mas também é preciso introduzir a ideia de diversidade humana. Nessa direção, o ensino da Filosofia não tem a exclusiva tarefa de fazer essa conversão, mas tem a força de oferecer fundamentos para que se pense, no campo da história humana e da reflexão filosófica, o lugar da diversidade.”
Cabe ressaltar que, as chamadas minorias nas quais normalmente são referidas, são minorias:
Buscar a superação das situações que distanciam o discurso da ação, implica entender os espaços possíveis de democracia participava no interior da escola.
Para tanto, é premente entender a relação entre a gestão democrática da educação pública determinada pela Constituição Federal/88 e os dispositivos da LDB/96.
Com a democratização da gestão, a escola deve deixar de ser uma instituição meramente burocrática para se tornar um instrumento de efetivação da intencionalidade política e pedagógica norteada por princípios que se fundamentem nos objetivos educacionais pensados pela comunidade escolar.
Neste sentido, a preocupação central da gestão escolar deve ser a de contemplar os interesses e as necessidades da maioria da população, uma vez que democratizar a gestão deve significar promover participação efetiva da comunidade na escola para poder pensá-la para além de seus muros.
Assim, a escola reveste-se de uma dimensão política que lhe é específica, que é:
No trecho: “O que antes era praticamente creditado a questões estritamente socioeconômicas, hoje já tem uma análise mais aprofundada.”, a forma destacada está grafada corretamente como a palavra a seguir:
Na fala “Seu pai está doente?” o predicado se classifica como:
Em “Estou com doente em casa”, o sujeito está oculto, podendo sem percebido pela forma verbal “estou” (flexionada na primeira pessoa do singular – eu). Assinale a alternativa em que o trecho destacado também desempenha a função de sujeito.
Na sequência numérica (71, 73, 75, 78, 81, 86, 91, ...), o número que sucede o 91 é:
Considere os seguintes pares de números:
(1, 4) (9, 49) (8, 16) (36, 100) (81, 121)
Observe que quatro desses pares têm uma característica comum. Qual o par que não apresenta tal característica?
Sobre delegação nas organizações, é correto afirmar:
Com relação ao método de avaliação de desempenho 360 graus, pode-se afirmar que:
Configuram-se como métodos de avaliação de desempenho:
A violação do sigilo por servidores, agentes de pesquisa e Recenseadores do IBGE está sujeita a:
Qual a função que desempenhará o Agente Censitário Municipal (ACM)?