0 comprimento de onda (λ) de De Broglie de um elétron cuja energia cinética é 100 e V é, em Å: considere os seguintes dados:
As diferentes possibilidades do emprego conotativo das palavras constituem um amplo conjunto de recursos expressivos a que se dá o nome de figuras de linguagem. Neste sentido, assinale a alternativa em que se emprega expressão com sentido diferente do usual, baseado em relação implícita entre dois elementos, atribuindo-lhe nova identidade.
0 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação. Esses conceitos são denominados:
A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em:
A capacidade de conceber, operacionalizar, fazer opção no conjunto de valores, de conhecimentos que constituem, para o conjunto de pessoas envolvidas, a dialética entre o horizonte e o "aqui e agora" é a dimensão denominada Planejamento:
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos, a saber:
0 processo de ensino pelo qual a matéria (conteúdos, conhecimentos sobre determinado fato, acontecimento ou fenômeno natural) é estudada no seu relacionamento com fatos sociais a ela conexos é denominado:
0 sociólogo britânico Anthony Giddens, um dos mais importantes pensadores das implicações sociais da globalização, toma a relação entre confiança e modernidade como um dos fenômenos contemporâneos que mais sofreram transformações em face dos impactos da globalização. Os conceitos de desencaixe e reencaixe são fundamentais à compreensão desses novos processos. Complementam estes conceitos outros dois, igualmente importantes: o primeiro se refere a "relações verdadeiras que são mantidas por, ou expressas em, condições sociais estabelecidas em circunstâncias de co-presença"; o segundo diz respeito "ao desenvolvimento de fé em fichas simbólicas ou sistemas peritos" (GIDDENS; 1990; 84). Esses conceitos, respectivamente, recebem as seguintes definições:
O conceito de estrutura social é fundamental para a definição não só de um tipo de sociedade específico, mas também toda uma série de conceitos sociológicos fundamentais, dentre os quais o próprio conceito de cultura. "O primeiro passo na Sociologia, como em qualquer ciência, é a classificação sistemática dos fenômenos de que trata. A primeira coisa a observar é que tais classificações parecem muito inadequadas para abranger todas as variedades de sociedade humana que existem ou existiram. Se examinarmos mais atentamente as classificações, verificaremos que, sob aspectos importantes, elas se assemelham entre si" (BOTTOMORE, T: 1978; 124). Nessa esteira, o conceito que define " um complexo formado pelas características culturais idênticas mais importantes de várias sociedades determinadas" (Idem; 133) é o de:
0 tipo de relação social que repousa "no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer ao mesmo grupo" (WEBER, M: 2009) denota o conceito de relação:
" a situação da classe trabalhadora, a transformação da sociedade, a cidade industrial, a tecnologia, e o sistema fabril" são {NISBET, R: 2003; 40) aspectos determinantes para o surgimento de "respostas sociológicas" no decorrer do século XIX. Esses aspectos são típicos da(o):
Anthony Giddens, em sua clássica reflexão sobre a globalização, destaca quatro grandes vetores conceituais fundamentais à compreensão das transformações sociais contemporâneas. São essas "dimensões da globalização":
Quando se trabalha com a ideia de que os alunos possam ter a oportunidade de reconstruir, de refletir sobre o processo vivido, e de divulgar os aspectos de sua aprendizagem que consideram mais relevantes, um projeto de trabalho em Arte se apresenta, assim, como uma transição da informação e das experiências de aprendizagem ao conhecimento sobre o mundo e sobre cada um. Essa trajetória, depois que se inicia, se estende para além da escola, transformando-se em maneiras de ser e de estar no mundo. Uma trajetória na qual a Arte ocupa um lugar relevante, como:
Andy Warhol, artista norte-americano, utilizava-se dos conceitos da publicidade em suas obras, aproveitava-se de cores fortes, brilhantes e tintas acrílicas. Recriou a pop art, começando a serigrafar o cotidiano e os artigos de consumo.
A reprodução das latas de sopa Campbell é um exemplo desse trabalho. Além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias, Warhol também se utilizava de outras técnicas, como:
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência".
HAMLET, Ato 111, cena 11 - William Skakespeare.
Neste sentido, considerando que o teatro é uma arte que permite o autoconhecimento, possibilita a transformação individual e, por conseguinte, social, porque, ao atuar, o educando, necessariamente, estará relacionando e vivenciando experiências coletivas, a arte teatral pode contribuir para: