Na concepção de Yolanda Guerra, o confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional que ocorre no âmbito das relações sociais é essencial para a compreensão da instrumentalidade do serviço social. Assim, para autora, a instrumentalidade:
Com base no que prevê a Lei nº 8662/1993, que regulamenta a profissão de assistente social, a função de prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade consiste em um(a):
Um assistente social em atendimento em um plantão judicial recebeu uma denúncia de maus tratos de um idoso de 82 anos que reside com uma de suas filhas, genros e netos. Foi relatado também negligência quanto aos cuidados de saúde deste idoso, uma vez que o mesmo é portador de várias doenças crônicas que exigem tratamento contínuo. Diante destas informações, a notificação aos órgãos competentes é:
A atuação do profissional de serviço social no sistema sociojurídico estrutura-se na direção do fortalecimento do sistema de garantia de direitos, cuja operacionalização se dá pela articulação e integração em redes que congregam:
Gardênia é assistente social e certo dia atendeu Cristiano, adolescente órfão de 13 anos, e seu irmão Estêvão, de 7 anos. Antes de morrerem, seus pais perderam o poder familiar em razão de denúncia por maus tratos, mas indicaram Bianca para ser a tutora, tia dos menores e casada com Ricardo. Contudo, o casal, mesmo sem filhos, alegou indisponibilidade. Quando o caso foi a juízo, o advogado responsável por defender o interesse dos menores indicou que Francisca, a avó de 70 anos, ocupasse o papel de tutora de Cristiano, enquanto Antônio, tio e militar em serviço, fosse o tutor de Estêvão. Para tristeza de Cristiano, ambos apenas concordaram com a tutela sob essa condição. Se pudesse escolher, o adolescente confessou o desejo de ser tutelado com o irmão, por Leandro, que é amigo da família e também não se opôs. Considerando os dados da história hipotética e à luz do Código Civil, a alternativa que indica corretamente a explicação que Gardênia pode oferecer aos irmãos sobre o caso é:
Marcelo é pai de Bernardo, jovem de 15 anos, estudante da rede pública estadual e deficiente físico, pois em 2012 seu antebraço esquerdo foi amputado após um acidente. De segunda a sexta-feira, Marcelo obriga o filho a mendigar para excitar a comiseração pública e, aos finais de semana, a trabalhar em casa de prostituição. Considerando a hipótese narrada e segundo preceito do Código Penal acerca dos crimes contra a assistência familiar, a alternativa que indica o crime cometido pelo pai de Bernardo é:
Baseando-se no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), um dos direitos à saúde que deve ser assegurado por ações e serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência é:
Carla está trabalhando em um relatório no Microsoft Word 2016 e precisa utilizar numerações de página independentes dentro de um trecho do seu documento. Considerando que o texto deve ser entregue como um único documento, o recurso que Carla deve utilizar para ter as numerações de página independentes em um trecho do seu relatório é:
Todas as frases abaixo mostram siglas bastante conhecidas; entre elas, aquela que foi formada por critérios diferente das demais é:
A nova ortografia recomenda como correta a seguinte palavra:
A opção em que, segundo a norma culta, ambas as formas verbais entre parênteses podem ser empregadas é:
Considerando a hidrografia da cidade de São Paulo, são rios que cortam a cidade:
Considerado o crescimento populacional de São Paulo ao longo dos anos, é possível afirmar que hoje o Município tem cerca de:
João é um agente da guarda metropolitana de São Paulo e encontra-se trabalhando fora da rede local com seu notebook instalado com o Windows 7 na configuração padrão, quando visualiza na rua uma manifestação. Ele deseja enviar a foto capturada pela câmera do seu notebook para o seu chefe. Neste caso, após visualizar a foto tirada com a câmera, João digita a tecla PRINT SCREEN, abre o aplicativo Paint e digita a tecla CTRL junto com a tecla V. Em seguida ele salva o arquivo com o formato BMP e envia por e-mail ao seu chefe. Quando João executou os comandos supracitados, o Windows 7 utilizou o recurso:
Dilma está trabalhando em um relatório da Guarda Metropolitana de São Paulo e utilizou os cabeçalhos e rodapés. Em determinado momento Dilma deseja explorar o documento em um modo de exibição que permita visualizar o cabeçalho e o rodapé. Neste caso o modo que ela precisa acionar é: