A Psicologia oferece à Pedagogia um conhecimento sobre a aprendizagem que considera o ser humano de um modo genérico, desvinculado dos conteúdos de ensino. A Psicopedagogia é agregadora, pois:
Os marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ratificam que a educação escolar da clientela de educação especial deve ser oferecida:
Educação é processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas. Na perspectiva da prática social, é correto afirmar que educação:
Sobre a importância das novas tecnologias para a aprendizagem ,leia as afirmativas a seguir.
I A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender-viver.
II A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados provocando uma interação que vai desde o contato entre pessoas diferentes como à relação entre conhecimentos e aprendizagens distintas.
III A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados, constituindo um risco à escola haja vista a perda de foco e de atenção produzida nos alunos.
Está correto apenas o que se afirma em:
A didática concretiza planos e credibiliza o trabalho docente, dando suporte para a consumação da cientificidade, deixando de ser algo aleatório, mas autêntico. Nesse sentido, vislumbrando expressar sua competência interpessoal, o professor deve:
No plano de ensino, ao traçar as estratégias de ação e de atividades que correspondam aos objetivos estipulados para a aprendizagem dos conteúdos, se está trabalhando o (a):
O estágio de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, em que a criança é capaz de compreender conservação de números, comprimento, massa, etc.; entender a lógica de classes e relações e desenvolver a reversibilidade do pensamento, chama-se estágio:
O educador, enquanto sujeito da práxis pedagógica, deve:
A Ordem Diptera inclui insetos como moscas e mosquitos. Logo, para que esses organismos possam ser classificados na mesma ordem, eles devem pertencer:
O Retículo endoplasmático é uma organela celular que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. A respeito dessa organela, assinale a alternativa correta.
O parênquima é um tecido vegetal simples, formado por células parenquimáticas. A respeito do parênquima é correto afirmar que suas funções são:
A respiração aeróbica é o processo bioquímica que visa a obtenção de energia com a participação do oxigênio nas reações. Neste processo o O2 é o aceptor final de elétrons. Sabendo disso, a alternativa correta que indica o aceptor final de elétrons da glicólise é:
Assinale o item em que constam todas as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar, que surgiram a partir do final da década de 1970, descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
"Fundamenta-se nas áreas de crescimento e desenvolvimento e aprendizagem motora e volta-se especificamente para crianças de quatro a quatorze anos. Habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro desta abordagem, pois é através dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano Os autores desta abordagem defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física. "A descrição acima se refere a qual abordagem pedagógica da Educação Física.
Analisando a afirmação: "Trata-se de uma abordagem de avaliação em Educação Física na qual o desempenho do aluno é comparado com os seus próprios resultados iniciais, e não com uma tabela de resultados. É uma proposta avaliativa que apesar de valorizar o aspecto quantitativo e se limitar a avaliação dos comportamentos observáveis e passíveis de serem mensurados, a proposta avança quando passa a considerar a individualidade do aluno." Assinale a alternativa que a afirmação acima está se referindo.