Em relação à Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, o fraldário é local para higienização das crianças, troca e guarda de fraldas e demais materiais de higiene, pré-lavagem de fraldas de pano e eliminação de fezes. A opção pela utilização de fraldas de pano ou fraldas descartáveis deve ser feita pelas famílias em parceria com a comunidade escolar.
Uma sugestão para aspecto construtivo do fraldário é:
Texto 04
Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer. Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa autoestima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo ASSIM nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.
LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44,
p.25, 3 nov. 2004. Artigo de Opinião.
No fragmento "Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados OU salvos", o conector OU apresenta o mesmo valor semântico que os conectores destacados nos fragmentos abaixo, EXCETO em:
No verso 6, a oração em destaque, em relação ao termo antecedente "a mulher", ao qual se relaciona, apresenta o valor semântico de:
A colocação pronominal proclítica é, em alguns casos, motivada; em outros, pode ser considerada opcional. A partir da análise do pronome nos fragmentos a seguir, assinale a alternativa correta: 1- "Essa situação produz angústia, ansiedade constante e o medo líquido: temor do desemprego, da violência, do terrorismo, de ficar para trás, de não SE encaixar nesse novo mundo, que muda num ritmo hiperveloz." 2- "Na era sólida, os valores SE transformavam em ritmo lento e previsível." 3- "Tudo é temporário, a modernidade (...) - tal como os líquidos - caracteriza-SE pela incapacidade de manter a forma".
A realidade humana é QUE talvez seja meio engraçada.
A partir de 1960, o movimento da contracultura ensinou às grandes multinacionais e agências de publicidade QUE dava lucro desenvolver e disseminar entre as pessoas a noção de individualismo como um estilo de vida.
Sobre a partícula QUE, em destaque nos dois trechos, pode-se afirmar que:
Observe a imagem e leia o texto com atenção:
A casa de Deus, que parece una, é portanto tripla: uns rezam, outros combatem e outros trabalham. Todos os três formam um conjunto e: se separam: a obra de uns permite o trabalho dos outros dois e cada qual por sua vez presta seu apoio aos outros.
Bispo ADALBÉRON DE LAON E AS TRÊS ORDENS MEDIEVAIS. IN FRANCO JR, Hilário. História da Idade Média, o nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006.
A imagem pintada pelos irmãos Limbourg no século XV, de certa forma, reproduz a citação do bispo Adalbéron de Laon, no século XI.
Analisando a imagem e a citação, assinale a alternativa correta.
A obra "A criação de Adão'', de autoria do artista Michelangelo Buonarroti, é considerada uma das mais representativas do movimento cultural conhecido como Renascimento.
O Renascimento, um movimento cultural que surgiu na Europa, entre os séculos XIV e XVI, se caracterizou pelo(a):
150 Anos da Passagem de Humaitá marca a abertura do Ano Cultural da Marinha.
Durante a Semana Nacional de Museus, será inaugurada a exposição em memória aos 150 anos do acontecimento que entrou para a história como "Passagem de Humaitá", na qual o público poderá refletir sobre alguns aspectos do maior conflito entre nações ocorrido no continente americano por meio da obra do pintor italiano Eduardo de Martino, convidado pelo Imperador Dom Pedro 11 para registrar cenas do teatro de operações.
Fonte: www. marinha. m il.br/noticias/150-a nos-da-passagem-dehumaita-,consultado em 25/07/2018.
A Guerra do Paraguai (1864-1870), o mais longo conflito bélico ocorrido no sul da América do Sul, no século XIX, deixou marcas profundas na história dos países que dela participaram.
Entre as consequências da Guerra do Paraguai para o Brasil destaca-se a (o):
Apesar dos desencantos, são poucos os que se manifestam a favor de um governo não democrático. Percebe-se, por frequentes e variadas manifestações, que a maioria do povo reconhece que a manutenção dessas instituições é necessária para a democracia, mas ao mesmo tempo considera que para ter um bom governo não é suficiente apenas a participação formal através de eleições. Por meio de pesquisas acadêmicas e pelos registros da imprensa verifica-se que o povo não é indiferente aos assuntos públicos e deseja poder exercer maior influência.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Sociedade, Estado e direito: caminhada brasileira ruma ao século XXI, In: MOTA, Carlos Guilherme (org). Viagem Incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). A grande transição, 2ª ed. São Paulo: Senac. 2000.
A Nova República (Brasil, pós 1985) ampliou significativamente a possibilidade de participação popular no processo político quando:
A proposta da saúde coletiva, inegavelmente, recupera parte importante do arsenal discursivo da medicina preventiva, particularmente a ênfase nas então denominadas "ciências da conduta" (sociologia, antropologia e psicologia) aplicadas a problemas de saúde. Nesse caso, entretanto, o conhecimento dos processos socioculturais e psicossociais destina-se não a facilitar a relação médico-paciente ou a gestão institucional em saúde, como no movimento precedente, mas sim, a possibilitar a integração das equipes de saúde nas comunidades "problemáticas", através da identificação e cooptação dos agentes e forças sociais locais para os programas de educação em saúde. Marque a alternativa que concilia com a proposta do texto:
O "campo" pode ser definido como a totalidade dos fatos coexistentes em processo de mútua interdependência. Kurt Lewin ao delinear a estrutura da personalidade por intermédio de esquemas espaciais, no qual o indivíduo constitui um campo delimitado e inserido no ambiental, com o qual integra-se e configura uma relação parte-todo. O momento posterior é denominado de Campo Holístico Relacional, que representa a realidade inserida em outra mais ampla, com a qual se encontra inter e intra-relação. No desenrolar da interação fluida entre os campos é possível a ampliação da visão do ser sobre si, o outro e o ambiente, que por sua vez situa o sujeito no tempo e espaço e assim, realize-se como ser no mundo.
I. A personalidade, segundo Kurt Lewin, é estruturada por meio de esquemas espaciais.
II. O indivíduo e o meio constituem-se como elementos independentes formando um novo espaço vital.
III. Um modelo de campo Holístico Relacional é uma forma de compreensão total sobre o indivíduo.
IV. Max Wertheimer, Wolfgang Kiihler e Kurt Koffka iniciaram a Psicologia da Gestalt, direcionando-se primeiramente às áreas da percepção, aprendizagem e solução de problemas, com ênfase na existência de leis da organização e da experiência individual.
Está correto apenas o que se afirma em:
Analise os conceitos da Psicologia Social que estão implicados nas questões abaixo e marque a alternativa correta.
Não existe ação moral particular que não se refira à unidade de uma conduta moral; nem conduta moral que não implique a constituição de si mesmo como sujeito moral; nem tampouco constituição do sujeito moral sem "modos de subjetivação", sem uma "ascética" ou sem "práticas de si" que as apoiem. A ação moral é indissociável dessas formas de atividades sobre si, formas essas que não são menos diferentes de uma moral a outra do que os sistemas de valores, de regras e de interdições.
I. Na contemporaneidade pode-se considerar a clínica psicologia como um dispositivo de subjetivação, portanto, uma dimensão ética.
II. Para Foucault todo sistema moral possui um conjunto de "práticas de si" a ele associado, e por via destas o indivíduo se constitui enquanto sujeito ético.
III. Os limites éticos da análise determinam a práxis do psicólogo social.
Na perspectiva do texto é correto o que se afirma em:
De acordo com a Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a avaliação da deficiência, quando necessária, será:
Desde a década de setenta a formação do Psicopedagogo, no Brasil, vem ocorrendo nas instituições universitárias em caráter: