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Legalmente, a questão da inclusão de alunos especiais está muito bem amparada; teoricamente, se está diante de um novo paradigma de educação inclusiva. Contudo, é grande o abismo entre os preceitos legais/teóricos e a prática da inclusão; entre o direito que é garantido e o que, de fato, é proporcionado na escola. Há que se considerar que a legitimidade desse processo advém da "capacidade de mobilização, articulação e de ação das forças identificadas com a necessária transformação da organização escolar". Sendo assim, cabe ao professor de Educação Física, no contexto escolar:

Durante uma aula de Educação Física, quando se observa o professor utilizando predominantemente atividades que visam desenvolver destrezas específicas da modalidade, através de exercícios repetitivos das habilidades técnicas em detrimento "do uso do jogo" como instrumento facilitador do processo ensino aprendizagem; percebe-se o emprego do princípio metodológico denominado:

A psicomotricidade pode ser entendida como a função do ser humano que sintetiza psiquismo e motricidade, com o propósito de permitir ao indivíduo adaptar-se de maneira flexível e harmoniosa ao meio que o cerca. Dentre as estruturas psicomotoras, aquela que se preocupa com o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes, permitindo que o sujeito se relacione com espaços, objetos e pessoas que o circundam, é denominada:

A cisticercose/neurocisticercose é uma importante zoonose mundial que pode permanecer assintomática por anos e posteriormente causar inflamação do sistema nervoso central ou acometer olhos e coração. Sobre essa zoonose é correto afirmar:

No sistema APPCC, uma de suas etapas compreende a determinação do ponto crítico para controle (PCCs) pelo qual um perigo identificado pode ser controlado. Um PCC é uma situação, prática, procedimento ou processo no qual pode ser exercido o controle de um ou mais fatores que, se controlados, podem diminuir ou eliminar um perigo. Dois tipos de PCC são identificados: PCC1 que assegura o controle de um perigo e PCC2 que diminui, porém não assegura o controle de um perigo. É considerado um PCC1:

Segundo a padronização de Técnicas, Instalações e Equipamentos para Bovinos, o seguinte critério deve ser adotado nos currais dos matadouros:

Marque a alternativa que apresenta a sequência indicada para o adequado processamento do filme radiográfico.

Assinale a estrutura encontrada na mucosa jugal, bilateralmente.

A dentição completa de um adulto é formada por quantos dentes?

O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer uma simples brincadeira inofensiva, pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying. Para que seja considerado bullying, é necessário que a agressão ocorra:

Trabalhar com tecnologia na sala de aula é um caminho sem volta. Nos dias atuais, as crianças chegam às escolas dominando as ferramentas digitais e, para se adaptar a essa nova realidade, os professores também precisam transformar as suas práticas. Mas não adianta inserir a tecnologia na aula sem um propósito definido coletivamente. Para tanto, a utilização da tecnologia deve ser:

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado. As causas são variadas e complexas, sendo a genética a mais comum, assim como as complicações perinatais, a má-formação fetal ou problemas durante a gravidez. Professores e equipe pedagógica não têm formação específica para diagnosticar os alunos, mas é importante observar se existem outras evidências de dificuldades, tais como resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários). Encontrar soluções e adaptações pedagógicas fazem parte do processo de:

Apesar da enorme presença on-line das crianças – 1 em cada 3 usuários de internet em todo o mundo é uma criança – muito pouco é feito para protegê-las dos perigos do mundo digital, e para aumentar seu acesso a conteúdos virtuais seguros, afirma a UNICEF, em seu Relatório Anual de Alerta. O relatório explora os benefícios que a tecnologia digital pode oferecer às crianças desfavorecidas, inclusive aquelas que crescem na pobreza ou são afetadas por emergências humanitárias. Para superar essa constatação, as escolas devem incluir em seus projetos o(a):

Leia o texto, abaixo, e responda à questão que se segue:


A oração subordinada adjetiva pode ter valor restritivo ou explicativo.

No trecho, a seguir, ela tem valor explicativo.

"... a casa de Ticuantepe, que era tão sombreada e fresca"

O mesmo acontece em:

À locação de recursos de servidores e storages virtuais, com software disponível, localizados em Data-Centers interligados e acessados remotamente, dá-se o nome de:

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