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As briófitas são seres que em geral crescem em locais úmidos nas florestas temperadas e tropicais ou ao longo das margens de cursos d’água ou terras úmidas, mas muitas espécies podem ser encontradas em lugares secos como os desertos.
Elas são importantes colonizadoras iniciais de superfícies de rochas e solos nus. São muito sensíveis à poluição do ar, e geralmente estão ausentes ou representados apenas por poucas espécies em áreas bastante poluídas.

(Adaptado de RAVEN, Peter H; EVERT, Ray F; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.)

A respeito das briófitas, analise as afirmativas a seguir:

I – Todas são dioicas.
II – Há espécies dioicas e há espécies monoicas.
III – A fase gametofítica é diploide.
IV – Os esporófitos crescem sobre os gametófitos.
V – Muitas briófitas se reproduzem assexuadamente por fragmentação.

Estão corretas, apenas, as afirmativas:

A pancreatectomia é a cirurgia de retirada do pâncreas, considerada por muitos oncologistas como a forma mais eficaz de curar o câncer de pâncreas.

No caso da remoção total do pâncreas, o tipo de nutriente que deixará de ser digerido pelo organismo é:

Segundo Nieman (1999) os jovens estão cada vez mais obesos. Ele afirma ainda que metade das crianças obesas em idade escolar tornam-se adultos obesos, e mais de 80 por cento dos adolescentes obeso permanencem desse jeito na vida adulta.
O autor citando Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que fala das orientações dadas a escolas para combater esse cenário, defende que as escolas são encorajadas a:

A Educação Física é uma disciplina escolar de total importância na vida das crianças e também no histórico escolar. Para Ayala (2008), quando pensamos em Educação Física, logo imaginamos exercícios físicos, jogos, esportes e competições, mas devemos imaginar que esse componente curricular vai muito além. Nessa vertente, o ensino de atividades circenses surge como uma possibilidade de ampliação desse leque. Entre os materiais relativos às práticas circenses para o uso em aulas de Educação Física Escolar, podemos destacar as seguintes:

Na área de conhecimento da Educação Física, Adams et al. (1985) propõem que os objetivos da educação física devem envolver os aspectos social, emocional, interpretativo, orgânico e neuromuscular. Nesse sentido, a Educação Física pode se apropriar do conteúdo da natação para alcançar os objetivos propostos por Adams et al. (1985). Entre as diferentes metodologias para o ensino da natação, há o “conceito Halliwick”. Assinale a alternativa que corresponde à definição deste conceito.

“No atual contexto [...], autores libertários têm sido (re)descobertos; não mais (ou não necessariamente) “museologicamente”, como “achados arqueológicos” destinados a alguma exposição em algum cantinho do “museu do pensamento crítico”, mas sim como “armas”, cuja letalidade, mesmo no caso de autores do século XIX e início do século XX como Reclus e Kropotkin, ainda não se perdeu por completo.”

(SOUZA, Marcelo Lopes de. Uma Geografia marginal e sua atualidade: A linhagem libertária. Primeiro Colóquio Território Autônomo, 2010.)

A respeito dos pensadores Reclus e Kropotkin, pode-se afirmar corretamente que, ao longo da história da Ciência Geográfica:

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e determine se estão certas ou erradas

I – A influência do Dipolo do Oceano Índico (conhecido como El Niño do Índico), que se refere à diferença nas temperaturas da superfície do mar em regiões opostas do oceano, foi positiva no último ano – o que significa a ocorrência de menos chuvas e, consequentemente, mais secas, em determinadas porções da Austrália, favorecendo os incêndios florestais.

II – Na Sibéria, a terra seca e as temperaturas muito mais quentes do que a média normal, combinadas com relâmpagos e ventos fortes, fizeram com que as labaredas se espalhassem de forma agressiva. A queima foi sustentada pelo solo da floresta, composto de turfa descongelada, exposta e seca – substância com alto teor de carbono.

III – Na Floresta Amazônica, não há incêndios naturais, dada a característica de um ambiente muito úmido – o qual, inclusive, é o responsável por não permitir a formação de uma área desértica no Brasil, graças aos “rios voadores”. O fogo teria iniciado, em sua maior parte, de um processo de desmatamento, com a derrubada da vegetação, sua colocação ao sol para secar e posterior realização da queimada para “limpar a área” e abrir espaço.

IV – Em diversos ecossistemas australianos, a maioria dos incêndios ocorre naturalmente e com uma certa frequência, assim como nas florestas costeiras da Califórnia (EUA). Ou seja, as queimadas acontecem em sua maior parte de forma natural, pela incidência de raios. No entanto, os efeitos das mudanças ambientais (incluindo as climáticas) exacerba tal condição natural, elevando as temperaturas e prolongando períodos de seca – o que favorece a propagação do fogo.

A alternativa que apresenta a sequência adequada é:

No livro “Globalização: as consequências humanas”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o autor expõe logo de início que “[...] a globalização tanto divide como une; divide enquanto une – e as causas da divisão são idênticas, às que promovem a uniformidade do globo”.

(BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999).

Por essa breve reflexão, é possível afirmar que o autor considera o fenômeno da globalização como um movimento preocupante para a sociedade global na medida em que traz graves consequências. De acordo com seus conhecimentos e com a reflexão de Bauman, é possível afirmar que suas preocupações estão ligadas a:

  1. Aumento da segregação espacial.
  2. Progressiva desterritorialização dos Estados-nações.
  3. Crescimento de migrações em massa.
  4. Perda de soberania política.
  5. Enfraquecimento de capital cultural.

Entre as afirmativas destacadas, estão corretas apenas:

A matriz energética mundial e a matriz energética brasileira apresentam significativas diferenças, como pode ser visto na figura a seguir.

Figura 1- Matriz energética mundial

Figura 2 – Matriz energética brasileira

Fonte: EPE, 2018.

Tendo essas diferenças como parâmetros interpretativos e, baseando-se em seus conhecimentos, identifique os itens certos e os itens errados, sobre as afirmações expostas.
( ) O Brasil, de certa forma, não apresenta dependência estratégica de fontes fósseis de energia, ao contrário do resto do mundo.

( ) O incentivo em relação à energia de biomassa é definitivamente um potencial pouco explorado nas recentes gestões governamentais brasileiras.

( ) O petróleo é uma commodity em franca decadência no mundo e no Brasil.

( ) O investimento em energia nuclear deveria ser uma prioridade na agenda política brasileira para favorecer ainda mais a nossa matriz energética.

Assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

A concepção de um mapa é um processo criativo durante o qual o cartógrafo, ou o criador do mapa, tenta transmitir a mensagem do objetivo do mapa. Os principais objetivos na concepção de mapas são compartilhar informações, destacar padrões e processos e ilustrar os resultados. Nesse sentido, as afirmativas a seguir apresentam alguns controles que, segundo Robinson et. al. (1993), podem ser definidos sobre o processo de concepção dos mapas. Assinale a única alternativa INCORRETA:

“Importa esclarecer, inicialmente, o sentido das palavras Reforma, Reformados e Contra-Reforma. A primeira era de uso corrente no final da Idade Média. Significava a purificarão interior que cada fiel teria obrigação de operar em si para que o mundo cristão fosse rejuvenescido, e sobretudo as transformações no sentido da pobreza e tia santidade que se esperava da Igreja. Mas, a partir de Lutero, a palavra Reforma designou a renovação da Igreja iniciada em 1517 fora de Roma, e mesmo contra da. Assim a entendemos ainda atualmente. Contudo, tendo surgido dissensões entre tas protestantes, após a Fórmula luterana de Concórdia (1580), os herdeiros espirituais de Zwinglio e de Calvino se declararam Reformados para melhor se distinguirem dos luteranos. Os tratados de Vestfália consagraram aquela denominação, que é a mesma conservada até hoje.
Alguns historiadores católicos desejariam ver abandonar o termo Contra-Reforma. Nós pelo contrário mantivemo-lo, mas num sentido limitado e muito preciso Ele designará apenas em nosso discurso as manifestações resolutamente antiprotestantes do catolicismo em via de renovação, nos séculos XVI e XVII”

(DELUMEAU, J. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989, p. 1)

Acerca da Reforma Protestante, pode-se dizer que:

“Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria, se a sua causa não residir na carência de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo, sem a guia de outrem. Sapere aude! Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo”.

(KANT, I. Resposta a pergunta O que é o Iluminismo?. Lisboa:http://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf)

O Iluminismo foi um movimento intelectual que varreu a Europa no século XVIII e teve como epicentro a França. Sobre esse movimento, é INCORRETA a afirmação:

“O colapso da URSS, claro, chamou a atenção basicamente para o fracasso do comunismo soviético, ou seja, da tentativa de basear toda uma economia na propriedade universal, pelo Estado, dos meios de produção e no planejamento central que tudo abrangia, sem qualquer recurso efetivo ao mercado ou aos mecanismos de preço. Todas as outras formas históricas do ideal socialista haviam suposto uma economia baseada na propriedade social de todos os meios de produção, distribuição e troca (embora não necessariamente propriedade central do Estado), a eliminação da empresa privada e da alocação de recursos por um mercado competitivo. Daí esse fracasso ter também solapado as aspirações do socialismo não comunista, marxista ou qualquer outro, embora nenhum desses regimes ou governos houvesse de fato alegado ter estabelecido economias socialistas”

(HOBSBAWM, E. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 431)

A dissolução da URSS é um fenômeno geopolítico de gigantescas proporções, cujos efeitos ainda sentimos mesmo passados 30 anos. Sobre os fatores que levaram ao fim do regime, é correto afirmar que:

“Embora tenham sido dizimados pelas doenças trazidas pelos europeus e pela violência, os índios constituíram a grande maioria da população da capitania nos dois primeiros séculos de sua história. Foram eles que realizaram praticamente todo o trabalho nos primeiros tempos: nas roças, nos engenhos, no transporte, nas atividades domésticas... Foram eles ainda os guias dos portugueses nas expedições ao “sertão”, os guerreiros nos combates contra os invasores europeus e contra os índios inimigos. O pequeno contingente de colonos que aqui se fixou só sobreviveu graças ao trabalho dos índios; trabalho livre inicialmente, sob a forma de escambo, executado em troca dos preciosos produtos trazidos pelos europeus: instrumentos de trabalho, como machados, facas, anzóis, e objetos de adorno. Mas logo foi introduzida a escravidão, pois, quando os jesuítas se instalaram, em 1551, já encontraram “grandíssima multidão” de escravos”

(FRANCESCHETTO, C. Imigrantes Espírito Santo. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2014.

Sobre a importância indígena na colonização do Espírito Santo, é incorreto afirmar que:

Read the following statements and write T for true or F for false in the parentheses, according to the information provided in the text .

1- ( ) There are fewer job opportunities for monolingual workers.
2- ( ) On average, people who speak more than one language earn more money.
3- ( ) Most job recruiters think that it’s important to be bilingual.
4- ( ) Willard Hotel employees applying for management jobs have an advantage if they are bilingual.
5- ( ) At the Willard Hotel, some positions require bilingualism.

Now check the right sequence: