A concepção política e pedagógica que orienta essas diretrizes para as escolas indígenas é a de
A mencionada reflexão do professor e intelectual Gersem Baniwa, em entrevista a Maria Aparecida Bergamaschi, trata da importância da Lei no 11.645/2008 no combate à discriminação e aos preconceitos contra os povos indígenas brasileiros.
De acordo com a referida lei, que torna obrigatória a inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, do estatuto da história e cultura afrobrasileira e indígena, assinale a alternativa correta.
O direito à educação escolar diferenciada, para as comunidades indígenas, é reconhecido quando
Assinale a alternativa correspondente a um trecho do texto que seja, simultaneamente, uma frase, uma oração e um período.
Qual é a figura de linguagem presente no trecho “Sei que não pega bem ficar falando mal de técnico” (linha 25)?
No trecho “O seu Almeida sempre desconversa quando pergunto como ele ganha dinheiro.” (linhas de 47 a 49), há
No contexto em que se insere, no período “O futebol os projeta e pendura nas manchetes” (linhas 14 e 15), o vocábulo sublinhado é
Assinale a alternativa em que a coesão é construída pelo emprego da elipse do sujeito.
Com base nas ideias apresentadas no segundo parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista a perspectiva do texto e a importância da leitura para a comunidade escolar, é relevante a reflexão quanto às causas das dificuldades de compreensão de um texto. Assinale a alternativa que menciona as causas dessas dificuldades.
No que concerne à literatura contemporânea no Brasil, assinale a alternativa correta.
Com base na leitura do referido texto, infere-se que, historicamente, a escolarização no Brasil configura-se como
O jogo linguístico-enunciativo “encantamento versus desencantamento”, no contexto do texto 7, refere-se à (ao)
Segundo esse texto, a diversidade linguística representa uma articulação de linguagem, de conhecimento, do corpo e do território, por isso a (o)
Conforme a Lei no 18.969/2015, a especificidade, o bilinguismo e multilinguismo e a organização comunitária são princípios que fundamentam os projetos educativos das comunidades quilombolas e indígenas, previstos no Plano Estadual de Educação de Goiás para o decênio 2015/2025. Além desses princípios, estão previstas ainda a transdisciplinaridade, a intraculturalidade e a