Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3680 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas no que se refere à função dos PCN’s: ( ) Funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira. ( ) Orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. ( ) Subsidiar a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem chance alguma de mudar as atitudes e as representações dos alunos. Segundo Perrenoud, para que o docente internalize a competência de referência “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, deve-se considerar algumas competências específicas como recurso de uma educação coerente com a cidadania. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Prevenir a violência na escola e fora dela. II. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais. III. Acolher a formação do colega e participar dela. IV. Utilizar as ferramentas multimídias no ensino. V. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o senso de justiça. Quais estão corretas?

A construção sob um terreno plano de uma casa ecologicamente sustentável com um telhado verde de inclinação de 30º e extensão de 72 dm é descrita pela figura abaixo:

A altura das paredes laterais externas da casa medem 2,8m do telhado ao solo. Então é correto afirmar que a posição mais alta do telhado está a uma altura em relação ao solo de:

Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.

É preciso ressiginificar a avaliação infantil como:

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das linhas 05, 08, 17 e 24.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Considere os vocábulos a seguir, retirados do texto, e a afirmação sobre eles.

incapacidade
• irresistível
• sobreviver
• prognóstico

Com exceção de _________, os demais pertencem ao grupo de vocábulos formados por _________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos fenômenos fonéticos de alguns vocábulos do texto.

Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo acerca da relação do Brasil com o continente africano, considerando a visão da historiadora Analúcia Pereira (2013). ( ) O vínculo do Brasil com o continente africano tem um passado forte em função do tráfico de escravos. Portanto, mesmo com o fim do tráfico escravagista, as políticas econômicas entre os dois países tiveram grandes avanços nas relações de cooperações entres os dois países. ( ) Historicamente o passado revela um vínculo entre o Brasil e o continente Africano, proporcionado pelo tráfico de escravos, porém o fim das relações escravistas e a implantação do sistema colonial criaram uma indiferença de cooperação entre ambos. ( ) Com o governo Lula, o Brasil proporcionou uma relação de cooperação com o continente Africano, uma política externa ativa e afirmativa. O ápice de cooperação entre Brasil e África se sistematizou durante o seu governo. ( ) A relação entre Brasil e a África, com o governo Lula, transcende o nível bilateral, a mesma configura um enorme significado de globalidade. É uma região com que a diplomacia brasileira estabeleceu grandes avanços. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Instruction: Answer question based on the following text.

Consider the following statements. I. The plural of the words ‘sketch’ (l.14) and ‘inventory’ (l.17) follow the same spelling rule. II. To turn a singular sentence into plural, one has to both nouns and adjectives. III. The main rule of verb agreement in the third person singular is to add –s, as it is the case in ‘go’ (l.17). Which ones are INCORRECT?

Instruction: Answer question based on the following text.

Analyse the following statements about word formation. I. ‘unmelodious’ (l.05) and ‘viable’ (l.22) are formed by suffixation. II. Both ‘mostly’ (l.11) and ‘simply’ (l.17) are formed by only adding the suffix –ly. III. The suffix –ly only forms adverbs. Which ones are INCORRECT?

Instruction: Answer question based on the following text.

Evaluate the following translations, considering its contex:

I. People have been trying to create new tongues (l. 01) – Pessoas vem criando novas línguas.

II. none of the existing constructed languages (l.07) – nenhuma das construções de linguagens existentes.

III. there might be more of them in the future (l.21-22) – podem haver mais deles no futuro.

Which ones are INCORRECT?

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A educação escolar deverá vincular-se:

Para responder à questão, considere o Estatuto da Criança e do Adolescente.

É assegurado à criança e ao adolescente: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. III. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Quais estão corretas?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282