Entre as décadas de 1970 e 1980, vários professores de Educação Física brasileiros iniciaram suas trajetórias na pós-graduação, principalmente no exterior. Muitos deles fizeram seus cursos de mestrado e doutorado em programas de ciências sociais e humanas. Isso foi definitivo para que surgissem movimentos de crítica ao paradigma conhecido como aptidão física, hegemônico até aquele momento. Esse momento de crítica ficou conhecido como movimento renovador da Educação Física brasileira e resultou no surgimento de novas concepções para a área no país, especialmente para o contexto escolar.
Sobre essas concepções, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais representam um compromisso com uma Educação Física voltada para a formação cidadã dos alunos e das alunas. Para que esse compromisso seja devidamente compreendido e se manifeste no cotidiano das escolas, o CBC apresenta diretrizes que devem ser respeitadas na organização e no ensino da disciplina: 1- Corpo concebido na sua totalidade; 2- A qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena; 3- As práticas corporais como linguagem; 4- A ludicidade como essência da vivência corporal; 5- A escolarização como tempo de vivência de direitos; 6- A democracia como fundamento do exercício da cidadania; 7- A ética e a estética como princípios norteadores da formação humana. Analise as afirmativas a seguir, retiradas do próprio CBC, relacionando-as com as diretrizes apresentadas e numerando-as de acordo com a sequência apresentada acima.
( ) Implica pensar, sobretudo, na dignidade humana, nas relações desses sujeitos consigo mesmos, com o outro, com os meios físico, cultural e social. Isso, por sua vez, implica levar em conta diferentes fatores que atuam nas condições de vida dessas pessoas, como os condicionantes das dimensões biológica, psicológica, social, cultural econômica, ambiental, dentre outras.
( ) Significa conceber o sujeito a partir da indissociabilidade de suas dimensões biológica, afetiva, cognitiva, histórica, cultural, estética, lúdica, linguística, dentre outras. Significa compreender que o ser humano é um todo indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.
( ) Implica tomadas de decisão dos participantes na organização da experiência. É uma ação movida pelo desejo e pela satisfação de quem participa. Tem limites de tempo e de espaço próprios, ou seja, limites dados pelos participantes. Possibilita aos participantes organizar a atividade e construir ou (re)criar coletivamente suas regras. Nesse sentido, a vivência lúdica constitui espaço de inovação e criatividade.
( ) O ensino da Educação Física não pode, portanto, perder de vista a perspectiva de uma prática pedagógica inclusiva, não discriminatória entre homens e mulheres de todas as idades, classes sociais, etnias, independentemente de suas habilidades e performances nas práticas corporais.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre as diretrizes e as afirmativas apresentadas.
Considerando a sistematização da proposta de ensino da Educação Física para o eixo temático ginástica do 6º ao 9º ano do ensino fundamental nas escolas da rede estadual de educação de Minas Gerais, assinale a alternativa que NÃO se relaciona com uma habilidade a ser desenvolvida no tópico “Ginástica como promotora de saúde, lazer e qualidade de vida".
Leia o texto a seguir:
“Os Sofistas surgem na Grécia antiga, século V a. C. na passagem da oligarquia para a democracia. São os mestres de retórica e oratória, muitas vezes mestres itinerantes, que percorrem as cidades-estados fornecendo seus ensinamentos, sua técnica, suas habilidades aos cidadãos em geral. Eram relativistas. Sócrates também ensinava nas praças públicas através de perguntas e respostas que despertavam a verdade que está no interior de cada um. Sócrates afirmava que a opinião (doxa) é uma expressão individual, já o conhecimento (episteme) é universal. Desta forma, os sofistas ensinavam a retórica para convencer aos outros que sua opinião é a melhor e Sócrates ensinava a dialética, que através de questionamentos (só sei que nada sei) levava ao conhecimento verdadeiro" (MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 42-48. Adaptado).
De acordo com o texto acima, Sócrates não era um sofista, pois ele
Leia o texto a seguir:
“Para Husserl, a consciência não é uma coisa entre as coisas, não é um fato observável, nem uma substância pensante. A consciência é pura atividade, o ato de constituir essências ou significações, dando sentido ao mundo das coisas. A essência da consciência é ser sempre consciência de alguma coisa, a que Husserl dá o nome de intencionalidade" (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994. p. 237. Adaptado).
Segundo o texto acima, intencionalidade, para Husserl, é
Leia o texto a seguir:
“Heráclito dizia que tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo. O ser não é mais que o vir a ser. Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio. Já Parmênides dizia que seria contraditório buscar a essência naquilo que está sempre mudando. O ser é e o não ser não é" (COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 209-210. Adaptado).
De acordo com o texto acima, Heráclito se contrapõe a Parmênides, porque ele defende
Leia o texto a seguir:
“Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão idealizada das relações materiais dominantes, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as ideias de sua dominação" (MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 48. Adaptado).
Marx, no trecho acima, está se referindo à ideologia, cuja função é fazer com que as ideias
Leia o texto a seguir:
“Wittgenstein nas Investigações Filosóficas diz que a significação de uma palavra é o seu uso na linguagem" (WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 28. Adaptado).
Assim, por exemplo, na frase “o Sr. Branco é branco", a palavra “branco" tem dois significados diferentes, pois ela é usada como nome próprio no início da frase e como designação de uma cor no final da frase.
A consequência disso é que as palavras, conceitos e nomes
Leia o texto a seguir:
“Durante o inverno de 1919-1920, essas considerações me levaram a conclusões que posso agora reformular da seguinte maneira: (1) É fácil obter confirmações ou verificações para quase toda teoria – desde que as procuremos. (2) As confirmações só devem ser consideradas se resultarem de predições arriscadas. (3) Toda teoria científica “boa" é uma proibição: ela proíbe certas coisas de acontecer. Quanto mais uma teoria proíbe, melhor ela é. (4) A teoria que não for refutada por qualquer acontecimento concebível não é científica. A irrefutabilidade não é uma virtude, como freqüentemente se pensa, mas um vício" (POPPER, Karl. Conjecturas e Refutações. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1982, p. 66. Adaptado).
No trecho acima, Popper critica o princípio de verificabilidade como critério de demarcação entre ciência e não ciência, propondo um novo princípio. Segundo ele, o critério de cientificidade de uma teoria é a refutabilidade, ou seja,
Leia o texto a seguir:
“Onde está a necessidade da filosofia? Está no fato de que ela, por meio da reflexão, permite que o homem tenha mais que uma dimensão, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o “homem prático" se encontra mergulhado. É ela que permite o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam. É ela que reúne o pensamento fragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade. É ela que retoma a ação pulverizada no tempo e procura compreendê-la" (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986, p. 48, Adaptado).
Segundo o trecho acima, o pensamento filosófico é necessário aos seres humanos, porque desenvolve as capacidades de
Leia o texto a seguir:
“A dedução é uma inferência que vai dos princípios gerais para uma consequência logicamente necessária, enquanto que a indução é uma argumentação em que, a partir de dados singulares suficientemente enumerados, inferimos uma verdade universal" (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986, p. 100-102. Adaptado).
Leia os argumentos abaixo:
I. Sei que está na hora do intervalo porque tocou o sinal.
II. O velho pescador disse que não vai pescar hoje porque as nuvens estão pesadas e escuras, a cor da água está embaçada e isto significa que vai chover.
III. Depois de ter feito várias experiências com fígado de macaco, Claude Bernard concluiu que o fígado tem uma função glicogênica.
IV. Como os testes demonstraram que foram precisos, pelo menos, 2,3 segundos para manobrar a culatra do rifle de Oswald, é óbvio que Oswald não poderia ter disparado três vezes em 5,6 segundos ou menos.
A opção que classifica corretamente os argumentos acima em dedutivos e indutivos é:
O ACS deve ter especial atenção aos Recém-nascidos (RN) com menos de 28 dias, observando os seguintes itens, EXCETO:
A adolescência é uma etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento físico, moral e psicológico. Promoção à saúde e prevenção de agravos para o adolescente devem ser desenvolvidas pela equipe em integração com diferentes instituições na comunidade.
As seguintes orientações devem ser realizadas pelo ACS. Identifique-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Sexualidade: doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV/Aids, anticoncepção, gravidez.
( ) Hábitos saudáveis.
( ) Uso de álcool e outras drogas.
( ) Desempenho escolar e método mais adequado para estudar.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Uma das principais causas de óbito e adoecimento são as doenças crônicas, que são aquelas que demoram meses ou até anos para se manifestar, às vezes já com complicações para a pessoa. Dentre as doenças crônicas, podemos citar a hipertensão arterial.
A alternativa que MELHOR descreve a fisiologia da doença é:
NÃO corresponde a correta orientação/ação que os ACS devem realizar junto às pessoas com diagnóstico da hanseníase: