No estudo dos modelos atômicos, a hipótese atômica de John
Dalton (1766-1844) é trazida para sala de aula dando base à
discussão sobre a constituição da matéria.
Para o desenvolvimento do trabalho sobre o modelo de Dalton é
importante a discussão sobre
Leia o fragmento a seguir.
“Os conteúdos químicos de natureza simbólica estão agrupados
no nível representacional, que compreende informações inerentes
à linguagem química, como fórmulas e equações químicas. O
aspecto representacional inclui ferramentas simbólicas para
representar a compreensão dos processos de idas e vindas entre
teoria e experimento. (...) Nas análises do momento discursivo
que denominei Elaborando uma Forma Química de Pensar, a
questão dessa dimensão constitutiva da linguagem química
adquire visibilidade.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Sobre as concepções estabelecidas pela autora sobre o momento
discursivo, analise as afirmativas a seguir.
I. Para entender as equações químicas os alunos devem
aprender uma série de conceitos.
II. A equação química e a linguagem química são instrumentos
para a elaboração do pensamento químico.
III. A partir da linguagem química, no movimento de significação
das representações vai se constituindo certa forma de
pensamento.
Assinale:
Sobre a poluição dos recursos hídricos, o excesso de matéria orgânica aportada nos sedimentos do rio provoca a morte de peixes, devido à(ao)
Leia o fragmento a seguir.
“Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a
compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido
pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII,
Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e
outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do
vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido
acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser
dotado de muito poder reagente.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).
Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e
F para a falsa.
( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco
dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações
obtidas pelos alquimistas.
( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao
observado experimentalmente pelos alquimistas.
( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes,
porém os alquimistas não tinham informações suficientes
para classificá-los corretamente.
As afirmativas são, respectivamente,
Na figura a seguir estão representados, de modo resumido, os
níveis de conhecimento químico e suas possíveis relações.

Na figura acima, I, II e III, correspondem, respectivamente,
A atmosfera terrestre é formada por diversos compostos que
podem sofrer transformações químicas cujas velocidades
dependem de fatores tais como: concentração, temperatura,
catalisador e reatividade.
Alguns autores relacionam a capacidade de reagir e de atuar em
diferentes pontos da superfície terrestre como tempo de
residência. O quadro a seguir apresenta o tempo de residência de
alguns constituintes da atmosfera.

Considerando a hipótese desses compostos serem emitidos nas
mesmas condições e quantidades, e na mesma região geográfica,
assinale a opção que indica o composto que apresenta maior
capacidade de se espalhar pela atmosfera e atuar em regiões
mais distantes.
Observe a imagem a seguir.

Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.
Observe o gráfico a seguir:

Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.
I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para
traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e
redes estaduais e municipais.
II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um
maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria
dos indicadores educacionais.
III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da
aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova
Brasil.
Está correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir.

O cartaz refere-se à
Leia a manchete a seguir.

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.
A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de
Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.
Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.
Analise os fragmentos a seguir.
I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a
essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de
racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação
racional com relação a fins.
II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis,
possuidora de um método próprio, que estuda os modos de
socialização como, por exemplo, a passagem de uma
solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.
Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão
sociológica e estão referidos, respectivamente, a

A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores
compartilhados por vastos segmentos das sociedades
ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos
principalmente pelos meios de comunicação de massa.
( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi
possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e
sons aplicadas ao tempo livre e à informação.
( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo
e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto
mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo
exigências econômicas.
As afirmativas são, respectivamente,